quarta-feira, 11 de março de 2009

Retiro (e 3) - Palestra iluminativa sobre São Paulo

O Retiro termina, com o nosso testemunho, em Gondomar, na Quinta da Azenha, com a palestra sobre S. Paulo no ponto de vista missionário, guiada pelos Padres Brito e Maurício.

Ficamos surpresos, porque não estávamos a contar que aparecesse tanta gente, de diversas faixas etárias e interessadas pelos temas: S. Paulo; Oração e Reflexão pessoal; O nosso Mundo: Profetismo e Missão; Adoração ao Santíssimo.

Sempre com o exemplo do Apóstolo S. Paulo, e com a ajuda de um vídeo sobre as realidades do Mundo em que vivemos, podemos esclarecer o que cada um de nós pode fazer pelos outros.

"Podemos tornar um Mundo melhor! Como?", questionou o P. Maurício à assembleia presente no auditório, esperando um debate que gerasse propostas concretas e possíveis de realizar.
As respostas foram diversas e bastante missionárias, desde: Evangelizar, Amar, Partilhar, Testemunhar...
Mas...

E tu, Jovem Cristão? Como podes tornar o nosso Mundo melhor??

Sofia Carvalho, JMC Águas Santas

1 comentário:

  1. Como eu já tinha tentado referir na partilha do retiro da quaresma, é muito fácil dizer que queremos mudar o mundo; que há muitas injustiças e que queremos torna-lo um mundo melhor. No entanto, muitas pessoas esquecem que antes de mudar o mundo temos que nos mudar a nós...
    Como jovens missionários da consolata, temos uma oportunidade única de vermos o mundo de uma perspectiva diferente, uma perspectiva que nos impele à reflexão e que nos permite tomar a consciência que estamos aqui para marcar a diferença. Quando digo diferença, não estou a dizer fazer grandes actos que irão ser relembrados na história....estou a falar de em vez de andar à deriva pelo mundo e de vivermos para coisas superficiais que nos dão a felicidade imediata, viver lutando por nos tornarmos pessoas melhores, que não se centram em si mesmos, mas que olham para o lado e vêm que alguém precisa do seu apoio....

    Será que todos nós temos o cuidado de avaliar as nossas próprias atitudes e ao mesmo tempo "cuidar" do outro?

    Luísa

    ResponderEliminar