segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A casa do meu (des)contentamento

Um estudo recente, do gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (Eurostat), indica que os jovens com idades compreendidas entre os 18 e 24 anos, cerca de 8 em cada 10 mulheres (82,8%) e 9 em cada 10 homens (91,6%) em Portugal ainda vivem com os pais, sendo um dos valores mais elevados da média comunitária (respectivamente, 71% e 81,5%). Ou seja: os jovens saem cada vez mais tarde de casa dos pais.

Na faixa etária seguinte o estudo indica que 47,6% dos homens e 34,9% das mulheres portuguesas, com idade entre os 25 e os 34 anos, ainda vive em casa dos pais. Um valor também acima da média comunitária. No conjunto dos 27 Estados-membros, em média, apenas 19,6% das mulheres e 32% dos homens nessa faixa etária continuam a viver com os pais.

São, em ambos os casos, dos valores mais elevados dos países da União Europeia.

Esta semana voltamos às sondagens no CJovem E a primeira é precisamente sobre este tema.

Resultados da sondagem:
Estudos indicam que os jovens deixam cada vez mais tarde a casa dos pais. A que se deve tal fenómeno?

Porque é difícil ter casa própria 16 votos
Precariedade no emprego 12 votos
O banco não dá crédito para ter "o nosso cantinho" 9 votos
Porque é uma opção mais cómoda 8 votos
Não quero ser um sem-abrigo 8 votos
A sopa da minha mãe é muito boa! 7 votos
Adoramos os nossos pais! 3 votos
As raízes prendem-nos! 3 votos
Os nossos pais não nos deixam sair 2 votos
Porque sou eu que pago as contas lá em casa! 0 votos
Votos apurados: 68
Votantes: 31
Nota: A sondagem era de escolha múltipla.
Se queres, além do teu voto, debate o tema aqui na caixa de comentários.

3 comentários:

  1. Penso que um aspecto importante e que não foi apresentado como possível justificação é que sobretudo na primeira faixa etária indicada (18-24 anos), tanto em Portugal como no resto da Europa os jovens ainda se encontram a estudar. Suportar os custos dos estudos e todos os outros encargos necessários a uma vida independente é muito difícil de conseguir com um part-time (que permita ir às aulas e estudar) ou até com um primeiro emprego a tempo inteiro.

    ResponderEliminar
  2. Luis

    Sem dúvida quanto a mim um estudo preocupante, e se avançarmos mais alguns anos a percentagem pouco baixa. concordo plenamente com o comentário anterior,e a solução não será fácil de implementar, embora seja importante dar a volta a isto tudo, logo pelo o estado, o ensino deveria ser gratuito para todos, está na constituição, incentivos à natalidade, só assim haverá pessoas na vida activa para poder suportar estes custos, etc......
    esta discussão levaria-nos muito longe mas não temos tempo.

    ResponderEliminar
  3. Acabei de receber a edição do Jornal de Leiria desta semana e encontrei uma notícia que tem tudo a ver com esta reflexão/sondagem:

    Portugueses vivem para pagar casa
    [ONLINE] [PDF]

    ResponderEliminar