segunda-feira, 6 de setembro de 2010

JMC Centro: Os Talentos de cada um de nós

Férias significam pausa, repouso. É tempo de descansar, sair da rotina, dos horários e das correrias do dia-a-dia. Mas, para contrariar o afastamento que as férias (também) provocam, o JMC Centro decidiu reunir-se para uma oração.

O local escolhido foi as Fontes, nas Fontainhas da Serra, no meio da Natureza, sentados no chão e unicamente à luz das velas.
A oração tinha como tema os Dons!
Cada um de nós tem Dons, ou seja, algo que faz naturalmente bem. Uns têm o Dom da escrita, outros da palavra, outros o Dom de tocar, cantar, etc. Por exemplo, se pusermos alguém que não goste de falar, a tê-lo de fazer em público, não se vai sair tão bem nessa tarefa como alguém que tenha o à vontade de falar e encarar as pessoas. Por isso, todos nós temos que aperfeiçoar os Dons que temos e pô-los em uso.
Foi com esta reflexão e oração que recarregámos baterias para o regresso da rotina, com o término das férias.
No fim de tudo, não faltou o belo do chá e o habitual momento de convívio.

Tânia Reis JMC
Textos de apoio: Fórum CJovem

4 comentários:

  1. Pois, como o corpo é um só e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, constituem um só corpo, assim também Cristo. De facto, num só Espírito, fomos todos baptizados para formar um só corpo, judeus e gregos, escravos ou livres, e todos bebemos de um só Espírito.
    O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos. Se o pé dissesse: «Uma vez que não sou mão, não faço parte do corpo», nem por isso deixaria de pertencer ao corpo. E se o ouvido dissesse: «Uma vez que não sou olho, não faço parte do corpo», nem por isso deixaria de pertencer ao corpo. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo ele fosse ouvido, onde estaria o olfacto?
    Deus, porém, dispôs os membros no corpo, cada um conforme lhe pareceu melhor. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Há, pois, muitos membros, mas um só corpo. Não pode o olho dizer à mão: «Não tenho necessidade de ti», nem tão pouco a cabeça dizer aos pés: «Não tenho necessidade de vós.» Pelo contrário, quanto mais fracos parecem ser os membros do corpo, tanto mais são necessários, e aqueles que parecem ser os menos honrosos do corpo, a esses rodeamos de maior honra, e aqueles que são menos decentes, nós os tratamos com mais decoro; os que são decentes, não têm necessidade disso.
    Mas Deus dispôs o corpo, de modo a dar maior honra ao que dela carecia, para não haver divisão no corpo e os membros terem a mesma solicitude uns para com os outros. Assim, se um membro sofre, com ele sofrem todos os membros; se um membro é honrado, todos os membros participam da sua alegria.
    Vós sois o corpo de Cristo e cada um, pela sua parte, é um membro. (1Cor 12, 12-27)

    ResponderEliminar
  2. adorei a oração, foi intensa, fez pensar no que somos capazes e para o que temos realmente dom... nao podemos ser bons em tudo, como a texto dizia...

    ResponderEliminar
  3. Adorei a oraçao. E no local que foi..
    Temos tambem de variar um pouco os locais onde fazemos as nossas oraçoes (sugiro eu).
    Gostei muito do ambiente e de como todos cooperaram e ajudaram a preparar a oraçao e como o resto do grupo pode tornar possivel a realizaçao dela.
    Foi muito bom ja tinha saudades :D
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. eu adorei a oraçao, fez-me lembrar as oraçoes que tive durante o caminho de santiago por ser no meio da natureza e por ter havido a partinha no final :)
    quanto ao texto que metes-te no teu comentario tambem me lembrei dele durante a oraçao visto que esses foi um dos textos que tive de ler no meu retiro de preparaçao para o crisma :) adorei tudo obrigado aos organizadores. um grande abraco a todos.

    ResponderEliminar