quinta-feira, 1 de março de 2018

Caminhada Quaresmal - 3º Domingo da Quaresma

Aqui deixamos o segundo tema para a tua caminhada...

AQUECER O MOTOR:
Evangelho Segundo S. João (Jo 2,13-25)

Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no templo os vendedores de bois, de ovelhas e de pombas e os cambistas sentados às bancas. Fez então um chicote de cordas e expulsou-os a todos do templo, com as ovelhas e os bois; deitou por terra o dinheiro dos cambistas e derrubou-lhes as mesas; e disse aos que vendiam pombas: «Tirai tudo isto daqui; não façais da casa de meu Pai casa de comércio». Os discípulos recordaram-se do que estava escrito: «Devora-me o zelo pela tua casa». Então os judeus tomaram a palavra e perguntaram-Lhe: «Que sinal nos dás de que podes proceder deste modo?». Jesus respondeu-lhes: «Destruí este templo e em três dias o levantarei». Disseram os judeus: «Foram precisos quarenta e seis anos para se construir este templo e Tu vais levantá-lo em três dias?». Jesus, porém, falava do templo do seu corpo. Por isso, quando Ele ressuscitou dos mortos, os discípulos lembraram-se do que tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra de Jesus. Enquanto Jesus permaneceu em Jerusalém pela festa da Páscoa, muitos, ao verem os milagres que fazia, acreditaram no seu nome. Mas Jesus não se fiava deles, porque os conhecia a todos e não precisava de que Lhe dessem informações sobre ninguém: Ele bem sabia o que há no homem.

APERTAR OS CINTOS:
Hoje, no evangelho, Jesus fala-nos do que realmente é importante. Derrubar os nossos lugares comuns! Derrubar tudo quanto nos aprisiona e nos impede de voar!
É que: se estamos presos às nossas mesas nem sequer conseguimos descolar.
A nossa mesa pode ter dinheiro, roupa, telemóveis e tantas outras infinidades de possibilidades. O problema não é ter, o problema está na importância que damos às coisas materiais.
E disse aos que vendiam pombas... Estes vendiam o que Deus pediu aos Judeus para oferecer no templo, por altura da apresentação de todos os filhos de sexo masculino. O problema não eram as pombas mas, o facto de, terem perdido o sentido que Deus lhes tinha dado, através daquele ato, de entregar o bebé nas mãos de Deus.
Nós também podemos perder o sentido da justiça das coisas e Jesus vem derrubar e fazer um grande milagre, repor a Justiça, vem-nos dar Asas para Voar!

DICA DO ALLAMANO:
«Os vossos milagres hão-de ser a paciência, a caridade e o sacrifício; é através disto que sereis reconhecidos como Embaixadores de Deus»

DESCOLAGEM:
- De que tamanho são as tuas Asas?
- Condizem com o teu Verdadeiro sonho?
- Como podes aumentar as tuas Asas, para que possas voar em direção aos teus sonhos?

Boa caminhada Quaresmal!

Download do texto em PDF

Sem comentários:

Enviar um comentário