quinta-feira, 10 de junho de 2010

Voluntariado em Missão: Noticias de Vilanculos

Boa tarde amigos,

Hoje decidi escrever especialmente para vocês, tal como havia prometido, no dia em que completam 5 meses da nossa chegada a Moçambique!
Este foi o tempo necessário para me sentir em casa, conhecer as ruas sem me perder, cumprimentar as pessoas na rua e ser cumprimentada “irmã Filipa”, “animadora Filipa”, “tia Filipa” ou “formadora Filipa”! Ao mesmo tempo que parece que já vivemos aqui há tempo suficiente para conhecer muitos pormenores da vida desta vila, o tempo passou muito rápido, voou até Junho!
Estou muito feliz com a vida na missão. Temos trabalho e autonomia, espaço e compreensão. Encontrámos uma equipa missionária muito dinâmica, constituída pelo P. Fábio, P. Claude e P. Kirikinto, juntamente com as Irmãs Dominicanas com quem fazemos parceria no trabalho.
Quanto ao nosso trabalho, nas escolinhas estamos responsáveis pela organização e gestão de 4 escolinhas de Vilanculos e 4 escolinhas de Mapinhane. Aqui na missão, a Carina é responsável da Biblioteca e eu do Centro de Informática, onde além da digitação e impressão de textos, tem decorrido cursos de informática.
Na pastoral juvenil, ajudamos nas actividades com os jovens coordenadas pelo P. Fábio e Ir. Piedade. Eu costumo participar na Infância Missionária, um projecto que arrancou aqui este ano para as crianças dos 6 aos 11 anos.
Na pastoral social, acompanhamos a Ir. Esperança que, como enfermeira, faz consultas na prisão eu na 2ª com a guitarra, a Carina na 6ª com temas para debates. Juntamente com o P. Claude, faço também o acompanhamento do Lar de idosos.
Vivemos numa casa com um bonito jardim e uma linda machamba, cuidados pelo Raimundo e pelo Mateus. A mamã Amélia e Teresa cuidam de nós na parte da cozinha e o papá Constantino na lida da casa. O papá Gabriel guarda a nossa casa de noite.
Todos nos tratam com muito carinho e cuidam bem de nós. Tudo acontece para que possamos trabalhar bem e desenvolver as nossas actividades. O ritmo da missão, esse é que se impõe no nosso dia a dia e faz-nos aprender que há dias em que podemos fazer muitas coisas, outros nem tantas e noutros podemos fazer tudo aquilo que não tínhamos planeado mas é necessário.
Vivo na simplicidade de quem pode dedicar os seus dias aos outros e sinto-me privilegiada por poder viver em Vilanculos e trabalhar na missão a full, como diz o meu querido amigo P. Maurício!
Estamos bem de saúde, temos novos amigos e uma comunidade muito dinâmica e simpática que nos acolheu muito bem!
Continuem a rezar por nós. Salani kwatsi! Fiquem bem.
Muitos beijinhos com amizade,
Filipa

1 comentário:

  1. Vendo bem vocês fartam-se de fazer coisas, estou feliz por saber que se sentem bem aí na missão!
    Beijinho grande

    ResponderEliminar