terça-feira, 6 de setembro de 2011

"Foi bom mas não chega!"

Em recentes declarações, o secretário-geral do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, o padre português Duarte da Cunha, afirmou que a JMJ apesar de bastante positiva não é suficiente para a Igreja de hoje.

O jovem cristão precisa de afirmar o seu compromisso de forma radical, seja na sua vida privada como na vida pública. A Europa (e o mundo) precisa de jovens cristãos comprometidos.

Na tua opinião, achas mesmo que falta empenho aos jovens cristãos para assumir a sua vivência (pública ou privada) da fé?
 CJovem
SABER MAIS: "JMJ 2011: Foi bom mas é preciso mais" in Agência Ecclesia

2 comentários:

  1. Em primeiro lugar, acho as declarações um pouco contraditórias. Por exemplo, "JMJ prova que estão errados aqueles que consideram a Igreja como uma realidade pertencente ao passado, aqueles que veem o discurso da Igreja como ultrapassado e incapaz de chegar à juventude" mas no entanto "alerta para as “falsas esperanças” suscitadas pelas centenas de milhares de jovens reunidos na capital espanhola, afirmando que são uma “minoria” numa sociedade “onde a maior parte das pessoas” não está “aparentemente” interessada na religião."

    Aliás, acho que todos nos somos confrontados imensas vezes com esta contradição. Por exemplo, criticamos o afastamento dos jovens da Igreja mas aclamamos o anterior Papa como o "Papa dos Jovens" falando dos tantos jovens atraiu, embora todos tenhamos uma profunda consciência que no seu pontificado de quase 3 décadas se tenha assistido à maior "sangria" de jovens da Igreja, maior queda de vocações, etc...

    Por isso é que ficamos contentes ao ver centenas de milhares de jovens nas JMJ mas depois olhamos para o mundo real à nossa volta e vemos que, ou se aprende muito pouco nas JMJ ou eles são ainda uma pequena minoria, ou estão a trabalhar mal, ou então, não temos resposta.

    A tentativa de resposta parece vir de uma falta de empenhamento dos jovens na vivência da fé. Até encaixa. São atraídos pela Igreja o que provaria que a Igreja não está ultrapassada mas depois não são capazes de trazer a Igreja para a sociedade à sua volta. Talvez seja isto mas eu acho que não o é...

    ResponderEliminar
  2. "Há pessoas que não são capazes de dar graças ao coração. Têm pouca esperança e desconfiam até de Deus." José Allamano, pai e guia

    ResponderEliminar