terça-feira, 20 de outubro de 2009

Os 'maus costumes' de Saramago

Saramago gosta de uma polémica. Está-lhe no sangue. E está no seu direito. As declarações polémicas foram, agora, proferidas a propósito do lançamento mundial de ‘Caim’, o novo livro do Nobel português. (ver aqui)

A dúvida está no ‘timing’ escolhido. Há quem lhe aponte o oportunismo do marketing que, para fazer o milagre da multiplicação da venda de exemplares deste novo livro, acabadinho de sair, nada melhor que fazer falar dele e do seu autor. A fórmula publicitária está comprovada e funciona. Bem ou mal, mas falem de mim!

Entre outras coisas, diz ele que “a Bíblia é um manual de maus costumes e o pior da natureza humana”.

Não sabe Saramago que a Bíblia tem tudo o que a natureza humana tem, sem tirar nem por? É a condição humana nas suas tensões, na sua verdade.

Na Bíblia está o ser humano tal como Ele é. E é com esse ser humano que Deus vai fazer caminho. Deus é autor da Sagrada Escritura, mas o homem também é. Ali estão as histórias reais da vida de um povo, aliás, de muitos povos. É um livro que atravessa milénios, acompanhando a própria história da humanidade, tal como ela é: nua e crua, sem o “Photoshop” de uma mão, a esticar aqui, a retocar ali, a corrigir acolá, como faz Saramago com os seus livros, antes de os publicar.

Por outro lado, parece-me que o autor de livros como ‘Memorial do Convento’ tem pouca legitimidade, ou mesmo credibilidade, para falar de religião. Ou talvez tenha a mesma que tenho eu para falar da complexidade do processo da procriação assistida. Nenhuma, ou quase!

Caro Saramago, não queria terminar este texto sem lhe oferecer, tirado desse livro “de maus costumes” apenas uma belíssima página: as Bem Aventuranças, do evangelho de Mateus. (Mt. 5, 3-12). Se não for muito pedir, leia, em especial, e com coração disponível, o versículo 8: ‘Felizes os puros de coração, porque verão a Deus’.

Albino Brás

40 comentários:

  1. Mas ele só sabe dizer disparates?
    De cada vez que abre a boca é só disto ou comparado... sinto pena e vergonha, este tipo de declarações apenas envergonham portugal e os portugueses.

    ResponderEliminar
  2. Acho que José Saramago so quer mesmo que falem dele...."mal ao bem mas falem"...

    Ao ver a noticia na tv e a ler nos jornais deu-me vontade de rir e chorar!!!

    A Biblia é um exemplo de maus costumes?!?!?

    Lá, esta explicito o amor que Deus e o Seu filho têem pelos homens....mostra o homem tal e qual como ele é!!! Ou melhor, como nós somos!!!!

    Eu ja tentei ler o "Memorial do Convento", mas não passou disso!!! Aquilo é uma atrapalhação!!!! Tudo ao molho e fé em Deus!!!

    Acho que esse Senhor tem algumas coisas a aprender com a Biblia, nem que seja a escrever!!!

    ResponderEliminar
  3. Razão tem Manuel Morujão, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa quando (reagindo às declarações de Saramago)advertiu, com muita sensatez, que “estamos em tempo de diálogo, não de confrontação de ideologias ou religiões”.

    Nando

    ResponderEliminar
  4. Esse senhor que fala de religião como quem está a falar de algo que é demoníaco, macabro e até um entrave para o desenvolvimento humano.

    Um homem que se assume ateu, que não frequenta nenhuma religião, que sabe ele sobre o assunto?

    Um homem que se diz comunista,Já se esqueceu dos crimes que foram e continuam a ser cometidos em países comunistas?

    ResponderEliminar
  5. Espero que seja apenas mais um golpe publicitário (exemplo do Dan Brown) senão, vindo de um homem de letras*, aquelas declarações apenas vêm ridicularizar ainda mais a pessoa de Saramago.
    Se ele já tem um vasto currículo de chorrilhos e disparates então este é a cereja no topo do bolo.

    (*) Alguém que se afirme como homem de letras sabe que, mesmo a bíblia, tem de ser vista com outros olhos que os de um historiador/investigador.

    ResponderEliminar
  6. Deixo o mesmo comentário que deixei no Que é a Verdade.

    É no momento em que homens letrados e de bem, dizem barbaridades, que oiço a voz de JESUS:

    " Pai, perdoa-lhes que eles não sabem o que fazem".

    A Paz de Cristo.

    P.S.: Gostei e voltarei.

    ResponderEliminar
  7. Quanto mais comentam mais razão dão ao sr nas criticas que faz...

    ResponderEliminar
  8. Oh P Albino, no Memorial o Saramago até é bastante elogioso em relação ao único padre avançado para a altura e que os outros trataram de considerar herege por querer voar...

    ResponderEliminar
  9. "no Memorial o Saramago até é bastante elogioso em relação ao único padre avançado para a altura e que os outros trataram de considerar herege por querer voar..."

    Mas é o único, no resto do livro as críticas ao clero são mais que muitas.
    Começando pelos "franciscanos interesseiros" que aproveitaram o desejo do rei para arranjar fundos para a construção megalómana do mosteiro.
    Passando pelas descrições sempre depreciativas das "procissões que passam em delírio". Estou-me a esquecer da própria mãe de Blimunda, assassinada pela inquisição e tantos outros exemplos.
    A personagem do padre Bartolomeu, na obra, existe para dar ênfase à opressão clerical cega e não para elogiar a posição que representa.

    Saramago, tem todo o direito de pensar como pensa, a minha crítica vai apenas no sentido de que, como figura pública e como laureado com um prémio Nobel, deveria estar à altura de tal homenagem, não fazer disso um pretexto para descambar por aí abaixo a dizer todas as barbaridades que lhe vêm à cabeça. Se eu tentar ler a Bíblia com olhos críticos encontro lá milhentos exemplos de como não se deve viver na fé. Mas se a interpretar com olhos de fé (até mesmo de escritor, como ele é) é-nos possível encontrar guias para uma vivência recta... e esses "maus exemplos" não passam disso, de avisos de como não se deve viver.

    ResponderEliminar
  10. @Tiago, eu citei o "Memorial do Convento" neste texto, só e apenas, para vincular ao autor alguma das suas obras. Não pretendi com isso fazer qualquer juízo de valor sobre esse livro do Saramago. Aliás, citei esse porque é consenso geral que é uma das obras mais bem conseguidas (em todos os aspectos) pelo Nobel português. E eu até acho que é, literáriamente, um bom livro.

    ResponderEliminar
  11. Cara Maria, e a inquisição, ou os franciscanos interesseiros não existiram?

    ResponderEliminar
  12. A minha opinião é apenas esta:

    Eu não gostei das declarações do Saramago. Simples, não gostei e acho que ele não sabe muito bem o que está a falar.

    Mas, e há um mas, ele não mente assim tanto. Não vale a pena dizer que ele não percebe porque não olha com os olhos da fé e tal e tal. Muitos dos actos da Igreja que ele critica nos seus livros são mais que reais e deviam de envergonhar qualquer cristão. João Paulo II concordou com isto...

    É alguém que tem direito a dizer o que pensa, por mais disparatado que achemos. Se dizemos que ele não conhece a biblia, nós conhecemos? E se queremos que ele vá ler a biblia vamos nós então ler o livro dele também para criticar. Esquecemo-nos que a Biblia é o livro mais vendido do mundo mas é só o mais lido é o Alcorão.

    Há uma série de questões a ter em conta. Mais do que responder que Saramago é ignorante e estúpido. O homem está numa apresentação de um livro dele em Penafiel. Deixo-no falar e pensemos antes nas razões que o fazem pensar aquilo, se é assim tão falso o que ele pensa e por último pensemos na diferença efectiva que temos em relação aos outros como Cristãos.

    Tudo o resto é Lana Caprina...

    ResponderEliminar
  13. Há que entender as palavras de Saramago como palavras de um ATEU que é. E para um ateu, o fenómeno religioso é encarado como alienação, estruturas de poder ou superstições, que não humanizam e que, por isso, têm de se eliminar.
    É claro que ele não sabe o que diz, porque o que diz é apenas a sua visão de ateu.
    A forma de entender a fé é diferente de pessoa para pessoa, consoante seja cristão, liberal, ateu, ou teocrático.
    Os ateus e os teocráticos estão nos extremos, são os radicais. Para os primeiros não há Deus e para os segundos tudo é permitido fazer em nome de Deus.

    Se somos cristãos, sigamos a Cristo sem medo do que nos possam acusar e sem problemas de ouvir opiniões divergentes.
    Pena é que alguns ditos cristãos fiquem abanados por palavras loucas assim, pois esses eu incluí-los-ia mais no grupo dos liberais que acham que a fé é do domínio privado e pessoal de cada um, e nestas situações nem sabem bem o que pensar...

    Lembrei-me da oração de Sta Tereza:
    "A Jesus Cristo segue com peito grande e venha o que vier
    Nada te perturbe."

    Obrigada pelas palavras lindas no meu Partilhas.

    Gostei de passar por aqui. Vou colocar um link :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. "Cara Maria, e a inquisição, ou os franciscanos interesseiros não existiram?"

    Claro que existiram, e infelizmente ainda existem e existirão. A minha explicação foi apenas do ponto de vista literário se bem que existe muita da ideologia de Saramago reflectida nessas instituições (em qualquer obra dele).

    Não critiquei, nem critico, a tua observação, apenas me pareceu que estavas a extrapolá-la para a realidade quando não passa de uma referência literária. A personagem do padre foi propositadamente escolhida, não para defender o padre enquanto classe, mas para demonstrar a perseguição cega que havia então sem olhar a quem (exemplo da inquisição).

    ResponderEliminar
  15. O Alcorão é o mais vendido, o mais recitado e, podemos até afirmar (com reservas) o mais lido, o problema é que, ao contrário da Bíblia, que é estudada e constantemente revista por exegetas, o Corão nem por isso, senão vejamos:
    O corão deve ser recitado em voz alta e decorado como forma de oração (não compreendido).
    Não existem exegetas a estudá-lo porque é considerado contra natura e contra a própria vontade de Alá esmiuçar os versos sagrados.
    Sejam os muçulmanos ingleses, mexicanos ou chineses, o Corão deve ser recitado (não lido) no seu texto e língua original... melhor, decorado (desde a mais tenra idade).
    De que serve aos muçulmanos decorarem o seu livro sagrado se a maior parte não sabe o que querem dizer aqueles versos?

    Para mim, é dos livros mais ricos de conteúdo mas está vedado ao conhecimento para a maior parte dos fiéis. É pena e tem levado a actos extremistas...

    ResponderEliminar
  16. Sim caro anónimo, tem toda a razão no que diz, deixo apenas uma lembrança para todos:

    O cristianismo e a liberdade que temos nos países de maioria cristã é devido a muitas pessoas, e muito poucas dessas pessoas eram cristãs...

    Em todas as religiões existem fundamentalistas, na Cristã também. Se somos cristãos que não crêem na Biblia como livro de história e não fazemos muitas das barbaridades que lá vêm escritas, ainda bem, mas há cristãos que o fazem, que também matam por crenças bacocas.

    O Marxismo sofre, a meu ver, o problema de se ter tornado, para muita gente, uma religião, mas temos de ter em atenção também isso, como dizia um bem conhecido bispo português, o Marxismo teve a força que teve porque o Cristianismo não soube ao longo de séculos assumir o seu papel de protecção dos mais fracos e dos excluidos. Há tanta coisa que nos deve fazer pensar naquela opinião de Saramago que me obriga a olhar para mim próprio e a reflectir no que eu sou como pessoa e no que somos como cristãos que me impede de atirar qualquer pedra...

    As declarações de Saramago geram-nos mal estar pelo medo que temos da sua possível verdade...

    ResponderEliminar
  17. Só tenho a acrescentar, mais do que o livro o que me escandalizou foi as declarações na apresentação do mesmo!!! Pareceu-me uma provocação publicitária! Um modo barato de fazer publicidade!!!!!!
    Quanto as questões em relação ás razões de Saramago só digo o seguinte, do Passado reza a história!! Senão teremos de relembrar muitas barbaridades cometidas não só pela Igreja mas por todas as instituições existentes no mundo!
    Cada vez que se defende a Igreja lá vem a história da Inquisição, das Cruzadas etc.
    Nem os comunistas são tão atacados pelo seu passado como a Igreja!!!!!
    E não cometeu menos crimes!!!!

    ResponderEliminar
  18. (...) Sur­preende pois que o sr. Sara­m­ago, em vez de invec­ti­var o mon­stru­oso fun­da­men­tal­ismo islâmico, pelo modo como desuman­iza as mul­heres, pro­screve as artes fig­u­ra­ti­vas, cen­sura o pen­sa­mento cien­tí­fico; em vez de denun­ciar com necessária lucidez as bar­bari­dades soci­ais do hin­duísmo, com a sua mul­ti­dão de intocáveis; em vez de se encar­niçar con­tra todas aque­las religiões não-Ocidentais ou anti-Ocidentais, nen­huma delas menos obscu­ran­tista que o cris­tian­ismo, qual­quer uma bem mais repres­siva do que a que nos coube em sorte; em vez disto, o sr. Sara­m­ago incomoda-se com as ale­go­rias bíbli­cas, com os dita­mes daquele Deus dos deser­tos, esque­cendo que essas gravuras rupestres já muita teolo­gia as reco­briu e ainda hoje se vai fazendo. Ape­sar de tudo, o nosso Deus é o menos mau dos deuses.

    Eu sou um ateu medu­lar. Mas tenho a graça de viver numa civ­i­liza­ção em que a Igreja não inco­moda salvo algu­mas questões – sim, a luta con­tinua… Porque havia de morder a mão histórica que me ofer­e­ceu tamanha e inusi­tada liber­dade? Não faria eu mel­hor defendê-la dos seus inimi­gos? Não seria acto de gen­erosi­dade aju­dar out­ros povos desse grande mundo a alcançá-la?

    Deplore­mos o sr. José Sara­m­ago, ele vive iso­lado no meio do mar, rodeado dos fan­tas­mas que criou, cer­cado pelo pas­sado que ruiu. Lem­bra uma per­son­agem de Tomaz de Figueiredo.

    http://www.etudogentemorta.com/2009/10/sobre-a-cegueira/

    Cito porque também penso isso

    Nando

    ResponderEliminar
  19. Um pouco de Bíblia, retalhada, cosida e interpretada ao gosto popular, uma pitada de teoria da conspiração, mais a Inquisição, inveja a Roma, anti-papismo primário, insinuações pornográficas, umas manchas de incesto e parricídio, mais histórias de seminário e crimes do Padre Amaro e eis que temos sucesso editorial garantido, de Dan Brown a Saramago. A receita vence desde o século XVIII. As pessoas gostam do sórdido, escaldam de entusiasmo com grandes mentiras, inebriam-se com o apedrejamento de tudo quanto inspire ordem, hierarquia e autoridade.
    (...)
    Depois, Saramago sofre de monomania religiosa, de doença da santidade invertida. Se literariamente é hoje um zero, também não possuiu qualquer autoridade em "Ciências da Bíblia". É um amador e como todos os amadores possui atevimento proporcional à ignorância. Tenho a absoluta certeza que o homem não sabe uma palavra em latim, nunca leu um tratado de apologética e desconhece coisa tão elementar como a Enciclopédia Católica. Depois, por tudo o que vai dizendo - deixai falar um ignorante, pois nunca devemos impedir um tolo de se enredar nas suas próprias palavras - parece confundir Teologia, Bíblia e História Eclesiástica. Se, em vez de o atacarem, o confrontassem com o seu [des]conhecimento, melhor serviço fariam. Infelizmente, parece haver uma lei de ouro nestas lutas sem interesse e sem consequência.
    (...)

    http://combustoes.blogspot.com/2009/10/deixai-falar-o-pobre-saramago.html

    Também achei esse texto interessante e pror isso posto aqui

    Nando

    ResponderEliminar
  20. Faço minhas as citações anteriores.
    É-lhe estremamente fácil (a Saramago) atirar pedras ao telhado do vizinho, porém ele esquece-se que o telhado de sua casa tem, também ele, telhas de vidro. Ou será por esquecimento que ele nunca proferiu uma só palavra em relação às barbaridades cometidas pelos regimes comunistas que ele apoia?

    Que atire a primeira pedra quem nunca pecou... é a citação do livro de "maus costumes" que dedico a este "senhor".

    ResponderEliminar
  21. Eu concoro com Saramado.

    Na verdade a biblia não passa de textos escritos pelos humanos, o que faz dela ser assim tao sagrada e verdadeira?

    Toda a igreja catolica é nada mais do que um orgao que vive para o dinheiro. Para isso basta saber que é o estado mais rico do mundo.

    Se acreditao assim tanto na fé como podem acreditar que pagar missas, com dinheiro criado pelos humanos, pode salvar almas?

    Podem acreditar na fé, por mim da-me igual, não sejam é estupidos ao ponto que dar dinheiro para se salvarem!

    ResponderEliminar
  22. @Anónimo:
    Podes pensar o que quiseres, no entanto acho que estás a ver as coisas um pouco distorcidas. O teu conhecimento acerca da igreja católica é um pouco limitado nesse aspecto, devias informar-te um pouco melhor acerca do que afirmas.
    A não ser que apenas digas isso para criar polémica! Se for isso, ignora o meu comentário, da mesma forma que o teu será ignorado.

    ResponderEliminar
  23. Caro Anónimo, a religião, a Igreja, é muito mais do que pagar as intenções da Eucaristia para salvar almas! Sim, porque as Missas não se pagam, o que se paga é a oração pela alma de alguém que já faleceu, ou está a passar um momento menos bom. É um convite a todos os presentes na Eucaristia a rezar por essas pessoas!
    Alem do mais o dinheiro das intenções não é para o Padre, é para a Paróquia! Para poder suportar toda uma série de despesas da Igreja local! Sim porque as Paróquias também pagam electricidade, agua, impostos e claro, o ordenado do Padre. Ao contrário do que muita gente pensa, as Paróquias têm um organismo que se chama conselho económico, composto por um determinado número de elementos! O Padre não dispõe do dinheiro a seu bel-prazer! Tem que dar contas ao conselho económico, que são os representantes da comunidade!!
    A Igreja Católica, por muitos defeitos que tenha, foi e é o garante de muitos e bons princípios morais, sociais e culturais.
    A humanidade, muito em especial todo o Ocidente, tudo o que hoje é socialmente, culturalmente e até moralmente o deve á Igreja! Sem Igreja, sem religião, o que seriamos nós hoje?
    Não ser religioso, ser ateu, é um direito de todo e qualquer ser humano!
    Agora, falar mal, ser grosseiro e até mal-educado, só porque não partilha das ideias e opiniões da Igreja, dos crentes, da religião? Isso é próprio de alguém que não quer ouvir a opinião dos outros, que se acha dono da razão!

    ResponderEliminar
  24. Já trouxe aqui, para o espaço dos comentários, algumas interessantes citações. Hoje li coisas a respeito que vou também transcrever, com os devidos créditos, claro! Todos tirados do jornal Público:

    Helena Matos (colunista desse jornal):
    "Arranjar uma polémica com a Igreja Católica é um investimento com risco zero e grande retorno mediático".

    Trecho de uma carta ao director:
    "Saramago afirmou que Deus não existe, mas não lhe sai da cabeça!"

    Nando

    ResponderEliminar
  25. Mesmo a 2000 km de distancia não fiquei indiferente aos comentarios deste Sr. que infelizmente ainda não teve a coragem de renunciar à cidadania Portuguesa, como ameaçou fazê-lo aqui há uns anos.
    Desde o primeiro momento tive a nitida impressão que o que ele quer é tão só fazer vender o livro. Nada como criticar a Igreja e os cristãos num país maioritariamente Cristão.
    Assim, há uma certeza, o livro vai vender nem que seja por todos aqueles que agora ficaram curiosos em saber o porquê desta polémica toda.
    Assim, peço a todos vós que sois cristão como eu (e do qual muito me orgulho) não vos afligeis com o que dizem. De Pessoas como este Sr. Saramago, já Cristo nos alertou há mais de 2000 anos.

    Teresa

    ResponderEliminar
  26. Oh João, volta e meia voltas ao mesmo argumento de que o ocidente deve muito à igreja catolica, mas será que ainda nunca te explicaram que se houve alguma coisa que nos atrasou mais durante grande parte da historia?

    Outra coisa?Onde é que vocês ouviram o homem a ser mal educado ou grosseiro?disse que não concordava com a biblia e que a considerava um manual de maus costumes, não sei onde está o insulto...

    Quanto ao pagar para as missas e para salvar as almas, nunca compreenderei também, e não me digam que é pra pagar a luz...o que se tornou foi uma actividade economica. Neste momento vendem-se missas...

    JustMe, não sei se a opinião do anónimo é assim tao distorcida, a igreja tem demasiado dinheiro e tornou tudo num imenso negócio...

    Maria, acusar o Saramago de não conhecer a Biblia mas depois mostrar que não conhece saramago tira-lhe alguma credibilidade. Eu já o ouvi criticar os sistemas politicos comunistas da Coreia do Norte e de Cuba...

    Nando, cuidado a falar do islamismo também, como disse D. José Policarpo, não nos fazia mal nenhum ler o Alcorão para depois podermos dizer que uma religião desumaniza alguma coisa...

    Por ultimo deixo uma citação:

    «Não sabeis que ler muito a Biblia prejudica a religião católica?»

    Interessante pensar que foi o Papa Paulo V a dize-lo...

    ResponderEliminar
  27. Atenção porque também eu não concordo com o que diz Saramago...Também não acho de todo que a Biblia seja um catálogo do pior da natureza humana e acho que Saramago não percebe o Deus de amor que perdoa Caim...

    Mas peço-vos a todos que não o critiquem gratuitamente...Caro Nando, fez bem em buscar o comentário do combustões porque é o exemplo claro do que eu discordo na critica a saramago - criticar dizendo que ele é ignorante, que não conhece isto e aquilo...Isso não é nada!

    Cada critica deve-nos fazer olhar em retrospectiva e ver várias coisas que realmente nós cristãos não mostramos como claras e que se calhar devemos mudar. Se acusamos o homem de não saber que os Cristãos não consideram a Biblia um livro de História, temos de nos lembrar por exemplo que só à uns 10 anos é que Galileu é reabilitado pela Igreja e se reconhece a teoria heliocentrica de copernico e outros...

    O que Saramago nos deve fazer não é comichão: é pensar...

    ResponderEliminar
  28. "Oh João, volta e meia voltas ao mesmo argumento de que o ocidente deve muito à igreja catolica, mas será que ainda nunca te explicaram que se houve alguma coisa que nos atrasou mais durante grande parte da historia?" - Talvez sim. Não desminto mas os valores ficaram.

    "Outra coisa?Onde é que vocês ouviram o homem a ser mal educado ou grosseiro?disse que não concordava com a biblia e que a considerava um manual de maus costumes, não sei onde está o insulto..." - O insulto foi feito à Bíblia, manual de todos os cristãos (católicos ou não). É a mesma coisa que insultar o Corão, com as devidas consequências que todos conhecemos.

    "Quanto ao pagar para as missas e para salvar as almas, nunca compreenderei também, e não me digam que é pra pagar a luz...o que se tornou foi uma actividade economica. Neste momento vendem-se missas..." - Acha? Faço meus os argumentos do João. Seja prático, não critique de ânimo leve.

    "JustMe, não sei se a opinião do anónimo é assim tao distorcida, a igreja tem demasiado dinheiro e tornou tudo num imenso negócio..." - É a igreja ou o mundo que obriga a ter o dinheiro como deus supremo? A igreja é uma máquina que precisa de sustentar tanto os funcionários como os próprios consagrados, de sustentar as obras de acção social que apoia. Consegue fazê-lo sem dinheiro? A prova disso são as contas do Vaticano para 2008 terem terminado com saldo negativo.

    "Maria, acusar o Saramago de não conhecer a Biblia mas depois mostrar que não conhece saramago tira-lhe alguma credibilidade. Eu já o ouvi criticar os sistemas politicos comunistas da Coreia do Norte e de Cuba..." - É? Apenas o "ouvi" afirmar que Cuba lhe tinha "desfeito os seus sonhos" e que não mais seria apoiante desse regime quando, em 2002, as autoridades cubanas assassinaram 3 dissidentes que tentavam fugir para os EUA. No entanto, em 2004 foi lá com toda a pompa e circunstância, honras de estado e tudo, afirmar que o ideal cubano era tudo para ele e reafirmou o seu apoio condicional a Cuba e ao regime (Madalena política? Ou, tal como agora, apenas quis vender o livro que ia lá lançar?). 16000 cubanos assassinados é aceitável, 16003 já não, haverá algum limite de mortes para um comunista deixar de apoiar o seu ideal político?

    "Nando, cuidado a falar do islamismo também, como disse D. José Policarpo, não nos fazia mal nenhum ler o Alcorão para depois podermos dizer que uma religião desumaniza alguma coisa..." - Não comento, está a descontextualizar apenas.

    «Não sabeis que ler muito a Biblia prejudica a religião católica?»

    Interessante pensar que foi o Papa Paulo V a dize-lo... - Descontextualização. Tem piada, a arma dos pseudo-críticos e dos fundamentalistas.

    Como já alguém lhe disse, tem a eloquência de um político nato. Muitas palavras bonitas, mascaradas com uma leve dose de pseudo-conhecimento do que afirma mas, a falta de bases e conhecimento sobre o que fala tornam as suas declarações vazias e não convencem ninguém.
    Ter disparado em todas as direcções não abonou muito em seu favor.

    Dou-lhe, porém, o benefício da dúvida ao ver que se excedeu, retratando-se no comentário seguinte.
    Nota-se que tem o ímpeto da juventude, agarra-se é às causas com demasiado coração, o que o impede de ver as coisas com a objectividade necessária para ser um bom crítico. :)

    Como já disse, gosto de ler os seus comentários, mas por vezes excede-se, aprenda a controlar esses sentimentos e tem futuro como pessoa e, quem sabe, como bom cristão.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  29. Eu respondo-lhe simplesmente assim: Saramago tu tens toda razão, só que te enganaste numa palavra só. Em vez de catálogo devias ter dito Revelação. Deus revela, desvenda os maus costumes do ser humano de muitas maneiras. Até no Saramago quando ele fala desse jeito.
    p. Joaquim Gonçalves (Brasil)

    ResponderEliminar
  30. Caro Tiago, tranquiliza-te. Parece que metes os pés pelas mãos. O que dizes num post pareces desdizer no post seguinte. Menos emoção e mais razão, menos arbitrariedade e mais lógica de raciocinio, por favor.
    Saramago foi deselegante e ponto final. Generalizou, o que é feio, para mais num homem que se diz defensor de grandes causas e tolerante.
    Saramago quis escolher, da Bíblia, apenas uma parte (a da violência), sacrificando o todo, confundindo a árvore com a floresta. Só lamento que tenha escolhido a pior parte.
    O teólogo Anselmo Borges disse o que tinha que ser dito: "A Bíblia tem que ser lida como um todo, e o todo é a salvação".

    Nando

    ResponderEliminar
  31. http://cronicasdeumaperegrinacao.blogspot.com/2009/10/o-deus-do-amor-e-o-odio-de-saramago.html

    ResponderEliminar
  32. Como eu esperava de si Maria, o ar de quem diz que sabe muito, que os outros são jovens e que por isso ainda lhes falta saber muito e atacar a dizer que são ignorantes...Quando não lhe apetece explicar-se diz que é descontextualização...

    Os cubanos matam muita gente e os comunas são maus. Falamos da inquisição e acusam que se volta sempre ao mesmo.

    O negócio da Igreja?Não me venha dizer que soi ignorante...Basta dar-lhe o nome de um papa recente que lutou contra isso que eu digo no comentário. Já ouviu falar do banco ambrosiano e do que o papa João Paulo I lutou contra as fraudes que o vaticano fazia com lucros chorudos para alguns membros da curia romana?Ah a Igreja gasta muito dinheirinho com os pobrezinhos?E com Báculos é prata para os bispos não gasta?

    Quer saber as principais heranças que temos da Igreja católica?O atraso de todos os países que ficaram agarrados a ela...Portugal, Espanha, Itália, em comparação com os países nórdicos. Vale a pena ler a esse respeito as Causas da decadência dos povos peninsulares...Mas alguém aqui não sabe que se não tivessem havido pessoas não religiosas nas alturas certas a pôr em xeque a igreja nós hoje tinhamos as sociedades ao nível daquelas islamicas que vocês tanto gostam de criticar?

    Quanto ao criticar de animo leve, oh amiga Maria...é o vosso cristianismo dogmático que não questiona nada que eu critico. Criticar de animo leve é o que vocês estão a fazer com o Saramago...

    ResponderEliminar
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  34. Concordo com alguns aspectos que refere.
    É próprio da juventude reagir como reage, é bom fazê-lo, mas como disse tente conjugar a razão com o impeto do momento e sairá enriquecido desta vida.

    A descontextualização que critica voltou a estar presente neste ponto:
    Está a colocar alhos e bogalhos no mesmo cesto. Não deve nem pode (ainda bem) comparar uma inquisição (cujo auge das suas perseguições desumanas ocorreu algures há 200 anos atrás) e a barbárie de regimes que, infelizmente, são actuais (sec.XXI).

    Não pode dizer que a Igreja é o Vaticano, da mesma forma que não pode afirmar que a China é Hu Jintao. Retirar frases ou acontecimentos do seu contexto é o mesmo que dizer que todos os muçulmanos são fundamentalistas (pegando em temas já debatidos aqui).

    A Igreja é causa de atraso da sociedade? Concordo. Mas, mais uma vez, há padres Bartolomeus que conseguem fazer voar as suas passarolas voadoras e mudar o rumo da história.

    Sabe quais os dogmas do cristianismo?
    Consegue enumerá-los e afirmar (não de ânimo leve) que estes não merecem sê-los? Se sim, sob os olhos do cristianismo, você não o é.
    O cristão que se preze não é, nem deve ser passivo. Se se informar detalhadamente acerca da história da igreja vai ver que tudo foi (e continua a ser todos os dias) questionado (incluindo os próprios dogmas).

    Você tem uma qualidade enorme que não deve desperdiçar,que é própria da juventude e que infelizmente se vai desvanecendo com o passar dos anos, é questionador e inconformista. Agarre-se a ela mas refreie os seus ímpetos e deixe que esta seja guiada pela razão (tive oportunidade de ler o comentário que apagou, não é esse o caminho que vai fazer de si alguém "grande", pois dá para notar que tem tudo para o ser),ter apagado o comentário foi, este sim, sinal de maturidade, razão pela qual ignorei também a sua primeira frase deste seu comentário.

    Aparte: Só tenho pena ser tão crítico com a igreja e não o ser com os "amigos" que referiu há tempos, esses também têm o rabo preso. Apenas têm a capacidade de pintar quadros cor de rosa por forma a cativar gente como você.

    Amigos?

    ResponderEliminar
  35. Este vai ser mesmo o último comentário sobre este assunto! Só o faço para partilhar este artigo convosco, um artigo com o qual me identifico e sob escrevo!! Então vejamos:

    “Foram afirmações de ignorância arrogante. E não fica bem ao Prémio Nobel passar um certificado de estupidez aos crentes, que são milhões. Aliás, perante o Deus de Saramago, só haveria uma atitude digna para o crente: ser ateu.”

    “Foi neste contexto que, interpelado pelos media, chamei à colação um dos grandes filósofos do século XX, Ernst Bloch, também ele ateu e marxista, mas conhecedor da Bíblia. Professor na Universidade de Leipzig, na então República Democrática Alemã, teve problemas com o regime comunista, vindo assim para Tubinga, precisamente porque chamava a atenção para a importância da Bíblia. Sem a Bíblia, "o livro mais significativo da literatura mundial", não podemos compreender as catedrais, a Idade Média, Dante, Rembrandt, Händel, Bach. Sim, que se entende então verdadeiramente? Sem ela, não se entende a cultura alemã, a Missa solemnis de Beethoven, nenhum Requiem, nada".Para Bloch, há um duplo fio condutor na Bíblia: o sacerdotal, em que domina o deus opressor, dos senhores, e o profético-messiânico-apocalíptico, que anuncia o Reino de Deus, a herdar meta-religiosamente como Reino do Homem: "Esta vida no horizonte do futuro veio ao mundo pela Bíblia."

    Ler mais:
    http://dn.sapo.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=1400031&seccao=Anselmo Borges&tag=Opini%E3o - Em Foco

    ResponderEliminar
  36. Cara Maria...

    Amigos claro, nem eu consigo pensar as coisas de outra maneira...

    Mais lhe digo, mais seu amigo eu gostava de ser. Até porque acho que não me conhece muito bem, pelos seus comentários, nem eu a conheço, o que me deixa também numa posição dificil a debater consigo...

    Se quiser reforçar isso, estou à sua espera em tpsantos@hotmail.com...=)

    O que diz à minha proposta? Fico à espera...

    ResponderEliminar
  37. Oh João, e leste bem os primeiros paragrafos?

    Deixo uma das frases: "Um crente reflexivo não precisa de irar--se." É apenas isto que tenho advogado ao longo dos meus comentários...

    ResponderEliminar
  38. Eu tinha dito que não fazia mais comentários mas, Tiago tu fazes-me quebrar a minha promessa!
    Pois, como é possível alguém ler um texto e só compreender o que lhe interessa, por mais insignificante que seja?
    Anselmo Borges realmente diz que "Um crente reflexivo não precisa de irar-se."!
    Mas também diz o que já referi algumas vezes que “Sem a Bíblia, "o livro mais significativo da literatura mundial", não podemos compreender as catedrais, a Idade Média, Dante, Rembrandt, Händel, Bach. Sim, que se entende então verdadeiramente? Sem ela, não se entende a cultura alemã, a Missa solemnis de Beethoven, nenhum Requiem, nada". E eu acrescento, a cultura e a história de todo o Ocidente só pode ser compreendida á luz da Igreja, da Biblia!!
    E também fala de “afirmações de ignorância arrogante”!
    Alem do mais quem ler, como eu já li, alguns pequenos trechos deste livro, pode ficar escandalizado com o estilo e a linguagem utilizada no mesmo! Chamar Deus e Abraão de filho da P., não é uma ofensa aos milhões de crentes? A mim parece que sim………

    ResponderEliminar
  39. Amigos. Não comentei cada comentário por vários motivos. Quando escrevo um post deixo depois a bola com os leitores, que se transformam também em comentaristas, enriquecendo o debate, a partilha, a reflexão e, sobretudo, completando o próprio post.
    Por outro lado, não tendo tempo para acompanhar cada comentário que cai aqui na caixinha, não me sinto na obrigação de ter que reagir a todos, concordando ou discordando com muito do que por aqui tem sido dito. E olhem que tenho concordado muito e discordado muito também!

    Anda assim, duas ou três coisas gostaria de dizer:
    - Saramago excedeu-se sim! O que os representantes da Igreja fizeram foi dizer a Saramago que a sua análise da Bíblia é infundada, além de inconsequente. Eu não me atreveria a escrever um livro e depois dar-lhe uma auréola de tese sobre uma matéria que não domino minimamente. Ele dá-se ao luxo de opinar sobre algo que diz não conhecer, nem acreditar. Isso chama-se presunção, além de desonestidade intelectual. Além disso, nós sabemos que a Deus chega-se menos pela doutrina e mais pela experiência que d’Ele fazemos.

    - Não se deve confundir liberdade de expressão com liberdade de insulto. Caso contrário ninguém deveria ser preso por usar, suponhamos, uma expressão racista, por exemplo, com relação a alguém de outra etnia. Não me parece que chamar a Deus de “Filho da p…” como Saramago faz na página 82 do livro Caim se possa creditar apenas à categoria de ‘liberdade de expressão’.

    - Quem tem fé prescinde de insultos, porque não combina com a mesma. Não nos serve a lei de Talião. A fé nos basta, e sempre no respeito pelos pontos de vista contrários.

    - Atribuir a Deus uma série de atrocidades é totalmente excessivo.

    - Para não excluir ninguém do banquete da vida, vamos combinar assim: os amantes de literatura, e que gostam de Saramago, leiam Caim; e os católicos leiam, sobretudo, a Bíblia. Livros de naturezas e objectivos totalmente diferentes. Cada um no seu barco!

    ResponderEliminar
  40. Finalmente (e isto é o mais importante!): paz na terra aos homens de boa vontade!

    ResponderEliminar