terça-feira, 8 de julho de 2014

Menino marfinense operado com ajuda portuguesa

Os esforços de uma jovem portuguesa finalista em medicina e de um conceituado fotógrafo belga, para ajudar um menino marfinense a recuperar a mobilidade, estão prestes a dar os primeiros frutos. Yéo Issa já tem a operação agendada.

O menino da Costa do Marfim que está a ser acompanhado há quase um ano por Maria João Lopes, finalista em medicina, e por Yves Callewaert, realizador e fotógrafo de publicidade, vai ser operado finalmente numa clínica marfinense, graças à campanha desenvolvida pelo ‘casal’ e que desencadeou uma onda de solidariedade, até nas aldeias vizinhas da povoação onde vive o menor.

Yéo Issa, de nove anos, viajou segunda-feira, 7 de julho, para Abidjan, e ainda esta terça-feira irá partir para Bonoua, onde deverá ser operado nos próximos dias. Dada a complexidade da intervenção cirúrgica, a recuperação só ficará concluída no final do ano. Os custos da operação serão suportados pelos donativos entregues aos Missionários da Consolata, através da campanha «O Yéo pode andar se você ajudar», promovida por Maria João e Yves Callewaert, e apadrinhada pela jurista Marta Rebelo.

O interesse do fotógrafo e da finalista em medicina no caso do pequeno Yéo tornou-se tão contangiante, que antes da partida do menino para a clínica médica, as populações vizinhas da aldeia onde ele vive reuniram-se, sem qualquer apelo ou intervenção dos missionários, e, entre elas, juntaram 70 euros (uma pequena fortuna naquela região) para ajudar a suportar os tratamentos.

Yves e Maria João cruzaram-se com Yéo o ano passado, durante um campo de férias na Costa do Marfim, promovido pelos Missionários da Consolata. Ficaram ambos sensibilizados com a triste história do menino e decidiram unir esforços para o ajudar. Issa caiu de uma árvore e lesionou-se gravemente numa perna. Os pais investiram todas as suas economias nos tratamentos, mas algo correu mal na intervenção médica e ele ficou com problemas de mobilidade, que se têm agravado com o crescimento. Se não fosse tratado com urgência, podia deixar de andar.

Agora, tudo se encaminha para que possa recuperar a mobilidade, depois de Maria João ter iniciado contactos com especialistas em ortopedia, em Portugal, e criado uma ponte de comunicação com os médicos marfinenses, para preparar a intervenção cirúrgica. «Estás ‘repartido’ pelo coração de muitas pessoas e todas vão pensar, rezar ou torcer por ti! És a prova de que a união faz e consegue força para tudo! Vais conseguir!», afirmam os missionários na sua página do Facebook.

Francisco Pedro in Fátima Missionária

Sem comentários:

Enviar um comentário