quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Pe. Silvanus: Um abraço que vem do frio

Queria antes de mais cumprimentar todos os grupos de Jovens: Os “meus filhos” do grupo do centro, os meus grandes amigos e amigas de JMC norte, deixo também uma particular saudação ao JMC sul. Tenho visto, no vosso site, que há muita vivacidade missionária aí em Portugal. Se calhar muita coisa já mudou, mas isso não quer dizer nada. Quando um jovem, ou um grupo de jovens, encontra uma verdadeira paixão missionária fica sempre activo e criativo e não tem medo de nada, pode fazer missão em qualquer lugar no mundo e em qualquer momento.

Nós aqui na Polónia estamos a preparar o terreno fértil para o caminho missionário em todos os cantinhos do país, temos ainda uma pequeno obstáculo, a língua. Mas uma esperança é que, já no próximo ano 2010, queremos começar com uma animação própria nas paróquias e, ao mesmo tempo, na animação vocacional, acompanhando individualmente jovens que queiram fazer da missão uma opção séria para a sua vida.

Temos uma boa notícia. O Senhor já está a fazer muitos milagres nesse sentido. Nós somos só instrumentos, Ele é que faz tudo. Já temos dois jovens (uma rapariga e um rapaz) que querem fazer este caminho de formação missionária. Isto é muito bom! Ele já fica connosco três dias por mês e começará a fazer alguma animação connosco.

Há um grupo missionário numa paróquia que quer ser acompanhado por nós e estamos a organizar-nos nesse sentido. São muitos os sinais positivos nesta missão aqui na Polónia.

Agradecemos muitíssimo as vossas prendas: o ostensório para a Adoração Eucarística e as túnicas que nos enviaram através do pe. Albino. Agradecemos ao pe. Maurício o material de apoio audiovisual mas agradecemos sobretudo as vossas orações e, para terminar, agradeço a todos o missionários e missionárias.

Sei que vão ter o retiro juvenil em Águas santas nos dias 4-6 Dez 2009 (leio no vosso blog tudo o que fazem por aí). Vamos ficar numa rede espiritual convosco. Tudo corra muito bem e que cada um dos que terão o dom e a coragem de ir encontrar-se com Jesus de maneira radical, sejam depois inundados de Espírito Santo, e fiquem prontos para servir e serem ainda mais felizes.

Um grande abraço a todos vós jovens da Consolata em Portugal.



Do vosso irmão no serviço missionário
P. Silvanus Stock
e a comunidade na Polónia (P. Luca Bovio e P. Ashenafi Abbebe)

6 comentários:

  1. @Silvanus! Quanta alegria sinto ao ler estas tuas palavras. Sabes que estás no coração dos jovens portugueses que de ti receberam muito entusiasmo missionário, sobretudo através dessa linguagem universal que é a música e de como sabes contagiar outros através dela.
    Continua a escrever coisas da aí do país do saudoso João Paulo II.
    Abraço de um teu "irmão branco".
    Saudações missionárias ao resto da equipa "fundadadora" dos Missionários da Consolata na Polónia.
    Obrigado pelas orações. Oramos também por vós e pelo vosso trabalho missionário desbravador, criando espaços de salvação e consolação.
    Ah! .. tb quero brincar na neve!!!

    ResponderEliminar
  2. Grande Silvanus...

    Fico muito contente por saber notícias da grande demanda dos Missionários da Consolata na Polónia...

    Boa sorte aí na Polónia...

    dziękuję bardzo por tudo que fizeste por nós...

    Um abraço

    Tiago Santos

    Um abraço do teu filho branco=)

    ResponderEliminar
  3. *
    recordo
    o Beato José Allamano,
    ,
    deixo a minha Paz,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  4. É com grande alegria que leio um texto do Pe Silvanos!

    Tenho a certeza que estará a fazer um bom trabalho!

    A cumprir a sua missão!

    Acrescento que tenho pena que o blog dos Missionários da Consolata na Polónia não tenha um tradutor de texto, pois vem tudo escrito em polaco, mas, ver as fotos já dá para ter uma ideia do vosso trabalho e matar saudades!

    Aqui vai o endereço do blog para quem quiser ver, muito em especial para os filhos brancos do Pe Silvanos: http://konsolatapl.blog.onet.pl/

    Ps : peço desculpa aos filhos brancos do Pe Silvanos por só agora divulgar o endereço dos Missionários da Consolata na Polónia, mas, umas vezes por esquecimento, outras por falta de oportunidade nunca o revelei.

    Abraços Consolatinos

    ResponderEliminar
  5. Ola!!!!!!
    Bolas que casacão não congelou de frio que felicidade! lembro-me que era esse um dos receios do pe. Silvanus (ficar azul) LOOOL

    Bem deixando a brincadeira de lado, existem momentos em que todos fraquejamos, no centro muitas vezes queremos desistir, mas este é um tributo não só a todos os de espirito jovem mas ao pe. silvanus. Não o deixaremos cair. nunca peloi menos em cada um de nós, para muitos foi o pe. que chegava 45 minutos atrasado e dizia (mal escrito) a kuna mattata, ou que conduzia a noite agarrado ao volate com a cara no vidro mas nunca via o caminho como deve ser, mas inexplicavelmente nunca batia LOOL

    Bem de resto um abraço para todos ai de uma filhota aquido centro.

    Susana Neves

    ResponderEliminar
  6. *que mudou o curso de vidas

    ResponderEliminar