quarta-feira, 5 de março de 2014

Caminhada Quaresmal 2014: Keep calm and feel the fire

Este é o tema da caminhada quaresmal que te propomos para 2014.
Para ser missionário é preciso ter fogo – dizia o fundador dos Missionários e das Missionárias da Consolata José Allamano.

O fogo é uma reação química, que liberta calor, entre uma substância combustível e um comburente. Para que exista fogo é necessário a combinação simultânea de três elementos básicos: o Combustível que pode ser a madeira; o Comburente que geralmente é o oxigénio existente no ar e a Energia de Ativação que pode ser uma faísca ou uma fonte de calor.

Assim é a nossa vida humana, cristã e missionária.

O Combustível somos nós, aqueles que se prontificam a gastar ao serviço dos outros.

O Comburente é o que nos alimenta e nos mantém de pé, nos bons e nos maus momentos, ou seja, é a Palavra de Deus, e que faltando compromete tudo o resto.

E, finalmente, a Energia de Ativação que, para nós, é o Carisma do Beato José Allamano. É a faísca do Amor que Allamano tinha à Mãe Consolata que também em nós faz arder o fogo missionário, ou seja, a vontade de levar Cristo a todos os que ainda não O conhecem.

José Allamano era uma pessoa de grande experiência humana. Conhecia bem a dinâmica das pessoas e das comunidades; sabia que, no desgaste de cada dia, surgem muitas complicações e que fazemos muitos disparates. Era uma pessoa de grande compreensão e de grande misericórdia, mas muito exigente. De facto, afirmava: «Há quem justifique os seus defeitos dizendo: “Eu sou assim!”. Ora isso não é desculpa. Não quer isto dizer que tenhamos de destruir o nosso temperamento, apenas corrigi-lo. Para nos podermos desenvolver, temos de fazer um esforço contínuo e generoso, com boa vontade, para educarmos o nosso temperamento e treiná-lo para a virtude. […] Trata-se de um empreendimento demorado e cansativo, mas que é necessário, se realmente quisermos tornar bom o nosso caráter, um caráter que não seja um fardo para os outros. Não tenhamos medo de nos examinarmos a fundo para descobrirmos as nossas tendências e as nossas fragilidades.

Esta caminhada de seis semanas é uma forma de nos prepararmos para a Páscoa, procurando que o fogo, que é Cristo, nos molde e nos faça, à sua semelhança, missionários de fogo, que anunciam o Pai com a Vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário