terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Lígia Cipriano: Basta-me a Tua graça!

O testemunho de uma leiga antes de partir em Missão
Visitou o JMC de Águas Santas na passada sexta-feira para dar o seu testemunho antes de partir para o Roraima em Missão.
Aqui vai…
No 12º ano, não conseguindo entrar na Universidade, foi trabalhar para um Jardim de Infância, como Auxiliar.
Os seus pais eram contra a sua decisão, mas como ela gostava de crianças e de pintar, juntou o útil ao agradável: “Gosto do que faço! Sinto-me realizada.” (mas não de todo).

O seu primeiro contacto com os Missionários da Consolata foi em 1991, quando os Missionários fizeram na sua terra (Cantanhede) a Semana Missionária: “Após a visualização de um filme o Padre da Consolata que esteve lá na altura pergunta aos jovens: 'Quem daqui quer ser Missionário?' e eu saltando da cadeira berro 'Quero eu!!'. Na altura não tinha percebido o porquê da minha resposta (in)consciente…”.

Embora os Testemunhos dos Missionários da Consolata tivessem ajudado na sua Caminhada de Fé ela achava que não era para si (a vida Missionária). Começou a trabalhar na Paróquia como catequista e, mesmo ela fazendo catequese com aquilo que lia nos livros, Lígia sentia que Deus queria muito mais dela; Deus queria que ela se aprofundasse mais e melhor na sua Fé: “A Catequese era só um pouco de mim que eu dava às crianças…”.

Lígia não esqueceu os Testemunhos que tinha ouvido dos Missionários da Consolata e por isso a sua primeira actividade com os eles foi o Campo de Trabalho em Mondim de Bastos, aos 23 anos. Foi também a sua primeira aventura, pois não os conhecia muito bem e, para além disso, não sabia para onde ia e o que ia fazer.

Após isso passa a integrar o JMC de Fátima, que na altura se encontrava uma vez por mês para ouvir a partilha de Testemunhos Missionários, ter Formação (…) e como alguns dos jovens viviam longe do Instituto de Fátima, ficavam lá a dormir.

Em 1993 participa na Páscoa Jovem dos Missionários da Consolata em Arcos – Alentejo.

Depois do JMC de Fátima ter terminado, Lígia não termina aí o seu percurso na Consolata. Não há ninguém que não a conheça, principalmente os jovens das Páscoas Jovens!

Um dia perguntaram-lhe: “Como é que cozinhas tão bem?” – “Junto os ingredientes ao meu amor e o Espírito Santo faz o resto!

O “Ser Missionário é Dar-se” por uma alguma causa…

Em 2007 integra os Leigos Missionários da Consolata de Águas Santas, pois o bichinho de “partir em Missão” já lhe tocava fazia algum tempo!

Em 2008 toma a decisão de partir: “Sou um instrumento do Senhor. É ele que nos ajuda a tomar as grandes decisões! … Levei algum tempo a tomá-la: Deixar a família? Deixar a escola? As crianças? Deixar o meu lugar? Tinha medo! Só descobri que o meu medo era o medo de nada e foi aí que o deixei de ter. Na Missão devemos fazer, simplesmente, aquilo que sabemos fazer!”.

Enquanto esperava, desde Setembro de 2009, o visto para ir para o Brasil, Lígia esteve quase meio ano em Missão em Portugal.

Aceitou fazer uma experiência em Braga, enquanto esperava a documentação vinda do Brasil, pois em casa já “não se sentia útil”.

Tudo começou com um convite: E que tal ires cozinhar lá para a nossa casa de Braga?” (é óbvio que aceitou sem hesitar).

Os quatro meses que ela esteve em Braga viveu-os em Comunidade, pois lá também está o Padre Darci e o Seminarista Nuno. Cozinhava, tratava do jardim, participava nas orações em Comunidade – “tudo o que tinha aprendido em miúda me fez jeito em Braga”.

Teve tempo para parar, reflectir e rezar!

Quanto mais tempo passava, maior era a sua ansiedade “As coisas não devem ser realizadas quando nós queremos, é quando Deus quer! Para Deus nada é impossível!

Recebeu o visto agora em FevereiroPaís: Brasil; Estado: Roraima; Capital: Boavista.

"Expectativas? Cada dia é uma surpresa. Simplesmente eu vou! Quando lá chegar, Deus dirá o que tenho para fazer. É Deus que me envia, recebe e orienta!"

"Deixei de ter medo. Esta decisão deu um novo rumo à minha vida! Sentia-me aprisionada, mas com a coragem de admitir a Missão que está à minha espera libertei-me. Confio no Chamamento de Deus. Quem a Deus tem nada lhe falta."

"Só no dia do envio é que as pessoas vão ficar conscientes que eu vou em Missão!"

E portanto fica aqui o Convite para participarmos todos na Vigília e na sua missa de envio. (clica sobre a imagem para saber mais)
Sofia Carvalho, JMC Águas Santas.

5 comentários:

  1. A grande Lígia da minha Páscoa Jovem, 2009 em Covelas :P
    Beijinhos, Boa Viagem e que Deus te acompanhe!

    ResponderEliminar
  2. OLA.....Lígia..!!!:-)
    Espero que a missão te dê aquilo que tu mais esperas e mais anseias e que Deus te ajude para a tua missão!! Agora deixa-te levar pela missão porque ela vai dar-te os momentos mais bonitos e mais sinceros de sempre..!!
    Para ti dejo-te as maiores felicidades e que o tempo passe mais rápido possivél para eu não sentir falta dos teus grandes cozinhados...
    Beijinho grande
    Tiago Filipe(JMC NORTE)

    ResponderEliminar
  3. Ligiaa! vou ter saudadinhas, mas sei que valerá apena percebes-se simplesmente pelo teu sorriso qdo falas da partida :)

    ResponderEliminar
  4. “As coisas não devem ser realizadas quando nós queremos, é quando Deus quer!"
    É isso mesmo Ligia, o tempo de Deus não é o tempo do relógio. Acredita que Ele vai estar sempre do teu lado, para te amparar, fortalecer na fé e consolar na Missão. Com Deus tudo será mais leve.
    Obviamente que também vou sentir falta dos teus cozinhados nos eventos juvenis que realizamos. Rsrs
    Força e ânimo!

    ResponderEliminar
  5. Ligia Parabéns por teres deixado o medo e por ires trabalhar para uma seara ainda maior... Conaquista-os pelo estomago e pelo coração... Que Deus te acompanhe sempre e que tu O deixes ir ctg...

    ResponderEliminar