sexta-feira, 2 de abril de 2010

Sexta-feira Santa: A Morte

Jesus caminhou de olhos abertos e com decisão em direcção à Sua morte. Certamente terá formado dentro de Si uma opinião sobre o sentido ou o valor da Sua vida e da Sua morte.
Foi "ELE QUE QUIS". Existem alguns episódios no Evangelho que demonstram isso mesmo:
"Ela fez o que estava ao seu alcance: ungiu antecipadamente o Meu corpo para a sepultura" (Mc 14,8); isto é, Jesus caminha em direcção ao mistério de degradação humana que aceita conscientemente.
Durante a Ceia: "Na verdade, o Filho do Homem segue o Seu caminho como está escrito a Seu respeito" (Mc 14,21). Portanto Jesus entra num programa que é o programa do Pai.
"Este é o sangue derramado por muitos" (Mc 14,24)
"Pai, tudo Te é possível, afasta de Mim este cálice! Contudo, não se faça o que Eu quero mas o que Tu queres" (Mc 14,36)

Particularmente, noutra perspectiva, Jesus mostra "absoluto domínio" sobre os factos desconcertantes da Paixão. Nota-se o desejo, quase a ânsia com que esperou celebrar a Última Páscoa. "Desejei ardentemente comer esta Páscoa convosco" (Lc 22,15-16).
Morre em plena liberdade e por amor, antevendo-se o fulgor da vitória, a única coisa que pode dar sentido aos nossos sofrimentos é que, também nós, os saibamos aceitar como Ele.
CJovem

3 comentários:

  1. Não acredito em deus...
    nem no filho

    ResponderEliminar
  2. @Anónimo:
    São opções, aqui não te vamos criticar por isso.
    Sê bem-vindo ao CJovem!

    ResponderEliminar
  3. Respeito as crenças e descrenças de todos mas adoro este pensamento de Pascal:

    “Deus existe ou Deus não existe... Que apostarás tu? De acordo com a razão, não poderás fazer nem uma coisa nem outra; de acordo com a razão não poderás defender nenhuma das opções... mas deves apostar. [E quanto à] tua felicidade? Pesemos ganhos e perdas apostando que Deus existe... Se ganhares (a aposta), ganhas tudo; se perderes, não perdes nada. Aposta então, sem hesitação, que Ele existe.”

    Encontrei-o em Pensamentos, um livro da sua autoria.
    http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/pascal.html

    Eu apostei no sim!

    ResponderEliminar