sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Mais debate...

Quero também lançar uma questão para debate.
Uma questão que têm dado pano p'ra mangas de conversa um pouco por todo o lado, até lá fora...
Afinal, o que acham das declarações do nosso Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, acerca das mulheres casarem com muçulmanos?
Deixem o vosso comentário...
Tiago Santos

11 comentários:

  1. Será que a média tiveram conhecimento do contexto em que D. José Policarpo proferiu aquela frase que eles consideram polémica? Será que D. José Policarpo está assim tão enganado? Não penso que não! Porque ao contrário de nós Católicos no Islão a conversão de pessoas que pretendam casamento religioso é quase obrigatória. Porque as mulheres no Islão são quase sempre olhadas como seres inferiores. Porque o mundo Islâmico é pouco tolerante com as outras crenças. Logo após todas estas considerações considero que D. José Policarpo não cometeu nenhum erro!!

    João Simões

    ResponderEliminar
  2. Será que os homens católicos são mais tolerantes?Será que as sociedades católicas são mais tolerantes?Será que não passaram a ser mais tolerantes exactamente pela divisão entre estado e Igreja?

    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião, não vejo polémica nenhuma nas declarações do Cardeal, vi foi uma aguda mediatização das declarações daquilo que servia para informar e que geralmente serve para deturpar.

    Luís, JEM

    ResponderEliminar
  4. Se os homens Católicos são mais tolerantes? Por acaso um homem Católico pode divorciar-se apenas dizendo três vezes uma palavra de repulsa á mulher? Por acaso as mulheres Católicas são obrigadas a usar lenço sobre a cabeça quando saem de casa?
    Se as sociedades Católicas são mais tolerantes? Nos últimos 50 anos alguma comunidade não Cristã foi alvo de descriminação por esse facto? Quantos templos não cristãos existem nos países ditos Católicos? A religião e o estado são organismos distintos em qualquer pais onde exista liberdade o que faz todo o sentido! Não queiramos agora relembrar o tempo das cruzadas ou da inquisição!
    Comparar um pais de regime Islâmico com qualquer pais Católico e comparar agua com açúcar com mel !!!!

    João Simões

    ResponderEliminar
  5. E será que o problema do casamento é ser com Muçulmanos ou é ser com radicais intolerantes?E não poderão haver radicais intolerantes Cristãos com quem também é preciso pensar duas vezes antes de casar, que senão arranjam-se problemas que nem Javé sabe onde acabam...?

    ResponderEliminar
  6. Não será bom lembrar que os países onde vivem Cristãos são livres exactamente porque deixaram de ser países Cristãos para passar a ser Estados laicos?Será que é a religião muçulmana que é uma coisa má?

    ResponderEliminar
  7. Falar de radicalismo religioso seja ele em que religião for é falar de fanatismo! E claro que tal situação existe em qualquer religião seja ele qual for!! Mas quantos países do mundo em que a maioria dos seus cidadãos se declara Cristãos, se vive um clima autoritário devido á intolerância religiosa e ao radicalismo dos seu lideres políticos ou religiosos? Quantos milhares de vítimas são? E quantos países do mundo em que a maioria dos seus cidadãos se declara Muçulmanos, se vive um clima autoritário devido á intolerância religiosa e ao radicalismo dos seu lideres políticos ou religiosos? Não serão Bilhões de vitimas? Fanatismo religioso sempre ouve e sempre haverá mas os números valem o que valem! Mas valem! E não existe comparação possível !!!!!Quanto aos Estados laicos do mundo olhemos para a antiga União Soviética, para a China; são dois bons exemplos da tentativa da criação de uma sociedade laica! Funcionou? Não! Que me perdoe Carl Marx e Lenin e todos os que partilham dos seus ideais. Em todo mundo ocidental Estados laicos? Só de nome. Toda a Europa e países colonizados por europeus são culturalmente Cristãos, socialmente Cristãos e até juridicamente! Graças a Deus!!!
    Toda a religião é boa, quando vivida com a consciência de que é Palavra de Deus e que essa mesma palavra quando é lida deve ser contextualizada com a realidade presente! Nada neste mundo é totalmente mau, nós Homens em muitos casos é que o tornamos mau!!!

    João Simões

    ResponderEliminar
  8. Gostei da frase "Toda a religião é boa, quando vivida com a consciência de que é Palavra de Deus e que essa mesma palavra quando é lida deve ser contextualizada com a realidade presente", sabem que os teólogos Católicos que o afirmam estão a ser julgados pela Congregação para a Doutrina da Fé porque essa afirmação está contra os preceitos e Dogmas da Igreja?Os teólogos que o afirmam estão a ser proibidos se dar aulas e de escrever e etc...
    Para além disso, esses números em relação às vitimas deixam muito a desejar. Sinto-me em condições de garantir que nenhuma civilização na história fez mais vítimas que a nossa civilização ocidental.Só que as nossas vitimas estão lá muito mais escondidas em África e nos confins da Ásia...Somos nós que andamos a comer à custa da miséria humana que se vive nesses sitios.
    Quanto aos países colonizados que são culturalmente e socialmente Cristãos, é uma afirmação que nos leva então a pensar nas "poucas" violações dos direitos humanos que se observam nessas colónias, desde o que se viveu até à pouco tempo em África do Sul, genocidio do Ruanda, e sem esquecer todas as pessoas que morrem de subnutrição e de doenças perfeitamente curáveis, todos os dias. E nós, ocidentais, ainda os obrigamos a pagar uma dívida...

    ResponderEliminar
  9. Eu aceito que quando somos jovens queremos mudar o mundo. Mas o mundo não se muda de um dia para o outro! E não é estigmatizando, acusando a sociedade á qual pertencemos, que embora não seja perfeita ainda é das mais razoáveis e respeitadoras dos direitos humanos que o vamos mudar!
    A Igreja Católica não sendo perfeita, pois é constituída por seres humanos o que a torna falível, ainda consegue ser mais tolerante, dialogante e ecuménica do que a quase totalidade das comunidades Muçulmanas muito em especial do mundo Islâmico! Quanto aos Dogmas da Igreja já á alguns anos que a nossa Igreja “sim porque pelo que sei és Católico” assumiu que tanto Judeus como Muçulmanos são nossos irmãos, “ não sei se te lembras mas o Cristianismo o Judaísmo e o Islamismo têm a mesma Fé num Deus Único e todas as três descendem da Fé de Abraão” No mundo não existe nem religião nem pais perfeito sem mácula! Isso seria o paraíso!
    Não confundamos vitimas Politicas Económicas com vitimas Religiosas, porque é de descriminação da Mulher, dos riscos de um casamento misto, a ainda pouca aceitação dos direitos humanos, que a mulher é um ser humano e não um objecto que se compra por meia dúzia de camelos, que D José Policarpo se refere naquela declaração que para alguns se tornou polémica! Para mim não!!
    O Ocidente é na realidade um dos grandes culpados de grande parte da fome, pobreza, doença.......Mas de descriminação religiosa Não, Não e Não!!!!!!!!!!!!!!!!!

    João Simões

    ResponderEliminar
  10. Pessoalmente, achei completamente absurdo! Se vivemos num mundo, em que todas as religiões apelam ao Amor e ao respeito ecuménico, então que declarações vêm a ser aquelas?

    José Pedro Faustino, JMC Norte

    ResponderEliminar
  11. As pessoas devem ter o livre arbítrio p/ decidirem o q farão com suas vidas, no entanto, devemos sempre recorrer à palavra de Deus quando nos encontramos confusos. Em IICorintios 6:14 vemos o q Deus recomenda nesses casos: "Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?" Podem parecer palavras duras, mas o Cristão sincero entende o q Deus quer dizer... Pensem por exemplo em como serão educados os filhos de um matrimônio assim.
    Isso não foje da idéia de se ter amor e respeito pelos demais.
    Humildade p/ aceirtar o q Deus recomenda... isso é seguir o verdadeiro amor.
    Abraços!

    ResponderEliminar