segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Mostrar O CAMINHO

Iniciamos a semana que desemboca no Dia Mundial das Missões. É já no próximo domingo, 24 de Outubro. E a semana começa com tons marcadamente missionários. Não fosse o apóstolo São Lucas, cuja festa hoje celebramos na liturgia, uma figura missionária por excelência. Narra a vida de Jesus, no evangelho segundo Lucas, e a missão da Igreja nascente, nos Actos dos Apóstolos.
Lucas tem as suas raízes no paganismo, era de uma família pagã. Médico de profissão, curava os corpos, até descobrir Jesus, que curava o corpo e também a alma. Apaixonado pela sua figura e pela sua missão, inspirado por Deus, Lucas, grande amigo de Paulo, escreve os livros acima citados.
De Lucas é famosa a narrativa, com ricos detalhes, da Sagrada Família e da infância de Jesus. Além disso, alguns temas encontram mais relevância em Lucas que nos outros evangelhos: A acção do Espirito Santo; a universalidade da Igreja, que é para todos; a infinita misericórdia e o perdão ilimitado de Deus; a oração; o papel das mulheres na Igreja,...


Lucas, que nos mostra Aquele que é O CAMINHO, faz-nos ainda hoje ouvir a voz terna, suave, mas firme do Mestre: "Ide e ensinai!". Um imperativo que nos prepara e dispõe a viver esta semana com especial sensibilidade e consciência missionária.
Com o tema "Missão: comunhão e partilha", façamos nossa a oração preparada para o Dia Mundial das Missões. Oremos: 

Oração Missionária

Espírito Santo
que desceste sobre os Apóstolos
e os fizeste anunciadores do Evangelho:
derrama os teus dons
sobre cada um de nós
e torna-nos sensíveis aos apelos
e às necessidades dos nossos irmãos;
desperta em muitos corações
(crianças, jovens e adultos...)
o ideal missionário;
dá força e coragem
a todos quantos
se entregaram totalmente
ao serviço da MISSÃO.
Amém.

Sem comentários:

Enviar um comentário