terça-feira, 17 de abril de 2012

A ferrugem...

Os dons ou talentos (ver Mt 25,14) são as qualidades inatas que possuímos e que fazem de nós aquilo que somos. São mencionados um pouco transversalmente em todas as religiões, credos e filosofias e, em todas elas, a importância de aproveitarmos esses dons é exaltada.
Não deixemos que nada nem ninguém nos impeça de colocar estes nossos dons a "render", pois são eles que nos fazem andar em frente. Não deixemos, acima de tudo, que sejamos nós mesmos a desperdiçar esses dons, à semelhança de...


Em casa do barbeiro havia uma vez uma bela navalha. Encontrando-se um dia sozinha, pensou em dar uma olhadela à sua volta e tirou para fora a sua lâmina, que descansava dentro do cabo como numa bainha.

Ao ver o sol a espelhar-se no seu corpo de lâmina, ficou maravilhada: a lâmina de aço mandava um tal resplendor que era de perder a cabeça.

— E tenho eu de continuar naquela sombria loja, a cortar as barbas ensaboadas daqueles rústicos aldeões, repetindo até ao infinito as mesmas monótonas operações! O meu corpo é demasiado belo para um tal destino. O melhor é ir esconder-me em algum lugar bem secreto e gozar tranquilamente o resto dos meus dias...

E, depois de dizer isto, procurou um esconderijo. Durante muitos meses ninguém soube onde se encontrava. Mas veio um dia em que, querendo tomar um pouco de ar, a navalha deixou o seu esconderijo e, saindo cautelosamente fora do cabo, voltou a contemplar o seu corpo.

Oh! O que tinha acontecido? A lâmina, tendo-se tornado escura como um ferro enferrujado, não resplandecia ao sol. Amargurada e arrependida, chorou em vão o seu erro.

— Afinal, era melhor manter em actividade a minha lâmina afiada! A minha superfície tinha-se mantido brilhante e o meu corte perfeito! Agora estou aqui a ser corroída pela ferrugem que não me larga!...

Este é o fim reservado às pessoas que, em vez de exercitar as suas boas qualidades, preferem manter-se ociosas. Serão corroídas pela ferrugem da ignorância.

Leonardo da Vinci

Sem comentários:

Enviar um comentário