quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Um natal fabuloso para todos




Estimado leitor (a) do “Identikit de uma Vocação”. Esta semana, em vez da entrega de mais um capitulo do meu testemunho vocacional, aproveito a oportunidade para desejar a todos um Santo e abençoado Natal e que o ano que se aproxima traga-nos muita paz e justiça social. Que 2010 seja um ano diferente! Que todas as coisas boas venham de presente para vocês!

Como forma de agradecer a todos vocês, o apoio recebido através dos comentários à minha partilha de vida, envio-os um vídeo, que na verdade, é uma propaganda, mas que achei muito significativa. Vejam! Envio também um conto de Natal do Paulo Coelho, que pode ensinar-nos a nunca desistir dos nossos sonhos, tal como sempre tenho afirmado nas páginas do Identikit de uma vocação.

João Batista




Conto de natal
A música que vinha da casa

Como sempre fazia na véspera de Natal, o rei convidou o primeiro-ministro para um passeio. Gostava de ver como enfeitavam as ruas – mas para evitar que os súbditos exagerassem nos gastos com o objectivo de agradá-lo, os dois sempre se disfarçavam com roupas de comerciantes que vinham de terras distantes.
Caminharam pelo centro, admirando as guirlandas de luz, os pinheiros, as velas acesas nos degraus das casas, as barracas que vendiam presentes, os homens, mulheres e crianças que saiam apressados para juntar-se a seus parentes e celebrarem aquela noite em torno de uma mesa farta.
No caminho de volta, passaram pelo bairro mais pobre; ali o ambiente era completamente distinto. Nada de luzes, velas, ou o cheiro gostoso de comida pronta para ser servida. Não se via quase ninguém na rua, e como fazia todos os anos, o rei comentou com o ministro que precisava prestar mais atenção aos pobres do seu reino. O ministro acenou positivamente com a cabeça, sabendo que em breve o assunto estaria de novo esquecido, enterrado na burocracia quotidiana, aprovação de orçamentos, discussões com emissários estrangeiros.
De repente, notaram que de uma das casas mais pobres vinha o som de uma música. O barraco mal construído, com várias frestas entre as madeiras apodrecidas, permitia que vissem o que se passava lá dentro, e era uma cena completamente absurda: um velho em uma cadeira de rodas que parecia chorar, uma jovem completamente careca que dançava, e um rapaz de olhar triste que tocava um tamborim e cantava uma canção do folclore popular.
- Vou ver o que está acontecendo – disse o rei.
Bateu à porta. O jovem interrompeu a música e veio atender.
- Somos mercadores em busca de um lugar para dormir. Escutamos a música, vimos que ainda estão acordados, e gostaria de saber se podemos passar a noite aqui.
- Os senhores encontrarão abrigo em algum hotel da cidade. Infelizmente não podemos ajudá-los; apesar da música, esta casa está cheia de tristeza e sofrimento.
- E podemos saber por que?
- Por minha causa – era o velho na cadeira de rodas que falava. – Durante toda a minha vida, procurei educar meu filho para que aprendesse caligrafia, de modo a ser um dos escribas do palácio. Entretanto, os anos se passavam e as novas inscrições para o cargo jamais foram abertas. Até que esta noite tive um sonho estúpido: um anjo aparecia e me pedia para que comprasse uma taça de prata, já que o rei iria me visitar, beber um pouco, e conseguir emprego para o meu filho.
“A presença do anjo era tão convincente que resolvi seguir o que dizia. Como não temos dinheiro, minha nora foi hoje de manhã até o mercado, vendeu seus cabelos, e compramos esta taça que está ai na frente. Agora eles tentam me alegrar, cantando e dançando porque é Natal, mas é inútil”.
O rei viu a taça de prata, pediu que servissem um pouco de água porque estava com sede, e antes de partir, comentou com a família:
- Que coincidência! Hoje mesmo estivemos com o primeiro-ministro, e ele nos disse que as inscrições seriam abertas na semana que vem.
O velho acenou com a cabeça, sem acreditar muito no que ouvia, e despediu-se dos estrangeiros. Mas no dia seguinte, uma proclamação real foi lida por todas as ruas da cidade; procuravam um novo escriba para a corte. Na data marcada, o salão de audiências estava cheio de gente, ansiosa para competir por tão cobiçado cargo. O primeiro-ministro entrou, pediu que todos preparassem seus blocos e canetas:
- Eis o tema da dissertação: por que um velho homem chora, uma mulher careca dança, e um rapaz triste canta?
Um murmúrio de espanto percorreu toda a sala: ninguém sabia contar uma história como essa! Excepto um jovem com roupas humildes, em um dos cantos da sala, que abriu um largo sorriso e começou a escrever.

(baseado em um conto indiano)
Paulo Coelho

3 comentários:

  1. Muito muito comovente...Linda história, com muita profundidade e com uma grande lição para cada um de nós.

    Um Santo Natal, e um sempre obrigado pelas lindas histórias que nos presenteia em cada testemunho seu.

    Ângela

    ResponderEliminar
  2. Fico muito feliz em saber que todos estao a gostar do "Identikit".
    Feliz ano novo para todos.
    Joao

    ResponderEliminar
  3. Oi Joao

    Muito obrigado pela um messaggio
    esto na Brasile com calor
    Bom pastoral !!!

    pe. Han

    ResponderEliminar