quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O resgate dos 33. Bem-vindos à vida!

José Ojeda, mineiro chileno, escreveu num pequeno e sujo pedaço de papel a mensagem pela qual já ninguém esperava, sobretudo no Chile. Um papel que chegou à superfície da Mina San José, através de uma sonda,  e que hoje é o papel mais valorizado -  qual valiosa peça de museu -, e mais bem guardado naquele país.

Aquela mensagem foi lida 17 dias depois do fatídico 5 de Agosto de 2010, data em que mais de 33 mineiros ficaram presos a cerca de 700 metros de profundidade. O que dizia? “Estamos bien en el refugio los 33”.


Faltava fazer acontecer o milagre. Passaram-se mais de 2 meses. O Chile e o mundo mobilizaram-se para as delicadas e difíceis operações de resgate. E o milagre está a acontecer.

Cápsula Fénix 2, um grande elevador, de 5 metros de comprimento, 460 kg de peso e apenas 55 cm de diâmetro. Você cabe dentro dela? Quem quiser ser salvo tem que caber dentro dela

13-10-10, tudo somado dá também o número 33. Chegada a hora do parto, do ventre da terra os mineiros estão a sair, um a um. O difícil é não nos comovermos com cada mineiro resgatado.

O resto? Bem, o resto é milagre e poesia.
A poesia que fala da esperança e da espera.
A poesia que grita que quando todos nos comprometemos com o impossível, é possível!
A poesia que canta que o amanhã existe.
A poesia que faz coincidir o resgate dos 33 mineiros, com o 13 de Outubro, dia em que a Fátima acorrem dezenas de milhar de pessoas para rezar a Maria, Mãe de Jesus, que viveu 33 anos de puro dom, para que a humanidade tenha vida para sempre.

A poesia do mês de Outubro, mês das Missões, que nos desafia ao coração universal, capaz de sentir compaixão e se comover com os mais pobres e sofredores do nosso mundo.

Enfim, a poesia da vida que faz acontecer o milagre no quotidiano da nossa história.

Albino Brás
Acompanha o resgate, ao minuto, aqui: LINK
ou também aqui: LINK
vídeo em directo: LINK

2 comentários:

  1. Salvamento dos mineiros saudado efusivamente, hoje, 13 de Outubro, no Santuário de Fátima:
    http://www.publico.pt/Mundo/salvamento-dos-mineiros-saudado-em-fatima_1460782

    ResponderEliminar
  2. Num Mundo de tanto consumismo, de tanta hipocrisia, de tanta ganância, aparece-nos um grupo de 33 pessoas que nos mostra o que é sobreviver em conjunto, em equipa.
    Foi essa mesma ganância que levou a empresa exploradora da mina a efectuar uma construção sem segurança, uma mina sem soluções de emergência, sem hipótese de resgate... e no final, ninguém sabe o que é feito dos responsáveis. Graças a Deus, o Governo Chileno e a comunidade internacional não baixaram os braços e deram o melhor para o resgate dos 33 homens.
    Tudo está bem quando termina bem, mas estas situações devem servir para a reflexão das autoridades dos diversos países sobre a fiscalização das questões de segurança nas empresas, sejam elas de que natureza forem. Leva-nos também a refletir sobre o facto de que as autoridades de cada país podem e devem solicitar ajuda aos parceiros internacionais em casos desta natureza; evitar-se-ia uma grande catástrofe se a Russia o tivesse feito em tempo útil durante o salvamento de 110 marinheiros de um submarino encalhado há uns anos atrás.
    Parabéns aos 33, parabéns ao Governo chileno pela coordenação de tão complexa operação. Parabéns à comunidade internacional pela união e solidariedade demonstrada neste caso.

    ResponderEliminar