sexta-feira, 6 de maio de 2011

Vamos para Roma "percorrer o caminho da renovação"


O Superior Geral do Instituto Missionário da Consolata, P. Aquiléo Fiorentini, anunciou ontem que de 9 de Maio a 20 de Junho de 2011 será realizado, em Roma, o XII Capítulo Geral do Instituto.

A cerimónia de abertura será na próxima Segunda-feira e o encerramento está previsto para o dia da Festa da Consolata, nossa Mãe e Padroeira.

O que é um Capítulo Geral?
O Capítulo Geral é a assembleia dos legítimos representantes do Instituto, reunida para examinar a sua vida e a sua actividade, definir orientações e dar normas. Na oração e na reflexão, deixando-se guiar pelo Espírito de verdade, o Capítulo questiona-se e confronta-se com o Evangelho, com as directrizes da Igreja e o carisma da fundação. Procura discernir, num determinado momento da história, a vontade de Deus para actualizar sempre mais o nosso serviço missionário.

Quem participa de um Capítulo Geral?
O Capítulo Geral reúne-se ordinariamente de seis em seis anos. Participam por direito no capítulo: o Superior, os conselheiros, o Secretário-geral, o Administrador geral e os superiores dos países onde trabalham os missionários da Consolata. Também participam por eleição os delegados dos respectivos países.

Quais as atribuições de um Capítulo Geral?
Um Capítulo Geral é soberano, nesse momento a Direcção Geral que estava em função deixa de governar.

As principais atribuições do Capítulo são:
  • Eleger o Superior Geral e o seu Conselho (4 elementos);
  • Examinar a situação do Instituto nos seus vários aspectos: vida religiosa missionária, apostolado, animação missionária e vocacional, formação, administração e organização;
  • Actualizar aspectos ou pontos da legislação vigente, se for requerido por novas exigências. 
A pessoa do missionário, a comunidade, a missão e organização do Instituto, são as questões mais importantes que serão discutidas neste Capítulo Geral.

Os discípulos de Emaús” (cf. Lc 24) serão o ícone do Evangelho irá iluminar a reflexão deste XII Capítulo Geral do IMC.

 "Vamos percorrer o caminho de renovação também acompanhado e apoiado pelas vossas  orações" são os votos do Superior Geral.

P. Maurício - imc

2 comentários:

  1. Uma benção para a nossa familia.
    abraços

    ResponderEliminar
  2. Sandrio, é isso que todos desejamos e esperamos: que o Capitulo Geral seja realmente uma bênção para toda a Família Consolata e, especialmente, um abrir de horizontes novos para o futuro do IMC e da Missão. Unidos na oração. Abraço!

    ResponderEliminar