quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Petição: Não ao 'Desperdício Alimentar'

Trata-se de uma realidade conhecida, mas ainda ninguém fez nada para a mudar!
Ainda há bem pouco tempo se falou nos Objectivos do Milénio, mas focando-me principalmente num, o facto de morrer uma criança a cada 6 segundos no mundo, por fome (e não só), choca-me profundamente!!

O ano 2010 foi classificado como Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social e, mesmo assim, não consigo entender como é que é possível "Supermercados (ainda) deitarem toneladas de comida para o lixo" todos os dias!?

Podem ler a notícia AQUI.

E, não querendo prolongar mais este assunto, deixo-vos o link para assinarem a Petição Desperdício Alimentar que encontrei esta semana na Internet! [LINK]
E, para além de a assinarem, divulguem-na também, pois pode ser que deste modo as famílias mais carenciadas do nosso país possam ser ajudadas através de instituições que façam distribuição de alimentos.

Sofia Carvalho, JMC

2 comentários:

  1. Sofia, tocas num ponto que me é muito sensível.
    Acho um absurdo o quanto se desperdiça hoje em dia. E olha que não é só nos supermercados. A última vez que fui fazer uma semana missionária numa escola, comia lá na cantina com eles e ficava horrorizado vendo o desperdicio de comida. Muitos era mais o que mandavam para o lixo do que aquilo que comiam.
    Uma professora com quem comentei o assunto disse:
    - É que lhes põem muita comida no prato!
    Pois peçam para por menos,referi. Assim, da próxima vez não é preciso cozinhar tanto; não é preciso comprar tanto; o Estado (que faz contratos com empresas de catering, que prestam este serviço às escolas) não terá que pagar tanto; o país não teria que importar tanto, baixando as importações, o défice externo,etc). Isto está tudo ligado.
    Por incrível que pareça Portugal importa 80% do que come.
    Com menos desperdício não há que comprar tanto lá fora.
    Isto para já não falar do que se desperdiça nas nossas casas!

    Assino essa petição, sim, mesmo que tenha a sensação que isso pode não servir para nada, pode não mudar nada; mas não fazer nada é que não muda nada, mesmo.

    ResponderEliminar
  2. apetece-me dizer milhentas coisas mas não cabe tudo aqui... só sei que conheço muitas pessoas com dificuldades para alimentar a familia enquanto outros dão-se ao luxo de deitar comida ao lixo. conheço pessoalmente quem vá ao contentor de um certo suprmercado procurar aquilo que para uns é lixo e que para outros é alimento em perfeitas condições.
    o que está errado??? a mentalidade dos fartos!!!
    esta petição é uma boa maneira de forçar a mudança de mentalidades, que urge acontecer.
    bem haja nquem teve esta ideia.

    ResponderEliminar