quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ninguém se importa comigo!


Depois de Maiakovski

Primeiro levaram os negros,
Mas não me importei com isso,
Eu não era negro!

Em seguida levaram alguns operários,
Mas não me importei com isso,
Eu também não era operário!

Depois prenderam os miseráveis,
Mas não me importei com isso,
Porque eu não sou miserável!

Depois agarraram uns desempregados,
Mas como eu tenho emprego,
Também não me preocupei!

Agora, levam-me a mim,
Mas já é tarde!
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo!

Bertold Brecht

2 comentários:

  1. Martin Niemoller tem um muito parecido:

    "Quando os nazistas levaram os comunistas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era comunista. Quando eles prenderam os sociais-democratas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era social-democrata. Quando eles levaram os sindicalistas, eu não protestei, porque, afinal, eu não era sindicalista. Quando levaram os judeus, eu não protestei, porque, afinal, eu não era judeu. Quando eles me levaram, não havia mais quem protestasse"

    ResponderEliminar
  2. É verdade Tiago!
    Na verdade podem mudar os intervenientes mas a premissa mantém-se.
    Podemos até resumi-la numa frase que Allamano costumava dizer aos seus Missionários(as): "Não deveis nunca dizer 'isso não é comigo'!"

    ResponderEliminar