segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Uma coisa é escutar, outra, ouvir

«Escutar» é, antes de tudo, uma capacidade.
Capacidade de perceber as mensagens que vêm de fora. Escutar é mais do que ouvir, perceber, sentir; é disponibilidade para acolher, para compreender. Para escutar requerem-se algumas condições necessárias:

O silêncio: Entendido como tranquilidade interior. Não se está em silêncio simplesmente porque não se fala ou porque não há barulho à volta, mas porque estamos dispostos a receber algo.

O respeito: Por quem fala. Quando se escuta põe-se à disposição o nosso tempo e a nossa atenção. Escutar é uma prova de estima, sempre.

A humildade: A disponibilidade para reconhecer os nossos limites e as nossas posições assim como a de respeitar as dos outros. Escutar é considerar os outros ao nosso nível, sejam eles crianças, analfabetos ou eruditos. Neste sentido, escutar não é só RECEBER mas também DAR.

A paciência: E a constância, isto é, a disponibilidade para conceder ao outro todo o tempo de que precisa para se exprimir. Muitas vezes, depois das primeiras palavras, pensamos já ter entendido a mensagem; estamos porém a cometer dois erros, primeiro, estamos a projectar nos outros as nossas próprias ideias, segundo estamos a privar os outros da alegria que é exprimirem-se.

Quantos de nós, na correria do dia-a-dia não temos tempo para escutar correctamente o outro?
Quantas coisas estaremos nós a perder porque (apenas) não sabermos escutar correctamente?

Jesus era (e é) um excelente "escutador", escutava o Pai, escutava o Homem e, acima de tudo, escutava o seu coração.
Quase ninguém passou ao seu lado sem ser escutado.
E nós, seguimos o Seu exemplo?

(adaptado de "Tinha rosto e palavras de homem")
CJovem

3 comentários:

  1. falta silencio as vezes ...

    ResponderEliminar
  2. Agora na correria da vida, não nos permitimos ter tempo para escutar. Não nos permitimos ter um minuto de silêncio. Andamos demasiado preocupados e stressados com a nossa vida.
    Para escutar é preciso o silêncio, pois quem grita por ajuda ou por alguém que o escute, fá-lo sempre no silêncio.

    ResponderEliminar
  3. Eu pecadora me confesso...
    A correria do dia-a-dia não me deixa tempo suficiente para ouvir com "ouvidos de ouvir" e não são raras as vezes em que atropelo quem quer ter essa "alegria de se exprimir".

    Prometo a mim mesma melhorar.

    ResponderEliminar