quinta-feira, 21 de maio de 2009

A Escola, entidade formadora, ou não?



Está na ordem do dia. Todos temos acompanhado, com noticias nos media, que têm gerado polémicas, debates e comentários, alguns deles, acalorados.
Qual é o papel dos professores, dos alunos?... O que é a educação?
Os leitores deste blog fariam o que a aluna fez que, diante da incredulidade da mãe - ao não acreditar nas informações que a filha lhe passava sobre o comportamento da professora nas aulas de História - lhe deu um gravador para se certificar da veracidade dos factos. Há mais erro nos métodos, palavras e atitudes da professora na aula ou na aluna que a gravou?
Para que serve um Título? O que vale um Título?
Como aluno (ou não) diz o que pensas e, com a tua opinião e reflexão, procura contribuir para uma escola melhor.

CJovem

9 comentários:

  1. Bem, este assunto está na ordem do dia... Confesso que quando vi a noticia fiquei "de queixo caído"... Sou professora de 1ºCEB e dou catequese a adolescentes (8º e 9º ano), penso que existem "formas e formas" de se falar sobre estes assuntos a crianças e adoloscentes dos vários niveis etários.
    Penso que, como aluna, teria feito o mesmo que a aluna fez, porque a forma como a professora fala sobre a sexualidade, a forma como banaliza a virgindade, a forma como "ameaça" a aluna em questão é "deprimente".
    Hoje sou professora, mas já fui aluna e lembro-me perfeitamente que tive uma professora no 9º ano (isto há uns 9 anos atrás) que falava connosco sobre estes assuntos. Era professora de Matemática e, por vezes, passávamos a aula a falar sobre assuntos que nos preocupavam. Era excelente... mas nunca nos falou nos modos como esta professora falou... Meu Deus, acho que para uma senhora que se gaba de ter tanta "escola", de estar "mais acima" que os outros, um pouco mais de Educação (no verdadeiro sentido da palavra) não lhe fazia mal nenhum.
    Eu considero que entre os licenciados existem 2 tipos de pessoas: aqueles que têm o canudo na cabeça e aqueles que o têm no coração. Esta senhora tem-no, sem dúvida, na cabeça...
    Um título vale o que vale... A Educação vale muito mais!
    O título de Dra, só lhe dá um ordenado maior no final do mês... Mas também acho que de nada lhe serve se, no fundo, não tá a exercer o seu papel como educadora, porque, para mim, uma pessoa que se dirige aos alunos nos termos que esta senhora se dirigiu, não merece estar no cargo que está!

    Beijinhos e abraços :)

    Marlene Almeida*

    ResponderEliminar
  2. Eu sinceramente só tenho duas coisas para caracterizar a atitude desta mulher:

    Reles e sem escrúpulos!

    Nem comento o modo grosseiro com que a professora aborda a sexualidade...

    Na realidade, aquilo que mais me deixou espantado foi a tentativa de inferiorização e humilhação de uma aluna e a sua respectiva mãe.

    Fazer questão que lhe chamasse Senhora Doutora? E que se não o fizesse era uma mal-educada? Que coisa mais cretina e absurda!

    Eu sinceramente não sei por que é que certas pessoas nasceram. Ultrapassa todos os princípios cívicos do ser-humano.

    ResponderEliminar
  3. "Eu sinceramente não sei porque é que certas pessoas nasceram. Ultrapassa todos os princípios cívicos do ser humano."

    O problema não é terem nascido. O problema está no modelo de educação que tiveram...
    Agora imagina esta "senhora doutora" (já que ela insiste ser falta de educação tratá-la de outra forma) a ensinar os nossos jovens, a (de)formá-los para serem os "senhores doutores" de amanhã. Sim porque, hoje, os professores são mais que isso, são também os substitutos dos pais (passam mais tempo com os alunos que os pais biológicos), conhecem melhor os jovens que os próprios pais.

    É este ponto aqui que está a ser negligenciado pela "senhora ministra" (desculpa João mas teve de ser), o professor não deve ser apenas um "licenciado", deve ser professor de coração, como disse a Marlene. Optar por uma política de redução de custos, colocando qualquer um a dar formação (licenciados em informática a dar aulas de inglês ou licenciados em História a dar educação física nas escolas primárias) a recibos verdes é, no mínimo, absurdo. por outro lado vemos verdadeiros formadores (com provas dadas) a ficarem de fora das listas de colocações... é giro, é o que temos e, pior de tudo, é o que teremos amanhã (o que sair das escolas daqui a uns anitos).

    Resumindo, palmas para a aluna que soube defender os seus direitos, afinal de contas os telemóveis não servem só para gravar as surras que se dão aos profs.

    ResponderEliminar
  4. Muito nós gostamos de cair em cima das pessoas, mas eu prefiro mesmo conhecer contextos...Os outros alunos da tal professora estão com ela a 100%, há qualquer coisa aqui que não bate bem...Há um contexto de alguém que quis provocar uma gravação...sei lá...

    Não estou a dizer que me parece acertada a atitude da prof, mas toda a gente merece defesa...

    Sem dúvida que com os dados que tenho, não consigo ser o primeiro, nem tampouco o ultimo, a atirar pedras...

    ResponderEliminar
  5. 2 pontos acerca desta problematica.

    1º - Esta senhora deve ter sido condecorada "Doutora" no mesmo sitio que o Sócrates foi.

    2º - Chamar-lhe professora é um insulto para quem realmente ensina aos alunos.

    Esta senhora é uma DOENTE e precisa rapidamente de uma terapia de CHOQUE.

    Luís JEM.

    ResponderEliminar
  6. Concordo ctg tiago, apesar de nao colocar "as mãos no fogo" por ela. Muitas das realidades só mesmo os professores é k as conhecem.

    ResponderEliminar
  7. Bem... Acho que concordo com o Tiago Santos... É muito difícil comentar o caso quando não se tem acesso a toda a gravação, nem ao contexto de toda a situação... Claro que os meios de comunicação seleccionaram meticulosamente (como muito bem sabem fazer) as partes da gravação que mais impacto iriam causar na comunidade. Eles são peritos em manipular informação!
    Mas tendo em conta a parte que ouvi... Pronto... Realmente a abordagem da professora não é a mais correcta independentemente do contexto... A professora ameaçou um aluno com uma frase do tipo "tens a ficha feita!". Ameaçou, também, uma aluna fazendo chantagem emocional com o namorado... Enfim, atitudes no mínimo inaceitáveis para uma docente... Para não falar da maneira menos própria de como abordou o tema da sexualidade... Uma coisa também é certa, modéstia não é de todo uma das característica desta "professora" depois de todo um discurso em torno de doutoramentos, mestrados, especializações e pós-graduações que a colocam "1 metro e setenta acima"...

    Não podemos de todo pegar neste caso e fazer uma generalização, pondo em causa a Escola como entidade formadora... Estou certo de que casos como este, existem alguns, mas são casos isolados. Como todas as grandes organizações formadas por pessoas, a Escola também tem falhas... É formada por humanos, e errar é uma das principais características do Homem. E em todo o lado existem pessoas mais ou menos correctas, com mais ou menos valores... É tudo muito relativo...
    Resta-me dizer que cabe-nos a nós, como cidadãos activos, denunciar este tipo de situações e contribuir para que a Escola tenha cada vez menos falhas e cumpra cada vez melhor os seu objectivos!

    Bruno Rodrigues
    (Ilha da Madeira)

    ResponderEliminar
  8. como o mundo mudou... Se no tempo dos meus pais ( e ainda no meu) levar umas réguadas nas mãos da professora, era um castigo "justo" e até recomendado pelos meus pais, nunca se acusou nenhuma de não saber educar as crianças...
    É evidente que os termos, a forma, a atitude desta tal doutora é reprovável mas não vamos entrar numa discussão global acerca da educação quando um caso isolado, provocou uma onda de indignação no país... A primavera não acaba só porque morreu uma andorinha, percebem o que quero dizer?
    Não me parece que seja também um escândalo do tamanho do mundo pois a verdade é que são mais os alunos que desrespeitam os professores do que o contrário.
    Problemas generalizados??? Os alunos que copiam nos exames, os alunos que agridem professores, os alunos que são expulsos da sala de aula por mau comportamento e muitos mais...
    Não estou a defender os professores, estou apenas a pedir que olhemos para os problemas na medida certa.

    Copi, LMC

    ResponderEliminar
  9. Bem , como foi dito atrás , eu não kero fazer um juizo de valor ,mas tem k se conhecer os antecedentes da turma e professora , isto é ,tem k se fazer o k se chama ver o "quadro todo".
    Todavia , se o que os Mass Media passaram , tem veracidade ( isto é se não foi manipulado(?)) , então a Docente , esta a "deformar " aqueles jovens .
    Em relação a ter ou não ter "canudo" , noto km , frequencia k kem tem um grau academico superior , acha-se superior aos outros , contudo é capaz de ser mais javardo , mal-educado e rudo , do k alguem com baixa escolaridade.
    Em relação a Educação , considero k com estes casos e outros duns certos senhores k kerem implementar os peservativos na escola , k a Educação, esta " pelas ruas da amargura " , sei k posso parecer conservador a retrogada ao ser contra os peservativos na Escola , contudo a sua implementação , levará ao desejo , do desejo a pratica e , depois como todos sabemos o presevativo ñ é 100% eficaz , depois do desejo e da pratica as consequencias aparecem nove meses mais tarde ou então em vez da Educação estaremos discutir o Aborto , depois a Pobreza , depois Segregação , etc....
    ha aqui um problema de fundo k rem k ser discutido " ou Liberdade ( verdadeira Liberdade) ou Libertinagem / pura e crua ).
    Peço desculpa se feri sensibilidades .
    paulo ferreira j.m.c norte

    ResponderEliminar