terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Crescer com autonomia

O grupo de jovens do JMC Fátima continua a crescer. Na última reunião acolhemos com alegria dois novos elementos: o Ruben e a Sofia Vieira. O Quintino podemos dizer que é 'quase novo' pois veio pela segunda vez. Todos muito participativos e com vontade de partilhar e crescer.
Depois dos avisos habituais e do ensaio dos cânticos que vão ser cantados na missa da
19ª Peregrinação da Família Consolata a Fátima, passamos à formação preparada para este encontro.

Autonomia...
Neste novo encontro de JMC, o tema da formação foi “Autonomia” e é a continuação das duas últimas formações, onde temos vindo a falar sobre o Crescimento Pessoal.

Ser autónomo é ser livre, sermos nós mesmos, crescermos até alcançar a perfeição como pessoa. Assim, podemos dizer que o nosso crescimento enquanto pessoa divide-se em quatro partes:

- Vida espiritual onde devemos descobrir Deus na nossa vida e saber a sua vontade a nosso respeito.
- Introspecção que é uma “exame de consciência” que devemos fazer todos os dias e onde devemos fazer-nos perguntas como: “Como foi o meu dia?” ou “O que devo melhorar a partir de amanhã?”.
- Formação permanente é o que aprendemos todos os dias libertando-nos de preconceitos e nos torna mais cultos.
- Sociabilização é a nosso vivência com a sociedade sem perdermos a autonomia. Para viver em sociedade é necessário demonstrarmos interesse pelas pessoas que nos rodeiam, saber perdoa-las e também partilharmos as nossas emoções e sentimentos.
Depois vimos que existem quatro etapas de crescimento humano e pessoal:
- Dependência é a primeira etapa e acontece na nossa infância quando somos completamente dependentes dos nossos pais e precisamos deles para sobreviver.
- Anti-dependência é chamada a “idade do armário”, geralmente acontece na adolescência, e é quando contrariamos o que nos dizem, se nos dizem “não” então para nós é “sim”.
-Independência quando só nós somos importantes e estamos primeiro que tudo o resto. Pensamos que somos capazes de nos “safar” sozinhos e não recorremos a outras pessoas para pedir opiniões ou conselhos.
- Interdependência quando recorremos a outras para pedir conselhos e opiniões que nos ajudam a tomar decisões mas sem perdermos a nossa autonomia. Uma pessoa interdependente escolhe valores que orientam a sua vida.


Depois de debatermos sobre o tema, fomos convidados a reflectir sobre atitudes que se identifiquem com as quatro etapas do crescimento humano e espiritual.

Terminada a formação, fomos para a capela para a nossa habitual oração e depois fomos ao chá para conviver um pouco.


Cláudia Duarte, JMC Fátima

3 comentários:

  1. Mais do que receber formação eu gostaria de ver esta mesma formação posta em pratica!Só assim a formação faz sentido!
    gostei do artigo!!

    João Simões

    ResponderEliminar
  2. sim senhora... para quem não sabia como comecar,a menina Claudia fez um artigo bem concebido... :D


    Célia =D

    ResponderEliminar
  3. Bom artigo... informação curiosa e preciosa... esta é daquelas que convem levar à letra e tentar fazer em "casa"...
    Ass: JB

    ResponderEliminar