sexta-feira, 6 de abril de 2012

PMViana do Castelo - Um dia em grande...

Quinta-Feira, 5 de Abril de 2012

Hoje, quinta-feira, celebrámos a implementação da Eucaristia, a última ceia do Senhor, onde Jesus, como sinal de grande amor e serviço, lavou os pés aos seus discípulos. Esta foi a mensagem principal que hoje quisemos transmitir ao povo das três aldeias, Gondar, Orbacém e Amonde, que nos acompanhou ao longo das três celebrações que realizámos da ceia do Senhor, que embora tenham sido em alturas e locais diferentes, o espírito foi sempre o mesmo.
O dia começou pela missão de Dois em Dois na aldeia de Gondar. Esta atividade foi realizada pela primeira vez e pode-se dizer que a recepção por parte das famílias foi positiva relativamente à nossa presença e àquilo que temos para lhes oferecer neste Tríduo Pascal. Foram feitas duas equipas, as quais integravam jovens da aldeia em questão, o que permitiu uma interação mais fácil com as pessoas.
Em paralelo com aquilo que hoje celebrámos, realizou-se a Ceia Hebraica, onde conseguimos juntar as três aldeias, fazendo um total de cerca de 30 pessoas. Esta foi uma experiência que permitiu dar a conhecer ao povo os antigos costumes e tradições do povo hebreu nesta altura de Páscoa, pois consta de inúmeros rituais que não fazem de todo parte da nossa cultura.
Hoje tivemos também o privilégio de contar com a presença do Pe. Elísio, Missionário da Consolata, durante a primeira celebração da Ceia do Senhor, na aldeia de Gondar, que nos veio fazer uma visita e saber como estava tudo a correr.
A última celebração do dia, na aldeia de Amonde, foi aquela que nos acabou por surpreender! Embora esta seja a aldeia que tem menos presença de jovens e a hora já fosse avançada, foi a que teve mais participação por parte do povo. E para surpreender ainda mais, para a Hora Sagrada realizada a seguir, um momento de reflexão intensa que nos permitiu contactar com a agonia do Senhor na proximidade da sua morte e rever as nossas atitudes muitas vezes insignificantes e egoístas, a maior parte das pessoas permaneceu e mostrou-se participativa e completamente devota àquele momento.

Embora este dia tenha sido cansativo, tornou-se ser muito gratificante em vários aspectos e todo o esforço foi compensado!

Sem comentários:

Enviar um comentário