segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Outubro Missionário - Orar (também) é Missão IV

QUARTA SEMANA
24 a 30 de Outubro
VOCAÇÃO MISSIONÁRIA

O mundo anda às Escuras – Porque não há quem anuncie a Luz…
O mundo anda em guerra – Porque não há quem anuncie a Paz…
O mundo não O conhece – Porque não há quem O anuncie…
O mundo mergulha no ódio – Porque não há quem anuncie o amor…

«Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós» (Jo 20, 21)


INTRODUÇÃO

Todos somos enviados. Hoje, vamos deixar de ser espetadores e vamo-nos sentir atores desta missão que o Senhor confia a cada um, a cada uma de nós. Eu sou responsável pela história da salvação…
Diz-nos Bento XVI: Através da participação co-responsável na missão da Igreja, o cristão torna-se construtor da comunhão, da paz, da solidariedade que Cristo nos concedeu, e colabora para a realização do plano salvífico de Deus para toda a humanidade. Os desafios que ela encontra chamam os cristãos a caminhar juntamente com os outros, e a missão faz parte integrante deste caminho com todos. Nela nós trazemos, ainda que seja em vasos de barro, a nossa vocação cristã, o tesouro inestimável do Evangelho, o testemunho vivo de Jesus morto e ressuscitado, encontrado e acreditado na Igreja. Co-responsabilidade de todos, a missão universal empenha todos, tudo e sempre. O Evangelho não é um bem exclusivo de quem o recebeu, mas constitui uma dádiva a compartilhar, uma boa notícia a comunicar. E este dom-compromisso é confiado não apenas a alguns, mas sim a todos os baptizados, que são raça escolhida… “nação santa, povo adquirido por Deus” (1Pd 2,9), para que proclame as suas obras maravilhosas.
Bento XVI – Mensagem Dia Mundial das Missões 2011


Cântico Inicial

ESCUTAR A PALAVRA – Mt 28,19

"Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"

Diz Maria Rivier, Fundadora das Irmãs da Apresentação de Maria: “Quem encontrou Jesus Cristo nada mais deseja senão dá-lo a conhecer a toda a gente”.

E eu já encontrei Jesus Cristo? Quando? Como?...

Dizem os Bispos de Portugal: “É o amor fontal de Deus Pai, expresso na missão do Filho e do Espírito Santo, que dá à Igreja e a cada um dos baptizados-confirmados a graça da sua identidade missionária. Porque «Deus é amor» (1 Jo 4,8) e nos ama com amor perfeito (1 Ts 1,4; cf. Cl 3,12; 1 Jo 4,12) e nos ama «primeiro» (1 Jo 4,19), e porque o amor é a ponte que faz passar da morte para a vida – «nós sabemos que passamos da morte para a vida porque amamos os irmãos; quem não ama, permanece na morte» (1 Jo 3,14) –, então «a causa missionária deve ser, para cada cristão e para toda a Igreja, a primeira de todas as causas», pois «não podemos ficar indiferentes ao pensar nos milhões de irmãos e de irmãs que ignoram ainda o amor de Deus».
  
A PALAVRA GERA ORAÇÃO

1 – Senhor, Tu nos chamaste a acolher o Reino, a deixar-mo-nos curar e a ir curar, a deixar-mo-nos libertar do que nos aprisiona e a libertamos, a abolir as barreiras que nos dividem.
2 – Senhor, Tu nos convidas a seguir os Teus passos, a sermos Teus discípulos. A amar-Te e a amar-nos como Tu nos amastes.
3 – Senhor, Tu lavaste os pés aos Teus discípulos para nos mostrares que entre nós valem mais a humildade e o serviço que qualquer espécie de poder.
4 – Senhor, os Teus pés foram pregados na cruz. Às vezes, seguir-te é difícil. Pede sacrifício. Implica renunciar ao nosso egoísmo para irmos ao encontro do outro.
5 – Senhor, Tu disseste aos Teus discípulos que sacudissem o pó dos seus pés quando as pessoas os rejeitassem. Por vezes, sentimo-nos com medo ou com vergonha de partilhar a Tua Palavra; sentimos medo da rejeição.
6 – Senhor, nós Te pedimos que abençoes os nossos pés. Que ele possam sempre pisar as estradas do Reino. Que eles caminhem seguros e firmes ao teu lado.

A PALAVRA TORNA-SE AÇÃO

«Assim como o Pai me enviou, também Eu te envio a ti». Em que posso contar contigo?
Cada um pode escrever a resposta numa folha de papel.
Rezemos com Maria
Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, Senhora da Anunciação,
vela por nós, nos molda- nos teu jeito maternal e evangelizador,
abençoa os nossos trabalhos e propósitos e ensina-nos a tornar
a tua Igreja toda missionária.

Bênção e cântico final (Quero ser como tu)

Fonte: Guião Outubro Missionário 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário