quarta-feira, 5 de março de 2014

Caminhada Quaresmal 2014 – 1ª Semana


1. Combustível – O que somos

FORTALEZA - Forte e fiel é a pessoa coerente consigo própria, que segue o seu objetivo sem se deixar deter pelos possíveis perigos. É a coragem de lutar pelo que discerniu como correto. A pessoa forte não endurece a sua posição, compara-se com um ideal estabelecido. É determinada na sua luta de coração em prol do que considera ser importante. É sinal de fortaleza a luta pelo bem. A fortaleza também se manifesta em aguentar e tolerar os respetivos sofrimentos. Difere da coragem na medida em que: a coragem possui-se, ao passo que a fortaleza adquire-se. Tem sempre a ver com a superação do medo; mas só o podemos superar, se para nós o bem é tão importante que nos leva a empenharmo-nos nele a qualquer preço. É uma das quatro virtudes cardeais, ou seja, uma das virtudes fundamentais sobre as quais as outras virtudes assentam. (Anselm Grun)

2. Comburente – O que nos alimenta

Naquele tempo, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, a fim de ser tentado pelo Diabo. Jejuou quarenta dias e quarenta noites e, por fim, teve fome. O tentador aproximou-se e disse-lhe: «Se és Filho de Deus, diz a estas pedras que se transformem em pães». Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’». Então o Diabo conduziu-O à cidade santa, levou-O ao pináculo do templo e disse-Lhe: «Se és Filho de Deus, lança-Te daqui abaixo, pois está escrito: ‘Deus mandará aos seus Anjos que te recebam nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’». Respondeu-lhe Jesus: «Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’». De novo o Diabo O levou consigo a um monte muito alto, mostrou-Lhe todos os reinos do mundo e a sua glória, e disse-Lhe: «Tudo isto Te darei, se, prostrado, me adorares». Respondeu-lhe Jesus: «Vai-te, Satanás, porque está escrito: ‘Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele prestarás culto’». Então o Diabo deixou-O e aproximaram-se os Anjos e serviram-n'O. (Mt 4, 1-11)

3. Energia de ativação – O que nos anima

«Em vez de aspirar a fazer o impossível, fazei o que tendes a fazer, fazei-o bem, fazei-o a tempo, no local e na forma indicada, e não de guinada, ao sabor dos humores do dia, mas sempre, todos os dias e durante o dia todo. […] Vistas as circunstâncias em que decorre o serviço de missão, um ato indisciplinado pode causar desordem e prejuízo na evangelização.»
«Um missionário e uma missionária devem possuir fortaleza em alto grau, pois ela é a virtude que sempre fará vencedores nas escaramuças que os assaltam e procurarão abatê-los. Missionários devem ser gente corajosa, de grande vontade. O amor leva uma pessoa a atuar continuamente e não à maneira de um dia fazer tudo com zelo, e no dia seguinte rebolar-se no chão. É preciso exercitar a fortaleza nas mais pequenas coisas. Para amar a Deus, para ajudar os outros, para ser santo e autêntico…é preciso ter energia. Não devemos ser pessoas fracas, distraídas, desorganizadas. […] Aquilo que mais me desagrada é a água morna. Antes fosse fria. Não quero que percais tempo: da vossa generosidade de hoje depende todo o vosso futuro». (Beato José Allamano)

4. Pistas para reflexão

1 – A fortaleza tem sempre a ver com a superação dos medos, diz-nos o primeiro texto. Quais os medos que precisas superar nesta quaresma?

2 – …‘Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.’ diz-nos o Evangelho. E eu? Vivo da Palavra de Deus?

3 – Allamano coloca-nos os pés no chão. Diz-nos que, em vez de perdermos tempo a aspirar a fazer o impossível, devemos fazer o que temos a fazer, bem, todos os dias e durante todo o dia. É isto a fortaleza. O que é que fazes bem todos os dias? E que te torna forte?

Sem comentários:

Enviar um comentário