terça-feira, 5 de abril de 2016

PJM 2016: JOVENS COM O RESSUSCITADO EM CARVALHAL BENFEITO


Este ano, a Páscoa Jovem Missionária, uma das atividades promovidas pelos missionários/as da Consolata ao longo do ano decorreu na paróquia de Carvalhal Benfeito (Caldas da Rainha) de 25 a 27 de Março (Tríduo Pascal), em resposta ao convite feito pelo Padre Mário Campos (pároco de S. Catarina e Carvalhal Benfeito). Na quinta feira da Semana Santa jovens do Porto, Lisboa e Setúbal chegaram bem-dispostos para viver a Páscoa Missionária na procura de sentido da vida e alimentarem a sua fé. O grupo cresceu, com jovens locais que vieram da paróquia que nos acolheu, para participarem connosco em algumas das atividades desde o primeiro dia. 
Encontrámo-nos com uma comunidade muito acolhedora e amável. Nunca nos sentimos sozinhos nem afastados, mas vivemos o calor da família com um grande coração, que se preocupou sempre pelo nosso bem-estar. Os jovens descobriram a realidade viva da missão com vários rostos. A primeira descoberta foi sobre o lugar que Deus tem em cada um de nós e a procura de Deus na experiencia de cada dia. Neste encontro, os jovens ficaram cada vez mais próximos, com maior atenção a cada realidade que vivíamos no momento.  Foram momentos que deixaram marcas na vida de cada um. A grande alegria dos jovens foi o contato real com Deus e a amizade entre eles e a comunidade.
O Centro de Dia foi o lugar que nos alojou durante este período. Aqui encontramos o rosto vivo de Deus na pessoa de uma senhora, a Dona Trindade, responsável do Centro. Uma mulher extraordinária. Acolheu-nos com grande afeto e não deixou que nos faltasse nada.
Vivemos momentos de reflexão com várias dinâmicas que ajudaram muito a chegar ao ponto real de cada dia do tríduo pascal. Na quinta feira santa refletimos sobre a Páscoa Hebraica e a Eucaristia com celebrações presididas pelo P. Álvaro Pacheco. A cruz, sinal do amor por nós, caminhada e Paixão orientados pelo P. João Batista. Na Sexta feira Santa, a celebração penitencial: festa da misericórdia orientada pela Irma Felicita. O tumulo vazio na realidade de hoje foi orientado pelo Diac. Geoffrey. A via sacra, ao vivo, foi dinamizada pelos jovens da paróquia. O grande momento de alegria foi a celebração da Vigília Pascal no Sábado Santo, o momento que marcou a ressurreição do Senhor e vários momentos de animação e fraternidade. Estes quatro dias foram momentos muito agradáveis, com muita proximidade as nossas vidas interiores.
O nosso grande agradecimento vai para o Casal, Diniz e Ana, que ficaram connosco todo este tempo para nos ajudar, cozinhando, limpando e dando o seu tudo tempo para todos. De facto, eles foram “dois para todos” como diziam os jovens. O Sincero agradecimento também ao pároco, P. Mário Campos, que nos lançou esta proposta de ir e estar com os seus paroquianos. Nunca nos deixou faltar nada desde o primeiro dia e sempre se preocupou muito connosco, visitando-nos todos os dias. O povo de Carvalhal Benfeito também foi incrível ao mostrar-nos grande afeto e amor. Aos incansáveis colaboradores e catequistas da paroquia também deixamos o nosso sincero agradecimento.
A Páscoa, em uma palavra, para estes jovens, foi: descoberta, união, amor, amizade, Jesus, comunhão, alegria, fé, identidade, procura, paz, solidariedade, sentido da vida e proximidade.


O senhor ressuscitado abençoe cada um que viveu este momento com grande intensidade e que espera outra oportunidade como esta no próximo ano.

Diácono Geoffrey Menya

Sem comentários:

Enviar um comentário