sábado, 16 de outubro de 2010

Dizer SIM a Deus e à Missão (para toda a vida)

Este domingo, a comunidade do Bairro do  Zambujal, na Amadora, vai acolher o SIM do João Batista, seminarista dos Missionários da Consolata. Um SIM à Missão mas, antes de tudo mais, um SIM à entrega total a Deus e ao Homem.

São os votos perpétuos (que antecedem a sua ordenação diaconal a 28 de Novembro) que se celebram e o João Batista não quis deixar de nos enviar o seu testemunho numa ocasião tão importante como esta.
Existe uma frase de Dom Hélder Câmara que trago sempre comigo: "É graça divina começar bem. Graça maior é persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca". A perseverança e a constância, naquilo que lutamos e sonhamos para a nossa vida, deve acompanhar-nos sempre.        

Por esta razão, ao longo de quase 10 anos de formação com os Missionários da Consolata, tenho como objectivo consagrar-me a Deus à missão, aderindo ao carisma deixado pelo nosso fundador Beato José Allamano, de anunciar a boa nova de Jesus a todos, através da missão ad gentes. Irei professar neste domingo, diante da comunidade do Bairro Zambujal onde trabalho pastoralmente, os meus votos perpétuos, o meu sim a Deus e à missão para toda a vida.

O que me contagiou e me fez decidir abraçar a vida missionária religiosa foi o convívio com os Missionários da Consolata que trabalhavam na minha paróquia, Nª Senhora da Consolata, no Rio de Janeiro. Depois de os ter conhecido minha vida nunca mais foi a mesma e meu coração passou a bater cada vez mais forte pela missão ad gentes. Tudo começou através da animação e do testemunho do pároco, Padre Albino Brás, meu animador vocacional, além dos padres Carlos Escobar, colombiano, e do padre Juan Carlos, argentino, que me ajudaram no meu discernimento e escolha pela vida missionaria.

É com muita alegria e satisfação chegar ao fim de mais uma etapa, sabendo que não é um término, na verdade, é agora que os empenhos e a missão começam com mais afinco e seriedade.
Por isso queria dar graças a Deus por me ter escolhido e me ter chamado para colaborar na Sua Igreja e no Seu projecto de uma sociedade justa e solidária para todos os povos da terra.

A minha vocação de servir a Igreja e ao Povo de Deus, lutando e desejando um mundo mais humano e fraterno, direi que nasceu no seio de minha família (cinco irmãos e uma irmã adoptiva) e na minha comunidade de origem, onde desde pequeno, fui-me destacando nos trabalhos pastorais e nos ministérios da comunidade local, como catequista, animador e líder da pastoral da criança, além de outros trabalhos.

De Pilõezinhos, onde nasci, pequena cidade do interior do estado da Paraíba-Brasil e pelas demais cidades onde estive, Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires, Roma, até chegar aqui a Lisboa e ao Bairro Zambujal onde professarei meu sim a Deus, quero lembrar os pequenos gestos de solidariedade e de amor para comigo de cada povo por onde passei e agradecer a Deus por cada um e cada uma dessas pessoas que, de alguma forma, foram meus formadores e formadoras na vida missionaria.

João Amancio

1 comentário:

  1. Joao Batista é uma grande pessoa de ideais claros e sinceros. Sabe o que quer e busca e busca sempre novos horizontes. Sua consagraçao é uma alegria pra mim tambem carinha, coragem e continuemos unidos, pois Deus é mais...! Aquele abraço

    ResponderEliminar