sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O Natal é um imeeensooo abraço... grátis!

Os Jovens Missionários da Consolata (JMC) foram  nesta quinta-feira, 22 de dezembro, para as ruas de Fátima distribuir abraços... grátis. Foi o concretizar de uma ideia que há umas semanas vinha a ser amadurecida. Uma ideia na cabeça e... mãos à obra: Fizeram-se os cartazes com  os dizeres "Abraços Grátis" e imprimiram-se cartões de Natal com frases e desenhos escolhidos especialmente para esta ação de rua. Aos abraços juntavam-se os cartões de Boas Festas deste grupo missionário.

Deus abraça o mundo!
A ideia tem tudo a ver com a essência e a identidade do Natal, em que Deus Pai, pela mistério da encarnação, vem até nós. No cumprimento das Promessas, Deus abraça a humanidade, enviando o seu filho Jesus, fazendo-se um como nós, naquela que pode ser considerada a maior expressão de Amor e de afeto da História. Começa com a grande experiência de encontro: Deus que sai ao encontro do homem para o abraçar, fazendo-se próximo, derramando compaixão e misericórdia. Para o cristão isso gera o desafio e a oportunidade de todos os outros encontros. A verdadeira evangelização passa pelo  encontro com o outro.

Espiritualidade da consolação
Os Jovens Missionários da Consolata, que 'bebem' da espiritualidade missionária da consolação quiseram, com este gesto, dar sentido aos valores do afeto, da proximidade, da confiança reciproca e, sobretudo, chamar a atenção para uma sociedade que tende a criar cada vez mais barreiras e relações de desconfiança. Há que 'desarmar' as relações!

Primeiro estranha-se, depois... 
Na rua os jovens puderam experimentar situações de desconfiança, até de alguém que recusou um simples abraço, mas também de gente que aderiu aos 'abraços grátis' com um entusiasmo contagiante, acompanhado de sonoras gargalhadas e abraços prolongados. Muitas situações interessantes como a dos operários das obras da Avenida que une as rotundas sul e norte e que se adiantavam na iniciativa de pedir um abraço; ou os bombeiros que à porta do quartel abraçaram e animaram os jovens nesta iniciativa; ou, ainda, aquela senhora que, saindo de um supermercado, largou despreocupada as sacolas, deixando os braços livres para um abraço consolador. No entanto, uma das situações que provocou mais surpresa foi a do motorista do autocarro que, a caminho da rodoviária, desenhou no gesto um abraço colectivo.

"Já dei para esse peditório"
Algumas pessoas desconfiaram mesmo que nós quisessemos dinheiro. Uma senhora advertiu "Já dei para esse peditório!", o que provocou risada geral. Mas os jovens, recusando qualquer oferta monetária, ficaram mais ricos. E ficaram também com uma desconfiança que é quase certeza, e é esta: Não será a crise portuguesa também uma crise de afetos?!
O JMC Fátima deseja a todos um Feliz Natal, e com muitos abraços carregados de  gratuitidade!

JMC Fátima


Nota: Mais fotos e vídeos na nossa página oficial no Facebook (página de amigos) 

3 comentários:

  1. Muita gente desconfiou do que andavamos a fazer. olhavam de lado mas depois percebiam o que era realmente. Até pensaram que era para alguma angariação de fundos, no entanto era so abraços que queriamos oferecer. Tivemos algumas negas mas mesmo assim aderiram mais pessaos do que se imaginava. No meio de tantos que pediamos para dar um abraço desconfiado houve uns dois ou três que vieram logo ao nosso encontro para receber um abraço nosso, o que é muito raro hoje em dia. Mas adorei participar porque sinto que não só fiz sentir as outras pessoas bem como a mim mesma que precisava realmente de um abraço :)
    Deviamos fazer mais assim. É uma óptima iniciativa!!
    Filipa JMC Centro :)

    ResponderEliminar
  2. Eu recebi os abraços de todos e os votos de Natal cantados!!!! Obrigada!
    Boas festas para toda a família IMC.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ao JMC Fátima,pela bela iniciativa. Uma sociedade carente de afectos e atenção. necessita cada vez mais de abraços e reciprocidade. O verdadeiro missionário é aquele que sabe abraçar o mundo inteiro. P João Baptista

    ResponderEliminar