quarta-feira, 10 de junho de 2009

Dia de Portugal - Um Agradecimento, Um Presente

Na manhã de Quarta-feira, dia 10 de Junho (Dia de Portugal), o Presidente da Junta de Freguesia de Baguim do Monte, teve a honra de convidar os Baguinenses para uma sessão Solene comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Esta sessão comemorativa começou com o hastear da bandeira de Portugal enquanto os escuteiros de Baguim cantavam o Hino Português, honrando todos os presentes, seguido de uma breve introdução ao dia 10 de Junho, levada a cabo pelo representante do Partido Socialista ali presente.

Mas, o motivo ao qual muitas pessoas presenciaram esta iniciativa foi a condecoração do trabalho de dois Baguinenses, Teresa Silva e Paulo Rocha, que ingressaram nos missionários da Consolata em 1991 como JMCs, mais tarde como Leigos missionários da Consolata (também fundadores dos mesmos) e em Agosto de 2002, "finalmente" partiram em missão para a Tanzânia (um País que pertence á África Sub-saariana e faz fronteira com o Quénia), que durou até Junho de 2005.

Estes dois Missionários, que trabalharam em África, na ajuda do próximo, principalmente numa instituição de crianças órfãs e na promoção humana, foram congratulados e reconhecidos como um exemplo a seguir na sua forma e maneira de viver.

Esta cerimónia teve também uma parte dedicada aos estudantes seniores, que foram este ano finalistas nos cursos de Informática e Inglês, que a Junta de Freguesia oferece aos seus habitantes para o seu crescimento intelectual e cultural, denominado de Formação Conjunta.

Esta cerimónia terminou com um Porto de Honra oferecido pela Junta de Freguesia.

Paulo Mateus, JMC

7 comentários:

  1. Parabéns Teresa e Rocha...vocês merecem...

    ResponderEliminar
  2. Teresa e Paulo
    Sei perfeitamente que vocês vivem muito bem sem estas coisas. A vossa simplicidade e humildade comprovam o que digo. Mas esta atitude da Junta de Freguesia de Baguim do Monte (ainda que possa ser "conotada" com o ano eleitoral e as eleições autárquicas)para convosco, não deixa de ser um reconhecimento pelo vosso serviço missionário na Tanzânia. Se este prémio servir para dar mais visibiliadde a esta forma de estar na vida, na Igreja e no mundo, que venham mais!
    Bjs e abraços

    ResponderEliminar
  3. Ahh... mas que bem...
    A Teresa e o Paulo condecorados... sim senhor!!! ;))

    Merecem!
    Quer dizer... a Teresa mais que o Paulo! Ela devia receber o prémio em dobro... só pla paciência que tem que ter pra aturar o Paulo... eheheh
    Brincadeirinha!:)

    Gosto mto dos dois... Um grande exemplo!
    Beijinhos,

    Marlene*

    ResponderEliminar
  4. Parabéns a todos por esta iniciativa. Força Paulo e Tersa...continuem colorindo a vossa vida com a missão.

    ResponderEliminar
  5. Parabens Rocha, teresa e rebentos! :D

    ResponderEliminar
  6. Boa, Teresa e Rocha.

    Fico mesmo feliz com a notícia.

    Parabéns aos dois.

    Abraços
    Ketta

    ResponderEliminar
  7. de tudo isto, o que salta mais á vista é o rochinha de fatinho... ;)
    A condecoração tardia, vale pela intenção mas maior do que esta foi a condecoração da Missão que muito lhes tem a agradecer...
    Obrigado!

    Mimi nakupenda sana!!!

    Copi, LMC

    ResponderEliminar