Peço desculpa a todos os que se sentirem perturbados com esta imagem.
Vem em linha dó meu último artigo neste blog. E em linha do que disse o P. Albino no seu comentário: Todos nós andamos a gastar demasiado dinheiro em cosméticos e roupas para cães e gatos...
Foto: Kevin Cartner
Tiago Santos
Não! Não é só dinheiro! É mais do que isso! É falta de respeito pelo ser humano e sua dignidade! Fez á pouco tempo 40 anos que a Declaração Universal do Direitos Humanos foi adoptada pela ONU e o que é que vemos no nosso dia a dia?
ResponderEliminarHumilhação, fome, pobreza, racismo, guerra, corrupção e muito egoísmo.
João Simões
O que mais me perturba não é a fotografia, é a indiferença perante esta crua realidade que cresce dia após nos corações de tanta gente que pensa que é boa porque não fazem mal a ninguém.
ResponderEliminarA partilha do pouco ou muito daquilo que temos depende da coragem de aceitar que a própria liberdade e felicidade dependem necessariamente da liberdade e felicidade do outro.É urgente olhar para "o outro", e de modo especial para os mais fracos, como o "primeiro bem", a amar, a proteger e a promover.
LM
Já não é a primeira vez que vejo esta imagem, mas cada vez que a vejo é como se fosse a primeira. É verdadeiramente chocante, como um ser tão frágil e inocente é sujeito a um sofrimento tão grande. Esta realidade é sufocante e cruel. Por quanto tempo mais é que este tipo de situações vao perdurar?
ResponderEliminarComo já foi dito, acho que muito mais que dinheiro é urgente a inter-ajuda na resolução da pobreza. Este problema não é de agora e muito sinceramente não acredito que as pequenas instituições que operam no sentido de por fim a estas evidencias o conseguiam sozinhos. Por isso penso que só conseguiremos por fim a esta realidade quando toda a sociedade se sensibilizar e lutar por uma nova realidade. Porque todo aquele que sonha luta por aquilo que quer e consegue vencer, também nós tomemos como objectivo principal acabar com estas imagens de sofrimento e realizar o sonho que é ter um mundo onde a indiferença e sofrimento não existem.
Cristiana
[Antes de mais: PARABÉNS pela iniciativa!]
ResponderEliminarÉ uma das imagens que invadem a minha mente sempre que penso em pobreza extrema, fome, crianças doentes... enfim! É de uma insensibilidade cruelmente insensível (passo a expressão) quem a olha "de frente" e ainda consegue "gastar demasiado dinheiro em cosméticos e roupas para cães e gatos...", como dizia anteriormente o P. Albino.
Por falar em P. Albino, saudações da terra das 30 pessoas =P
A toda a equipa deste blog, continuem! É no despertar das consciências que devemos actuar para mudar este nosso Mundo.. ou... o pequeno Mundinho em que estamos inseridos.
Aprendiz
Sem dúvida é uma imagem que choca bastante... e o problema é que já estamos tão habituados a ver estes tipos de imagens que já nem ligamos à realidade...
ResponderEliminarDepois quando se pergunta quem quer ajudar, toda as pessoas se oferecem... mas ficam todas à espera que alguém dê o primeiro passo, só que passam mais 50 anos e ninguém dá esse primeiro passo e a situação fica na mesma ou ainda pior, depois quando se pergunta há maioria dos jovens o que poderia fazer para tornar o mundo melhor, as respostas são tipicas:
1- acabar com a guerra.
2- matar a fome às pessoas.
3- construir uma casa para todos os sem-abrigo.
etc.
Fica-se sempre pelo bonito, se lhes pedisse para fazer alguma daquelas coisas amanha, nenhum deles conseguiria fazer...
Há que meter mãos há obra, dar o primeiro passo, começar com coisas pequenas e que se consigam mesmo realizar...
por isso caminhem, comecem a fazer pequenos gestos solidarios, porque é do pequeno que se chega ao grande...
e já agora os meus parabens e a minha oração para todos os que colaboram neste site.
Caminhante
O importante é não perdermos a capacidade de indignação e, sobretudo, de sermos consequentes com essa indignação.
ResponderEliminarAo 'Aprendiz' que "manda saudaçoes da terra das 30 pessoas" (rsrsrsr) agradeço o carinho. Aliás, só por esse 'código, percebi rapidamente quem é esse 'Aprendiz'. Sds para Alcaravela, pois!
Agradecemos as felicitaçõs sobre o blogue e o site da Consolata. Isto dá trabalho, mas a alegria de saber que tudo isto possa servir para algo já é muito bom. A motivação para continuar vem daí!
A. Brás