segunda-feira, 16 de abril de 2012

Jovens e religião católica nas escolas


O tipo atual de ensino da religião católica nas escolas de Europa oferece um contributo específico e proporciona uma visão nova que entusiasmam os jovens.

“A coesão social implica o diálogo sobre temas que dizem respeito diretamente aos homens: expectativas vitais, valores fundamentais e orientação das consciências”, afirmou em Madrid Hubertus Roebben, da universidade de Dortmund. “As escolas como «microcosmos» nas nossas sociedades complexas e pluralistas, e o ensino escolar da religião, na sua configuração típica europeia – na escola pública – são o lugar por excelência para apropriar-se desta competência comunicativa”.

O professor Hubertus Roebben participava no 15º fórum Eufres (forum europeu para a religião nas escolas), que decorreu em Guadarrama, Madrid e encerrou a 15 de abril. Segundo o professor, a escola moderna é um lugar privilegiado de diálogo e encontro/confronto entre as diversidades. “Às crianças e jovens não basta ensinar como podem viver e aprender uns com os outros, mas é preciso reconhecer o direito fundamental de adquirir a capacidade de apropriar-se e firmar-se sobre a própria posição religiosa ou não”.

A escola oferece “um campo aberto para conhecer melhor a religião – a própria ou a dos outros”. Por conseguinte a “moderna formação dos professores de religião deveria estimular e acrescentar não só a competência sócio-comunicativa”, mas igualmente e sobretudo a competência pessoal-existencial do aspirante a docente de religião”.

E. Assunção in www.fatimamissionaria.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário