segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Quanto vale um ser humano?

Há notícias que nos dão a volta ao estômago... fazem-nos questionar a própria natureza humana.
2010 foi o Ano Europeu contra a Pobreza e Exclusão Social, por toda a Europa se falou em como dar aos mais carenciados a dignidade própria que um ser humano merece.

Mas ainda há quem, na Europa, não consiga dissociar a exploração humana do lucro fácil.
O exemplo mais recente encontra-se aqui mesmo em Portugal:

Segundo uma nota do Departamento de Investigação Criminal da PJ da Guarda, na sequência de uma operação desenvolvida no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, foram constituídos arguidos cinco suspeitos e identificadas sete vítimas daqueles crimes com idades entre os 20 e os 40 anos.

Acrescenta que um dos arguidos foi detido “em virtude de sobre ele recaírem fortes suspeitas da prática daquele tipo de crimes”.

A operação policial, realizada em colaboração com a GNR, visou “dar cumprimento a diversos mandados de busca emitidos no âmbito de um inquérito onde se investigam crimes de escravidão e de tráfico de pessoas”.

Fonte da PJ da Guarda disse hoje à Lusa que as vítimas eram aliciadas “para trabalhar” na agricultura em Portugal e Espanha.

“Eram indivíduos que prestavam serviços na agricultura, em vários sítios, e utilizavam estes indivíduos”, indicou.

Referiu que os suspeitos “não lhes pagavam” pelos serviços prestados e que até chegavam a receber os valores do rendimento de inserção de que alguns usufruíam.

As vítimas são “sem-abrigo recrutados nas zonas de Aveiro e de Coimbra” e um espanhol, explicou a mesma fonte da PJ.

Contou que os homens eram “recrutados para emprego” em quintas agrícolas mas os suspeitos “não lhes pagavam” e mantinham-nos “em condições bastante degradantes”.

Os homens viviam “em barracas sem condições”, por sistema “eram agredidos” e “nenhum tinha documentos”, adiantou.

A fonte policial referiu ainda que as vítimas “faziam trabalhos” em propriedades agrícolas e que, em troca, os suspeitos “lhes davam tabaco e comida”.

Na sequência das diligências efectuadas pela PJ da Guarda, foram também apreendidas duas armas de fogo e “uma quantidade significativa de produto estupefaciente” e detido um dos indivíduos pela presumível prática dos crimes de posse ilegal de arma e de tráfico de estupefacientes.

Os dois detidos, de 29 e 44 anos, foram presentes ao tribunal de Figueira de Castelo Rodrigo para um primeiro interrogatório judicial, tendo ficado sujeitos à medida de coação de apresentações periódicas, segundo a fonte.
Fonte: publico.pt
Olly

2 comentários:

  1. Hoje se proteje tudo, más o ser humano é o mais desprotegido.
    abraços

    ResponderEliminar
  2. Concordo.
    É horrível a forma como insistimos em desvalorizar a vida.
    O dinheiro não é tudo mas nos dias de hoje parece.

    ResponderEliminar