segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O Planeta está em Copenhaga





Começa hoje uma maratona que vai durar 14 dias. Muito, não é? Mas talvez não o suficiente para salvar o planeta das consequências do aquecimento global. E é disso que se trata. Isto é sério, muito sério!

Os olhos do mundo viram-se para Copenhaga (Holanda) onde decorre desde hoje, dia 7 até 18 de Dezembro, a cimeira do clima. Ali vão estar presentes 1200 delegados de 192 países. Para problemas globais, reuniões globais.

O mundo deposita as suas esperanças nos resultados desta cimeira. E não é para menos! Um editorial partilhado hoje mesmo por 56 jornais de 44 países – entre os quais está o português Público - dão o tom deste clamor mundial que quiseram transformar, nesta iniciativa conjunta, numa “voz comum”. E fazem-no, afirmam, porque “a Humanidade enfrenta uma terrível emergência.”

Há quem acuse os que mais falam do tema de fomentarem alarmismo e de haver oportunismos políticos e económicos nos diversos relatórios que tem vindo a lume nos últimos anos sobre alterações climáticas, aquecimento global, efeito estufa, desflorestação, buraco na camada do ozono… A “Verdade Inconveniente” de Al Gore, que venceu o prémio Nobel em 2007, foi contestado por basear-se, segundo dizem, em dados manipulados. Ou seja, temos todos os ingredientes para sairmos disto mais confundidos que esclarecidos. Contudo, o tema está aí e continuará a encher capas de jornais, pelo menos nos próximos dias.

Nós, que estamos deste lado, ficamos a torcer para que saia luz desta cimeira e, sobretudo, que possam tomar decisões concretas que impliquem os mais ricos, os mais poluidores. Caso contrário, continuamos no de sempre: os pobres, os mais pobres deste mundo, que são os que menos consomem, os que têm menor acesso à riqueza e aos recursos do planeta, os que menos poluem, é quem vai pagar, uma vez mais, o pato!

Que seja a cimeira da justiça e não apenas mais uma fogueira de vaidades onde se encontram os grandes deste mundo, com belas declarações politicas, mas vazias de compromissos presentes e futuros.

A propósito lançamos uma nova sondagem

Vai à coluna da direita do blogue e vota. Deixa aqui a tua opinião nos comentários. Diz-nos o que fazes, no teu dia-a-dia para evitar os problemas ecológicos e médio ambientais. De como esta problemática te ocupa e te preocupa, etc.

E agora a sondagem (publicada entre 7 Dez e 12 Dez 09):

Como vês a problemática do Aquecimento Global?
Com grande preocupação70%(22 votos)
Com alguma preocupação22%(7 votos)
É puro alarmismo6%(2 votos)
Esse tema passa-me ao lado0%(0 votos)
Votos apurados: 31


CJovem

1 comentário:

  1. A cimeira já vem tarde.

    Se descobriram o buraco da camada de ozono em 1985 e se existem cada vez mais glaciares a deaparecer, não percebo porque é que só agora se preocuparam verdadeiramente com o aquecimento global.

    ResponderEliminar