Devo dizer que não sou dos mais entusiastas dos acontecimentos de Fátima. Mas não posso negar que Fátima é hoje um lugar incontornável de encontro com o sagrado, com o divino, com o transcendente. E, graças a Deus, por iniciativas várias e novas perspectivas teológicas e marianas a que o Santuário é sensível, já nem se nota tanto a tentação de endeusar Maria. O que seria um erro teológico, além de pastoral. Mas isto é tema para outro post.
Esta noite, com a participação no rosário e procissão das velas aproveitei para tirar algumas fotos. A noite estava fria. O coração estava quente. Tudo compensado com aquele mar de luz feito pela soma de muitos milhares de velas, sinais visíveis nas mãos de cada peregrino, manifestações de um profundo mistério, esse sim, mais invisível. E, numa visão panorâmica do recinto do Santuário, perto da Igreja da Santíssima Trindade, custou-me conter uma lágrima que teimosamente me correu pela face. Veio-me à memória rapidamente aquele comentário que acima transcrevi e pensei em quanta gente ainda não descobriu a beleza e a grandeza de estar em lugares como este, assim, num local repleto de gente, perdão!, de peregrinos, em profundo silêncio, e a respirar-se serenidade, paz… E, mais além da experiência de fé, o poder contemplar o maior espectáculo do mundo. Um extenso e tranquilo mar de luz cintilante, que se ergue em prece, como uma onda quando, por exemplo, se reza “Glória ao Pai, …”.
Um ateu que não se vergue a este mistério de luz, de paz, de unidade e de comunhão na diversidade, nem ateu será. Porque também são precisas razões para a insensibilidade e não apenas para se poder afirmar que se prescinde de Deus. E Fátima, convenhamos, é uma grande parábola do homem e da mulher de hoje, uma grande epopéia da fé, que se deixa assessorar pela figura de Maria.
Esta noite, caro jovem, neste Santuário Mariano, aos pés de Maria, também rezei por ti e por todos os demais leitores do CJovemEsta noite, com a participação no rosário e procissão das velas aproveitei para tirar algumas fotos. A noite estava fria. O coração estava quente. Tudo compensado com aquele mar de luz feito pela soma de muitos milhares de velas, sinais visíveis nas mãos de cada peregrino, manifestações de um profundo mistério, esse sim, mais invisível. E, numa visão panorâmica do recinto do Santuário, perto da Igreja da Santíssima Trindade, custou-me conter uma lágrima que teimosamente me correu pela face. Veio-me à memória rapidamente aquele comentário que acima transcrevi e pensei em quanta gente ainda não descobriu a beleza e a grandeza de estar em lugares como este, assim, num local repleto de gente, perdão!, de peregrinos, em profundo silêncio, e a respirar-se serenidade, paz… E, mais além da experiência de fé, o poder contemplar o maior espectáculo do mundo. Um extenso e tranquilo mar de luz cintilante, que se ergue em prece, como uma onda quando, por exemplo, se reza “Glória ao Pai, …”.
Um ateu que não se vergue a este mistério de luz, de paz, de unidade e de comunhão na diversidade, nem ateu será. Porque também são precisas razões para a insensibilidade e não apenas para se poder afirmar que se prescinde de Deus. E Fátima, convenhamos, é uma grande parábola do homem e da mulher de hoje, uma grande epopéia da fé, que se deixa assessorar pela figura de Maria.
A. Brás (texto e foto)
Nt: para ampliar a foto basta clicar em cima
Tem piada, a julgar pela quantidade de pessoas que vi pelas ruas de Fátima, tinha ficado com a sensação que, este ano, havia menos peregrinos.
ResponderEliminarPelo que a foto mostra, estava "à pinha" :)
Obrigado por ter rezado por todos nós:)
ResponderEliminarÉ realmente um espectáculo maravilhoso... nao costumo ir a Fátima neste dia, mas vou lá algumas vezes por ano e até hoje nunca estive num local que me transmitisse tanta paz como Fátima me transmite... :)
É impossivel ficar indiferente... Confesso que também não sou grande devota de Nossa Senhora de Fátima, mas olho pra ela como a Mãe de Jesus, a minha mãe, aquela que está sempre pronta pra nos dar o Seu colo de Mãe! :)
Sp que visito o Santuário gosto de ficar a orar na madrugada, quando ninguém está... tão bom... o silêncio que se faz sentir, as lágrimas que correm pelo rosto (lágrimas de tristeza, de alegria, sei lá... de tantos sentimentos), a paz que se sente... Fátima é msm um local de eleição para aqueles que têm Fé! (e não só)
Um forte abraço apertado em Cristo e mto obrigado por nos continuarem a brindar com estes textos maravilhosos... gosto mesmo deste blog:))
Marlene Almeida*
Eu agradeço, de coração, por rezares por todos nós (também por mim). Na. Sra. de Fátima tem um "lugar especial" em minha vida e Ela sabe como sua presença foi marcante. O dia de hoje eu nunca posso esquecer. Sei que Ela (Maria) sempre me acompanha e rezo por conseguir mais uma oportunidade de chegar a ver, pessoalmente, este "mar de velas". Muito bonito, abençoado, uma das maiores manifestações de Fé que o homem pode demonstrar. Que Deus nos abençoe sempre e Nossa Senhora sempre interceda por todos nós, mesmo pelos incrédulos.
ResponderEliminar@Olly, é verdade, estava mesmo muita gente! O que me leva a perguntar: o factor 'crise' pode funcionar de duas maneiras: uns deixam de vir porque não têm dinheiro para os gastos destes dias (viagem, etc), e outros vêm exactamente com a crise como mais uma motivação: porque a crise gera mais promessas, pedidos, preces, consolação e conforto na fé.
ResponderEliminar@Marlene, é verdade, Fátima tem uma áurea especial, uma mística, que só deixará os mais distraídos indiferentes. E concordo contigo que se desfruta melhor quando estamos a sós, com Ela e com Deus.
ResponderEliminarE, já agora, um muito obrigado pela tua declaração de amor ao blog! Ele é de todos nós. E se quiseres colaborar também podes enviar algum texto!
Além deste teu comentário, claro!, que já é uma forma de colaboração.
Bj
@Jeanice, que grande surpresa ver vc por aqui. (agora tenho que escrever no português de Terras de Vera Cruz - Brasil - para matar saudades)
ResponderEliminarE aí, 'o Rio de Janeiro continua lindo!?'
Espero que seu trabalho continue frutificando junto da paróquia Nsa Sra Consolata, onde trabalhei por 7 anos e, agora também, no grupo de Leigos Missionários da Consolata.
E ficamos a aguardar uma visita sua e da turam amiga da paróquia aqui à 'terrinha'
Que, como dizes, Nsa Sra sempre interceda por nós
Unidos na Missão
Bj
A.Brás
obrigado pela oração e bom trabalho
ResponderEliminarLindo! Maria tem especial posição na minha vida e na minha fé. Obrigado pelas orações, querido amigo! Saudades de ti. Quando vens por aqui?
ResponderEliminarFraterno abraço!
Obrigado P. Albino pelas preces. Eu tentei ver por aqui, de Roma, as celebrações , pela internet, mas os problemas na comunicação impediram acompanhar bem o que acontecia junto à Capelinha. Seria de sugerir que colocassem outras webcam , uma no recinto e outra do recinto voltada para a esplanada. Assim, sim, dos quatro cantos da terra seria possível ver este espetáculo de fé.
ResponderEliminarAté breve.
P. Eugenio Butti
Olá Albino, como estás???
ResponderEliminarQue saudade... Muito obrigada pelas suas orações! Eu sei que, quando você reza, Ela ti atende!
O Senhor Deus, através de Nossa senhora, fez vários milagres em minha vida e um deles foi eu poder estar de joelhos neste lugar,( agradecendo e pedindo) a energia que emana, a emoção que senti... Não tenho palavras para descrever!
Com tudo, eu ainda tento, mas não poderia expressar toda a minha gratidão, por tudo que nossa mãezinha tem feito em minha vida, em especial, ter posto uma pessoa tão maravilhosa, de um coração tão grande ao meu lado, um anjinho com o nome de Albino Brás. É Albino, você é um grande amigo e nossa senhora me deu esta honra de poder estar aí e com você!
Desejo de todo o meu coração, que o Senhor Deus através de seu filho Jesus e pelo amor infinito de Nossa Senhora , ti ilumine e ti faça sempre feliz e realizado em sua missão. ( o Rio de Janeiro, sente muito a sua falta!)
Um grande abraço de sua sempre paroquiana, Angela e família.
@Patrick, bom trabalho também por aí, na multi cultural e multifacetada cidade de São Paulo. Parece que dentro de pouco tampo nos veremos por aqui em Portugal. Mesmo estando de férias, prepara-te para falares da tua experiência missionária na 'cidade grande' aos nossos grupos de jovens. Não nos vais escapar! Lol
ResponderEliminarAbraço missionário grande, na partilha da mesma família religiosa e missionária, do mesmo carisma e da mesma fé n' Aquele que é a razão do nosso seguimento.
@Airton, Maria é Mãe, protectora, companheira de caminho, amiga... Que te continue a abençoar.
ResponderEliminarQdo irei por aí? perguntas! Hummm! são perguntas fáceis para respostas difíceis.
Sou um peregrino... Talvez um dia passe por aí!
Esse lugar e os muitos amigos que aí deixei no Rio, merecem uma visita
Abraço
@P. Eugenio Butti
ResponderEliminarRoma continua nos mesmo sitio? Ainda pensei que vc tivesse ido na comitiva do Papa ao Médio Oriente. LOL
Pois é. A sua sugestão quanto á transmissão das cerimónias do Santuário via Net, talvez seja conveniente e justo que a envie para o mail do Santuário. Creio que serão sensíveis e ate agradecerão as opiniões de quem está longe, noutros países ou continentes e gostariam de acompanhar as celebrações pela internet. Sugiro que vá à página WEB do Santuário e deixe lá sugestão. Ou, quem sabe, quem de direito não lerá isto aqui mesmo!
Espero e desejo que o curso de 'aggiornamento'lhe esteja a correr bem!
Abraço
@Ângela, que bom ver-te por aqui. Afinal não sabia que este blog poderia ser um ponto de encontro de pessoas que vivem em pontos tão distantes. Um milagre que só a NET permite acontecer.
ResponderEliminarEu testemunhei aquele preciso momento em que pisaste pela primeira vez o Santuário de Fátima e derramas-te abundantes lágrimas. E eu até já tava a ficar preocupado. Lembras? Mas percebi que por detrás desta expressão das emoções e dos sentimentos estavam situações difíceis de família, etc. Já sabes. Sempre que puder ser um ombro amigo, aqui estarei.
Agora, não exageres nas palavras. Não sou isso tudo que dizes ser!
Desejo tudo de bom para a comunidade cristã católica dos Telégrafos, comunidade por quem sinto um carinho especial.
Bjs a toda a família Muniz
Bj
Olá Pde Albino,
ResponderEliminarObrigado pela oração e também nós concordamos com o ambiente que Deus criou para nós num espaço que só cada um de nós pode sentir ao deslocar-se ao recinto. Quando o recinto está "vazio" de peregrinos sentimos que mesmo assim estamos bastante aconchegados e acompanhados. Quando o recinto está "repleto" de peregrinos penso que nos sentimos como que num copo de agua, pronta a transbordar de Alegria, Paz, Harmonia e Amor.
Um grande abraço,
Solidários Missionários da Consolata
Oi meu querido padre Albino, agradeço de coração por teres rezado por mim, realmente estou muito precisada. Essa maravilha que é estar em Fátima já é uma benção, e ainda mais no dia dela.
ResponderEliminarVc é um grande amigo que sei que tenho, estás guardado para sempre no meu coração, o meu carinho por vc é imenso,oro por vc também sempre, assim como oro por todos os missionários e missionárias do IMC. As saudades são enormessss, mas o que me vale é essa certeza de quem tem alguém muito querido em Fátima rezando por mim e por todos os amigos que deixou aqui.
Que Jesus te abençoe, que Nossa Senhora de Fátima, Consolata abençoe sua missão, sua vida e o seu maravilhoso trabalho.
Um dia sei que vou poder também compartilhar com vc essa beleza e testemunho de fé, sendo uma peregrina, uma filha abençoada.
Deus te proteja cada vez mais.
Pe.Albino,
ResponderEliminarÉ com grande alegria que recebo sua mensagem neste dia em que o mundo volta os olhos para Fátima. É bom saber que um pedaço do mundo: Você, neste dia tão encantado e místico, volta os olhos para nós!
Obrigada por sua eterna intercessão. Obrigada por sempre se fazer Consolata em nossas vidas.
Obrigada a este amigo que mesmo de longe está tão perto...
saudades...
Graziela Basile
@Solidários, "...nos sentimos como que num copo de agua, pronta a transbordar de Alegria, Paz, Harmonia e Amor"; gostei desse simbolismo. A Missão é isso. Transbordar do que de Deus recebemos.
ResponderEliminarVcs, como SMC, constituem um belo grupo, dentro da 'Família Consolata' e fazem um trabalho com muito mérito.
Abraço Solidário e força na caminhada.
@Gina Rocha, mas isto aqui já parece uma invasão de Brasil, especialmente de Rio de Janeiro. Bendita invasão! Mas é tão bom encontrar tanta gente querida aqui.
ResponderEliminarMas, Gina, falando assim eu até fico corado. Não exagera não, tá!!!
Obrigado pelas suas orações por mim e por todos os missionários. Tenha a certeza da minha oração.
Um dia vc vai poder vir a Fátima. Sei que vc quer muito isso.
Espero e desejo que a Missão continue com força aí no Rio.
Bjs
@Graziela, obrigado também a vc pela sua visita aqui ao CJovem. Quem sabe um dia não promovemos um encontro com alguns dos nossos jovens e os jovens aí da paróquia da Consolata do Rio. Caso a pensar! São duas realidades bastante diversas e, por isso mesmo, nos enriqueceríamos bastante com essa diversidade.
ResponderEliminarQue mesmo longe, continuemos a sentir que Cristo e a Missão - que também é comunicação - nos põe tão perto.
Saudades!
Bj
Tenho frequentado ultimamente alguns blogs ateístas. Confesso sentir um certo espicaçar da Fé ao ler barbaridades do género das que cita e um efeito oposto ao pretendido por quem as profere - se a não-Fé (ou melhor, a anti-Fé) o que tem para dizer é isto prefiro as águas da Fé. Encontrei, por acaso, agora, este site e senti uma forte alegria ao ler o seu texto. Não só por o seu nome ser familiar aos meus tempos de estudante na Escola Secundária 2 de Abrantes (não sei se é o mesmo) mas sobretudo por me fazer constatar que temos muita gente com quem partilhar o encanto de acreditar que a chama que mais nos parece poder aquecer o nosso coração está bem viva.
ResponderEliminarBem haja. (e vai já para a caixa de favoritos).
Nuno Gaspar
Olá! Pe. Albino,
ResponderEliminarFico muito feliz em ler as suas mensagens aqui e saber que está tudo bem com você.
Aqui no Rio estamos com muitas saudades de você e ao mesmo tempo feliz em saber que tenho um intercessor em Fátima.
Qualquer dia desses organizo uma romaria a Fátima com os paroquianos da paróquia N.Sra. Consolata do Rio e aproveitamos para nos encontrar.
Aqui no Erédia de Sá, comunidade que tem como padroeira Nossa Senhora de Fátima estaremos comemorando com missa e procissão no sábado.Grande abraço!
Leandro Farias
Olá pe Albino!
ResponderEliminarObrigada por ter rezado por nós todos, eu senti-me tocada, até porque foi neste dia 13 que fiz a minha prova de engresso à universidade de música, passei =D agora falta fazer a prova de conhecimentos gerais, vamos lá ver como corre.
Sem dúvida que Fátima só pelo espaço nos acolhe quando lá estamos, principalmente à noite, que é quando mais gosto de estar em Fatima, pelo silencio, (também por estar menos gente), e pela paz e ambiente de oração que nos é proporcionado..
Obrigada também pela partilha!
Um beijinho
@Nuno Gaspar, confesso que não tenho boa memória visual, agora mesmo não estou, digamos, a ver quem sejas. É possível que nos conheçamos. De facto estudei na Escola Secundária de Abrantes, quando os Missionários da Consolata ainda tinhamos uma comunidade no Rossio ao Sul do Tejo. Inclusivamente, a (famosa) turma 41 até se reuniu para num almoço em Julho de 2008. Foi bonito.
ResponderEliminarQuanto ao post, concordo contigo que no meio de tanta arruaça a propósito das cosas de Deus e da Igreja ainda prefiras "as águas da fé". Eu também! Sem fanatismos nem fundamentalismos.
Abraço grande.
Ah! Esquecia-me! Já agora, Nuno, obrigado por guardares o CJovem nos teus Favoritos.
ResponderEliminar@Leandro, bom ver vc por aqui.
ResponderEliminarBoa festa de Nsa Sra de Fátima prá comunidade do Erédia de Sá, que tem Nsa sra de Fátima como padroeira. Aí celebrei essa festa algumas vezes.
Depois de ter sido venerada, nestes dias, no Santuário de Fátima, por centenas de milhares de peregrinos, com "pompa e circunstância litúrgica", Nossa Senhora de Fátima certamente vai gostar de ter uma celebração bem mais 'popular', numa favela do Rio, onde conheci gente de alta qualidade humana e profundo compromisso com a sua fé.
Uma vez mais boa festa para todos
Abraço grande pra vc tb
@Jacinta, é bom saber que rezei por ti num dia importante da tua vida.
ResponderEliminarE que esse curso de música que queres fazer seja uma oportunidade para colocar esse dom ao serviço da Missão, pela qual sei que tens uma grande sensibilidade e compromisso.
Bem vinda ao CJovem
Bj
Eilá, o pessoal anda muito animado por aqui. E eu que cheguei atrasada. Mas ainda vou a tempo de também agradecer a oração. Nsa Sra. e Fátima em especial tem um cantinho reservado no meu coração.
ResponderEliminarBruna Santos
Pois, também me parece que estou um bocadinho atrasada ;)
ResponderEliminarGostava só de agradecer a oração e dizer que, embora bastante devota de Maria, não me diz muito a forma como puseram aquele espaço, a grandiosidade da nova igreja,grandiosidade no sentido de ser tão 'luxuosa' e não no tamanho, porque nesse sentido reconheço que era necessário um espaço daqueles. Isto para dizer que parece-me que são este tipo de excessos que por vezes tiram a beleza que Fátima tem...
Também, não costumo ir a Fátima nestes dias festivos, mas quando vou, escolho sempre a Capelinha para me recolher. Para mim é na simplicidade que se pode encontrar e frutificar a nossa fé! Não são necessárias faixas douradas ou algo do género!
Acho Fátima um lugar espectacular e adoro lá ir, nada como um tempo para nós a sós com a Mãe, na Capelinha, à noite (de preferência).. Foram dos melhores momentos que já pude viver!
Bj*
É maravilhoso saber que do outro lado do Oceano existem intercessores , obrigado por se fazer presente em nossas vidas .
ResponderEliminarJoel Sardinha
Pois é Bruna, como diz o ditado: "Mais vale tarde que nunca".
ResponderEliminarE que continues com esse 'cantinho' reservado para a Mãe das mães.
Bj
@Marta Santos, também sou dos que acha que a simplicidade é a melhor maneira que Deus encontrou para se manifestar entre os homens (a gruta onde Jesus nasceu é um exemplo disso). Continua a testemunhar essa simplicidade que te caracteriza. Maria é modelo dessa maneira de viver o evangelho.
ResponderEliminarbj
@Joel, a missão não tem fronteiras; e, quando é verdadeira, os oceanos transformam-se em pontes.
ResponderEliminarAbraço 'tuga'
Desculpa esta um pouco atrasada mas Muito Obrigado por rezar todos nós, fico feliz em saber que está tudo bem com você. Também rezamos e comemoramos a festa de Nossa Senhora na comunidade do Eredia de Sá foi otimo.
ResponderEliminarMinha familia e eu mandamos um forte abraço e pedimos que continue rezando por nós.
Erica e Douglas