quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Missão enTenda: "O missionário não se deixa abater"

Foi a primeira experiência, o primeiro de cinco fins-de-semana, e prometia ser bastante animado!
Marcou-se a saída da Consolata de Águas Santas às 8h00, rumo a Gondomar, a fim de se montar a tenda e organizar tudo para que corresse tudo pelo melhor.

A primeira actividade era o teatro de fantoches, às 14h30. Mas não havia clientes e quase que éramos engolidos pelo primeiro desalento. Mas como verdadeiros missionários que somos lutámos contra o desânimo e fomos falar com as pessoas que passavam na rua para que viessem conhecer as nossas actividades e levassem os seus filhos/netos/sobrinhos a assistir à pequena peça que preparámos. Contudo, não fomos muito bem recebidos: todos pensavam que queríamos dinheiro. Mas a verdade é que às 15h30, quando começámos com os fantoches, tínhamos umas dez crianças, que deliraram de felicidade com os fantoches e que até conseguiram perceber que a moral da história era que devíamos ajudar os gatinhos!

Como é bom ser criança!!! Pelo menos não tem de se andar atrás do pessoal e a tentar convencê-los a vir assistir a um testemunho missionário, que com alguma ignorância, muitos afirmaram já saber o suficiente sobre esse tema. Mas “não” é uma palavra que se houve com frequência quando se pede que oiçam ou sigam Deus, só que o missionário não se deixa abater. Muito menos o Jovem Missionário da Consolata!

Como concluímos que ninguém estava a aceder ao testemunho decidimos chamar para nós as atenções começando a Dança Missionária. Resultado: parámos o trânsito! Todos olharam e apreciaram e enquanto paravam iam vendo as vendinhas dos Solidários (espero que tenham ainda feito uns bons negócios).

Nestas diversões (sim porque a verdade é que nos divertimos imenso), conseguimos incentivar um grupo de jovens adolescentes (entre os 12 e os 14 anos) a entrar na Tenda e a falar um pouco connosco sobre Deus e sobre a Missão. Uns eram mais receptivos que outros, mas todos nos ouviram e alguns até quiseram saber mais sobre o quê que fazemos no JMC. Esperamos que a pequena conversa que tivemos lhes tenha iluminado os sentimentos e as ideias.

De seguida, eu, a Claúdia e a Raquel fomos juntamente com o Padre Jorge e a Irmã Lúcia à missa, onde tínhamos a pequena missão de divulgar uma vez mais a nossa tarefa em Gondomar. Todos nos acolheram muito bem, tendo inclusivamente aplaudido as nossas tarefas.

Pois bem, eram agora 20h e faltavam apenas 30 minutos para se dar início ao Terço Missionário. Foi difícil, inicialmente, atrair as pessoas e chamá-las a participar, no entanto o grupo foi crescendo à medida que os Mistérios iam correndo com o vento que se fazia sentir àquela hora noite.
O Terço foi, apesar de tudo, e na minha opinião um sucesso! E agora estava na altura de se ir comer, porque faltava pouco para começar a Cristoteca. O jantar foi-nos oferecido pelo pároco de Gondomar, e estava óptimo!

A Cristoteca teve início às 22h. Começou bem, uma vez que uma simpática senhora ofereceu 10€ por todas as queijadinhas “da mãe do João” e por um garrafão de sumo. Foi um bom negócio, apesar de tudo. Há contudo que assumir as nossas falhas, e a verdade é que o objectivo a que nos tínhamos proposto, que era atrair os jovens, não foi propriamente bem sucedido. Jovens éramos apenas nós, mas o importante é que ainda conseguimos algumas visitas.

A noite estava a acabar, e com ela a última actividade do primeiro dia de Missão enTenda (pensávamos nós). Quando todos se foram embora, as pessoas que ficaram a dormir na tenda (eu, a Claúdia, o Bruno e o João), decidiram arrumar os aparelhos electrónicos no carro, para o caso de haver algum problema durante a noite, uma vez que estava a chover bastante e a tenda tinha uma pequena pocinha de água. Quando o material foi arrumado, fomos desligar a electricidade, isto é o João foi, e foi de capolana enrolada nas perninhas!! Eram quase 2h quando chegaram o Copi e o Rocha e finalmente fomos dormir. Ou pelo menos tentámos, mas durante toda a noite a tenda abanou muito, o que nos fazia despertar e assustarmo-nos. Até que, por volta das 6h30 tivemos mesmo de sair do quentinho e segurar, literalmente, na tenda. Aqui começaram os momentos mais trabalhosos mas também mais engraçados da noite. Eu e a Claúdia nem tempo tivemos de nos calçar, as nossas meias ficaram instantaneamente encharcadas, e não foi preciso muito para que o resto da toillete ficasse da mesma maneira.

A tenda foi esvaziada e totalmente desmontada em cerca de 45 minutos. À chuva (às vezes até “ao granizo”) e ao vento fizemos o melhor que pudemos e conseguimos. Molhados, frios mas felizes, foi assim que terminou a primeira jornada da Missão enTenda.

Esperemos que tudo corra pelo melhor de semana para semana e que o tempo se alie a nós!

Mónica Leal, JMC
SABER MAIS:   CONSOLATA.PT | FACEBOOK | MISSÃO2010

2 comentários:

  1. Fico muito feliz e orgulhoso da coragem manifestada pelos nossos jovens Missionários. Não tenhais dúvida que foi um bom começo, no fim do mês vocês poderam comprová-lo com o coração. Mónica estás de parabéns pela tua capacidade de nos fazer vibrar através da linguagem escrita, espero que continues a escribir para o blog.
    Pe. Mauricio imc

    ResponderEliminar
  2. "...tínhamos umas dez crianças, que deliraram de felicidade com os fantoches e que até conseguiram perceber que a moral da história era que devíamos ajudar os gatinhos!"

    É por isso que adoro trabalhar com crianças, a mensagem que passamos fica, parecendo que não. Daqui a alguns anos, se lhes perguntarmos, elas ainda se lembrarão da história e da sua moral.

    Nota: Não desanimem com as contrariedades que vos possam surgir, a mensagem passa na mesma. O que interessa é o grande trabalho que estão a fazer.
    Fica aqui o meu obrigado por partilharem as vossas experiências, sejam boas ou más.

    ResponderEliminar