sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

3º Domingo do Advento: O que devemos fazer?

João Baptista. Já ouviram falar? Não! Não é o mesmo JB do “Identikit de uma Vocação”, que vem escrevendo sobre o seu percurso vocacional aqui no CJovem. Falamos sim do último dos profetas; daquele que se empenhou em preparar os caminhos do Senhor. Ele não quer que o sigam; ele não é o Messias; ele é apenas precursor de Jesus. E nem sequer se sente “digno de desatar as correias das suas sandálias”

Neste 3º domingo do Advento, na passagem do evangelho de Lucas (Lc 3,10-18) JB anuncia o Messias prometido, que vai inaugurar um novo futuro para a humanidade. As pessoas escutam. João propõe um caminho: o da conversão. Tudo bem! Mas a pergunta impõe-se. No caminho da conversão, nós “Que devemos fazer?”, perguntam.

Neste domingo também nós vamos até João e lhe perguntamos: “Que devemos fazer?

Como seguidores daquele (Jesus) que veio baptizar no ‘fogo abrasador’ do Espírito Santo, JB ajuda-nos no discernimento: É condição necessária um compromisso sério com a justiça, com a partilha, com a paz. Quando fazemos isso aceleramos a vinda do Salvador. E é disso que se trata neste Advento. De uma espera activa, que compromete.

Em Copenhaga costuram-se, neste dias, acordos possíveis para salvar o Planeta. Nós, por cá, em sintonia com esta Conferência Mundial sobre o Clima, compromete-mo-nos com uma espiritualidade do cuidado: saber cuidar de tudo o que Deus criou e coloca à nossa disposição.

Apresentamos a nossa proposta de animação litúrgica para a missa do terceiro domingo do Advento, na tua paróquia/comunidade. Ali é apresentada uma acção concreta a realizar neste domingo, para nos colocar e sintonia com Copenhaga. A fé celebrada na vida.

Alegrai-vos sempre no Senhor. Novamente vos digo: alegrai-vos”. (Fl 4,4), diz Paulo na segunda leitura deste domingo. Por aqui, fazemos nossas as suas palavras.

Bom fim-de-semana!

Proposta para o 3º Domingo do Advento

CJovem

1 comentário:

  1. Só para partilhar convosco...
    Esta semana na oração dos 'Jovens em Missao', grupo de Nogueira da Maia, chegamos à conclusao que DEVEMOS DAR COM O CORAÇÃO! Dar um sentido mais puro à palavra dar e que esta acção nao caia no banal consumismo do Natal!

    ResponderEliminar