segunda-feira, 11 de maio de 2009

A partilha missionária do Pe Jorge

9 de Maio de 2009… mais um encontro semanal do jmc centro, com boa disposição e espírito de partilha. Desta vez, com a presença do Pe. Jorge Amaro, tivemos o privilégio de ficar a conhecer um pouco da sua experiência como missionário, nomeadamente nos anos em que esteve em missão na Etiópia (África) para se dar aos outros. De facto, conhecer outros povos (muito mais pobres que nós) sensibiliza-nos, mas, salientam-se aspectos positivos e foi isso que o Pe. Jorge partilhou connosco.

O assunto que mais me marcou foi a educação. A realidade dos dias de hoje é que muitos jovens estudam porque se sentem obrigados e muitos simplesmente preferem nem ir à escola por não quererem e por não lhes apetecer. Mas nem em todo o lado isto acontece. Na Etiópia as crianças querem aprender, gostam de ir à escola e quando têm oportunidade de o fazer sabem estar atentas… o esforço do dia-a-dia e a luta constante para ter alguma coisa fazem dos mais novos pessoas maduras e responsáveis, que conhecem as verdadeiras dificuldades da vida.

Também se destacaram as aventuras de carro do Pe. Jorge, os conhecimentos de medicina que foi adquirindo e a aprendizagem do amárico (língua oficial da Etiópia)…

Contudo, apesar das dificuldades, da pobreza e das diferenças, nestes anos de missão houve sempre uma força maior: Ele.

“O que fizerdes ao menor dos meus irmãos, a mim o fazeis”. (Mt 25,40)

Liliane Pereira

1 comentário:

  1. Olá a todos!
    Posso dizer que fiquei particularmente muito contente em ler este artigo.
    O Pe. Jorge foi uma "agradável" surpresa para mim.
    No dia em que recebemos os jovens pascoalinos em Covelas, tive a sensação que o Pe. Jorger seria tímido, mas enganamo-nos completamente!!
    Foi uma das pessoas que mais nos marcou!
    Sempre com um espectacular sentido de humor, uma palavra amiga, eu e a minha irmã tivemos o prazer de fazermos juntos a visita pascal e foi algo de muito bonito!
    A experiência de vida e as bonitas lições que aprendemos em cada homilia fazem do Pe.Jorge uma pessoa muito querida para nós.
    Aqui deixamos um beijinho e um obrigado por tudo!
    Ass: Gémeas de Covelas.

    ResponderEliminar