terça-feira, 13 de agosto de 2013

TANZÂNIA: «Vislumbrámos o incrível Monte Kilimanjaro»

«É de assinalar a riqueza e novidade constantes desta experiência. O povo tanzaniano tem uma cultura muito própria».

«Após uma longa e cansativa viagem, finalmente chegámos ao nosso destino final: a missão do Ubungo, nos arredores de Dar es Salaam. Durante a primeira semana fomos apresentados a toda a comunidade do Ubungo e ao kigango de Baruti. Não podemos deixar de referir a simpatia e o carinho demonstrados por toda a gente, nem os inúmeros convites que recebemos para nos encontrarmos com várias famílias.

Para além disso, durante este período, concluímos a lavagem das paredes das salas a recuperar. Já na segunda semana, viajamos até Moshi, terra natal do padre Tesha. Aproveitámos para conhecer a região e participámos na sua missa nova, à qual se seguiu uma grandiosa festa.

Na véspera do regresso ao Ubungo, fomos ainda privilegiados com um delicioso almoço na casa dos pais do padre Tesha. Nesse dia, após vários de chuva, frio, nevoeiro e lama, abriu-se o sol e vislumbrámos o incrível Monte Kilimanjaro.

De regresso ao Ubungo, reinstalamo-nos e reintegramo-nos na dinâmica da missão. É justo mencionar a disponibilidade e simpatia demonstradas pelo padre Casimiro e pelas restantes pessoas da missão. Por fim, é de assinalar a riqueza e novidade constantes desta experiência. O povo tanzaniano tem uma cultura muito própria, em quase tudo diferente, que nos tem maravilhado e desafiado a cada dia».

Sem comentários:

Enviar um comentário