domingo, 12 de julho de 2009

Reposição da Justiça...

Bispos bascos pedem desculpa pelo silêncio sobre a morte de 14 sacerdotes ao tempo de Franco.


Ponho esta lembrança, pela lembrança dos Bispos bascos que lembraram quem a grande Hierarquia da Igreja esqueceu...

Para quem não percebeu, lembro que uma das mais significativas visitas do actual Papa Bento XVI foi a Espanha, e nesta visita, canonizou uma série de mártires da guerra civil espanhola, que certamente o mereceriam. A grande questão foi que o Papa apenas canonizou os mártires de um dos lados, os apoiantes das forças conservadoras daquele que se veio a tornar Generalíssimo Franco, ditador de Espanha durante várias décadas. Mas os mártires também existiram do outro lado, das forças republicanas, e que morreram às mãos de Franco.

São esses que os Bispos bascos quiseram lembrar...

Paz às suas almas...

Tiago Santos

8 comentários:

  1. Não percebi uma coisa Tiago, o Papa canonizou uma "série de militares" apoiantes de Franco? Mais uma coisa, a data que está no Diário de Notícias, de onde retiraste a notícia está mal, visto que a Guerra Civil Espanhola foi de 1936 a Abril 1939 e não de 1939 a 1945 (2ª Guerra Mundial). Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Paulo, se leres bem vês que é martires e não militares que ele canonizou. Penso que essencialmente foram pessoas ligadas à Igreja que morreram às mãos das forças republicanas. O que quero lembrar com este artigo é que haviam católicos dos dois lados, e também morreram padres às mãos dos nacionalistas de Franco.

    Como diz um Padre que muito gosto de ouvir: nenhum dos lados da política tem o monopólio da religião...

    ResponderEliminar
  3. @Tiago, pareceu-me oportuna esta tua chamada de atenção para esta acção - a meu ver muito oportuna - dos bispos bascos, de modo a repor um certo equilíbrio e uma certa justiça na História.
    Também à hora de escolher a quem beatificar ou canonizar se tomam decisões. Que, nem sempre são decisões 'inocentes'. E até esta tomada de decisões podem ter como base a opção por determinadas ideologias. Sim!.. que também as há no seio eclesial. E o importante é que, se em determinados casos são motivo de exclusão, aí aparece o evangelho a dizer-nos que devemos incluir... os excluídos.
    Caritas in Veritatis!... também se aplica aqui.
    Obrigado, bispos bascos!

    ResponderEliminar
  4. Perdoem-me este comentario , se tiver que ser , mas os padres/sacerdotes antes de o serem são pessoas com a sua propria maneira de pensar , agir , sentir e , regem-se por determinados codigos de ordem etico-moral-politico.
    como tal , isso influencia a sua perspectiva sobre o mundo e como devem agir perante certas situaçoes .
    se houve padres ou catolicos a lutar por / contra Franco isso é relevante , pois como anteriormente disse , antes de serem cristãos , são cidadãos , que lutam , por aquilo em que acreditam.
    O mais surpreendente desta noticia , foi e é o Secretismo que se fez , só por causa da sua orientação religiosa , isto , se me permitem a expresão é deploravel .
    Pois a Igreja ( falo também por mim , pois também , sou Igreja) que prega a Verdade , a Caridade , a Iguladade entre os Homens de Boa Vontade , através dos seus sacerdotes , voltou mais uma vez a cometer o mesmo erro de há seculos atras .
    certo que ela(Igreja) é constituida por Homens Fracos , isto é de senso comum, todavia penso eu , que um não-catolico , não teria problemas em fazer mais cedo , o que os bispos bascos fizeram , caso fosse esse o caso .
    Por isso , eu gosto sempre de me lembrar da frase que ouvi a uns tempos dum Sacerdote da Consolata que dizia "de palavras esta o Mundo cheio , o que é necessario é obras "
    Paz e Bem
    Paulo Ferreira j.M.C Norte

    ResponderEliminar
  5. De facto, mesmo por cá, no Portugal do estado novo, assistimos à colaboração estreita entre a igreja e o estado e, no entanto, eram frequentes as histórias dos sacerdotes que se insurgiam contra a ditadura. Corroborando o que afirmou o Paulo, acima de tudo um sacerdote é pessoa (de pleno direito) e tem direito a afirmar a sua posição.
    Se bem que recentemente assistimos à polémica dos 2 sacerdotes que foram "impedidos" de concorrer às legislativas pelo bispo da sua diocese.
    Não farão eles um bom trabalho pastoral estando, também, à frente de um cargo público?

    ResponderEliminar
  6. olly , se me permites concordo contigo relativamente a essa pergunta , mas e só com bases do que eu sei e tu , há falta de sacerdotes em todo o mundo e , a Igreja quer que eles se dediquem de corpo e alma á sua diocese , daqui vem a famossisima pólemica do celibato (para se dedicarem mais a sua paroquia , etc)
    todavia também acho que um sacerdote possa ser vereador ou quem sabe ministro , mas no seu cargo politico , teria de "prescindir" do seu sacerdocio , pois actuaria como polito e não como padre , mas isso levanta outras questões , pois as outras pessoas , não muitas vezes veriam a sua atitude como sendo de padre e não politico .
    e também não podemos esquecer que se ele fisseze algo de ilegal a imagem da Igreja , iria ficar fortemente afectada .
    O que te quis disser com isto tudo , é que como nos ensina a História , muitas vezes , Religião e Politica "não se dão bem " , isto é, é necessario fazer ver as outras pessoas que , tal como disse alteriormente , antes de serem padres , são homens (de pleno direito), como disseste e , antes de serem politicos são padres , não leigos , como eu e tu , mas padres logo isso influenciará em muito a sociedade .
    desculpa se foi muito confuso.

    paz e bem
    Paulo Ferreira J.M.C Norte

    ResponderEliminar
  7. Não foste confuso e concordo, tens razão, não tinha pensado nesse aspecto.
    O sacerdote é, cada vez mais, um conselheiro/psicólogo/etc e, como tal, deve manter tanto a sua idoniedade como a imparcialidade (seja cor política ou outra coisa qualquer) sob pena de perder a confiança do seu "rebanho". Mais chato ainda é cair numa situação em que não pode atender alguém porque tem agendada uma reunião de câmara (por exemplo).

    Ainda hoje estive a ler um artigo em que os bispos portugueses se queixavam de que os sacerdotes se tinham "distanciado" dos seus paroquianos e que era imprescindível reconquistar esse espaço perdido...

    ResponderEliminar
  8. bem , como diz o velho adagio " cada macaco no seu galho"
    pax e bem

    paulo ferreira j.m.c

    ResponderEliminar