terça-feira, 6 de janeiro de 2009

...



Peço desculpa a todos os que se sentirem perturbados com esta imagem.

Vem em linha dó meu último artigo neste blog. E em linha do que disse o P. Albino no seu comentário: Todos nós andamos a gastar demasiado dinheiro em cosméticos e roupas para cães e gatos...

Foto: Kevin Cartner
Tiago Santos

6 comentários:

  1. Não! Não é só dinheiro! É mais do que isso! É falta de respeito pelo ser humano e sua dignidade! Fez á pouco tempo 40 anos que a Declaração Universal do Direitos Humanos foi adoptada pela ONU e o que é que vemos no nosso dia a dia?
    Humilhação, fome, pobreza, racismo, guerra, corrupção e muito egoísmo.

    João Simões

    ResponderEliminar
  2. O que mais me perturba não é a fotografia, é a indiferença perante esta crua realidade que cresce dia após nos corações de tanta gente que pensa que é boa porque não fazem mal a ninguém.
    A partilha do pouco ou muito daquilo que temos depende da coragem de aceitar que a própria liberdade e felicidade dependem necessariamente da liberdade e felicidade do outro.É urgente olhar para "o outro", e de modo especial para os mais fracos, como o "primeiro bem", a amar, a proteger e a promover.
    LM

    ResponderEliminar
  3. Já não é a primeira vez que vejo esta imagem, mas cada vez que a vejo é como se fosse a primeira. É verdadeiramente chocante, como um ser tão frágil e inocente é sujeito a um sofrimento tão grande. Esta realidade é sufocante e cruel. Por quanto tempo mais é que este tipo de situações vao perdurar?
    Como já foi dito, acho que muito mais que dinheiro é urgente a inter-ajuda na resolução da pobreza. Este problema não é de agora e muito sinceramente não acredito que as pequenas instituições que operam no sentido de por fim a estas evidencias o conseguiam sozinhos. Por isso penso que só conseguiremos por fim a esta realidade quando toda a sociedade se sensibilizar e lutar por uma nova realidade. Porque todo aquele que sonha luta por aquilo que quer e consegue vencer, também nós tomemos como objectivo principal acabar com estas imagens de sofrimento e realizar o sonho que é ter um mundo onde a indiferença e sofrimento não existem.

    Cristiana

    ResponderEliminar
  4. [Antes de mais: PARABÉNS pela iniciativa!]

    É uma das imagens que invadem a minha mente sempre que penso em pobreza extrema, fome, crianças doentes... enfim! É de uma insensibilidade cruelmente insensível (passo a expressão) quem a olha "de frente" e ainda consegue "gastar demasiado dinheiro em cosméticos e roupas para cães e gatos...", como dizia anteriormente o P. Albino.
    Por falar em P. Albino, saudações da terra das 30 pessoas =P

    A toda a equipa deste blog, continuem! É no despertar das consciências que devemos actuar para mudar este nosso Mundo.. ou... o pequeno Mundinho em que estamos inseridos.

    Aprendiz

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida é uma imagem que choca bastante... e o problema é que já estamos tão habituados a ver estes tipos de imagens que já nem ligamos à realidade...
    Depois quando se pergunta quem quer ajudar, toda as pessoas se oferecem... mas ficam todas à espera que alguém dê o primeiro passo, só que passam mais 50 anos e ninguém dá esse primeiro passo e a situação fica na mesma ou ainda pior, depois quando se pergunta há maioria dos jovens o que poderia fazer para tornar o mundo melhor, as respostas são tipicas:
    1- acabar com a guerra.
    2- matar a fome às pessoas.
    3- construir uma casa para todos os sem-abrigo.
    etc.
    Fica-se sempre pelo bonito, se lhes pedisse para fazer alguma daquelas coisas amanha, nenhum deles conseguiria fazer...
    Há que meter mãos há obra, dar o primeiro passo, começar com coisas pequenas e que se consigam mesmo realizar...
    por isso caminhem, comecem a fazer pequenos gestos solidarios, porque é do pequeno que se chega ao grande...
    e já agora os meus parabens e a minha oração para todos os que colaboram neste site.

    Caminhante

    ResponderEliminar
  6. O importante é não perdermos a capacidade de indignação e, sobretudo, de sermos consequentes com essa indignação.

    Ao 'Aprendiz' que "manda saudaçoes da terra das 30 pessoas" (rsrsrsr) agradeço o carinho. Aliás, só por esse 'código, percebi rapidamente quem é esse 'Aprendiz'. Sds para Alcaravela, pois!
    Agradecemos as felicitaçõs sobre o blogue e o site da Consolata. Isto dá trabalho, mas a alegria de saber que tudo isto possa servir para algo já é muito bom. A motivação para continuar vem daí!
    A. Brás

    ResponderEliminar