domingo, 11 de agosto de 2013

Costa de Marfim: “Chegamos bem, tamos na Missão!”





Já chegou a Costa de Marfim o grupo de jovens ligado aos Missionários da Consolata, que partiu na tarde do passado sábado, 10 de Agosto, do aeroporto de Lisboa rumo a este país africano. «Chegámos bem, tamos na missão. Abraço», assim reza o sms enviado por Maurício Guevara, o sacerdote missionário que acompanha e anima este grupo.

Formado pelo animador e mais nove jovens, este grupo é na sua maioria da área de Lisboa, e é composto por universitários, da medicina às áreas sociais e culturais, quase todos com o curso completo. Já no terreno o grupo vai-se dividir em dois, para fazer a experiência em duas missões situadas no norte da Costa de Marfim: Marandallah e Dianra. Ali, cada grupo fará a sua experiência missionária. Mais tarde vão-se reencontrar. Ali permanecerão durante um mês para uma experiência missionária, em contacto direto com realidades de Missão.


Porquê a Costa de Marfim para esta experiência de Missão? Em declarações ainda no aeroporto de Lisboa, o missionário da Consolata, Maurício Guevara, argentino, a trabalhar há oito anos em Portugal e que acompanha e anima este grupo, esclarece que o motivo principal desta escolha deve-se ao facto de ser para este país africano que os Missionários da Consolata em Portugal, desenvolvem o Projeto de Solidariedade 2013.

«A ideia é a de levarmos os jovens aos lugares onde nós vamos construir as escolas, os centros de alfabetização», explica. O objetivo é «que os jovens estejam lá, vejam o lugar e ao mesmo tempo possam fazer uma experiência forte de missão», conclui. Foi neste sentido que surgiu a ideia de fazer uma parceria com os missionários ali presentes. Deste modo, o grupo vai-se «integrar nos campos de férias que os missionários lá prepararam para o efeito», acrescenta o animador do grupo.

Esta experiência missionária insere-se numa iniciativa criada para desafiar os jovens a inscreverem-se em um dos três campos de trabalho propostos pelos missionários da Consolata para o período das férias de Verão deste ano. Antes deste já partiu um grupo para a Tanzânia, a 29 de Julho, e um grupo que rumou à Polónia, a 4 de Agosto, onde se inseriram com jovens locais numa peregrinação a pé ao Santuário de Częstochowa.

Albino Brás

Sem comentários:

Enviar um comentário