sexta-feira, 5 de março de 2010

O que se passa com o mundo?

Recentemente foi noticiado que o mundo tinha "saído dos eixos", que o terremoto que assolou o Chile (e praticamente todo o Pacífico) desviou o eixo da terra em 8 centímetros (AQUI).
Mas a questão que se coloca aqui é: foi o mundo que "saíu dos eixos" ou teremos sido "nós"?
 Num pequeno "web-zapping" (agora também invento palavras) que fiz, consegui relacionar 3 artigos que chocam um pouco, não tanto pelo conteúdo, mas mais pelo facto de serem MUITO REAIS, ACTUAIS e PREOCUPANTES!
O modo de vida que levamos hoje é diferente (muito) do que levavam os nossos pais. Por um lado ainda bem. A preocupação surge quando lemos artigos de reflexão escritos por jovens (como este AQUI) onde vemos que os hábitos dos mais novos se alteraram de uma forma rápida e brutal... arrisco a dizer: "para pior", pois temos crianças e adolescentes sedentários com medo até de sair à rua, será normal?
OK, concordo, podem ser casos pontuais mas...
...O segundo texto que me deixa a pensar é uma entrevista, também esta levada a cabo por uma jovem, a um adolescente. Nesta entrevista (ler AQUI) chegamos à conclusão que, mais que a televisão, o mundo dos jogos é um ninho de violência gratuita ao dispor dos mais novos (sem controlo parental). Também eu já joguei estes jogos, também eu me considero uma pessoa não-violenta mas, dependendo do ambiente familiar, estes podem ser um factor de risco para os adolescentes.
Para terminar, uma notícia recente, publicada há pouco mais de uma hora:
"Um casal de sul-coreanos deixou morrer à fome o seu bebé prematuro enquanto criava uma filha virtual num jogo online."
A notícia pode ser lida AQUI e conta como um casal trocou facilmente uma filha real por uma virtual, passando horas a cuidar de uma criança online deixando morrer, por desnutrição, um bebé real, de carne e osso.
A pergunta que deixo no ar é: serão estes os pais do futuro?
Teremos nós, daqui a alguns anos, pais viciados em SecondLife e PriusOnline que, com medo de sair de casa e viciados em videojogos violentos, preferem uma vida virtual em detrimento de uma vida social "normal" (seja lá isso o que for)?
Olly
Nota: O cenário foi propositadamente exagerado, mas o texto vale pela pertinência das questões.

1 comentário:

  1. http://pplware.sapo.pt/informacao/ficar-offline-para-fortalecer-relacionamentos/#more-34332

    Vale pelo texto e pelos comentários.

    ResponderEliminar