domingo, 4 de julho de 2010

Emigração na UE: Integração ou controlo?

É frequente ouvirmos notícias de "mais um barco", repleto de pessoas sub-nutridas e mal-tratadas, que dá à costa de Espanha (e até mesmo aqui em Portugal).
Sabemos, também, que a Europa é um porto de abrigo para todos quantos procuram um futuro melhor, sejam eles vindos da África, Américas ou até mesmo da Ásia. A ideia que passamos de "continente rico" a isso ajuda.
Mais que estarmos contra ou a favor deste fenómeno, o importante, enquanto cidadãos e, sobretudo, enquanto cristãos, é questionarmo-nos acerca do que estamos a fazer (ou devemos fazer) para ajudar a todos quantos chegam até nós em busca de uma vida melhor (às custas de sabemos lá o quê).
A edição online do Público dá-nos conta de um conjunto de medidas, no mínimo "interessantes" (por falta de termo melhor), que os diversos países da UE estão a adoptar para control... ehem, valorizar a mão de obra emigrante que entra pelas suas fronteiras.

As questões que, a meu ver, se devem colocar são:
Serão estas medidas justas?
Terão, mesmo, razão de ser todas estas medidas?
Ou estarei eu apenas a ver as coisas do meu lado humano e cristão, ignorando totalmente as leis do mercado?

Fica o tema para reflexão.
Olly

5 comentários:

  1. Este é para mim um tema muito complicado e muito dificil de interpretar.
    Com efeito a minha vivência cristã leva-me a dizer que sim que a todos devemos acolher e ajudar, mas será essa a melhor maneira de ajudar esses povos?
    Essa ajuda não deveria passar por uma actuação nos próprios países onde muitas vezes oligarquias no poder empobrecem ainda mais e "escravizam" os cidadãos?

    Não vêm estas pessoas para uma Europa onde por vezes ainda são mais mal tratados do que nos seus países de origem?

    É realmente um problema de muito dificil solução!

    Rezo!

    Um abraço amigo em Cristo

    ResponderEliminar
  2. Considero que essas medidas são extremamente discriminatórias e injustas. Exigir provas de cultura geral a estrangeiros quando algumas pessoas do próprio país provavelmente reprovariam? É no minimo injusto...

    Há um filme francês muito bom sobre imigrantes ilegais, Welcome de Philippe Lioriet... Vejam e depois digam o que pensam de medidas como estas...

    Deveriam facilitar o acesso a docomumentos, habitações e empregos, e nao dificultar a vida aos emigrantes como o caso da Itália ("quem estiver ilegalmente no país pode ser multado até 100 mil euros e ser preso até seis meses, enquanto quem hospedar imigrantes sem documentos poderá ser condenado a até três anos de prisão; além disso, médicos que tratem imigrantes clandestinos podem agora reportá-los às autoridades".

    já para não falar do Reino Unido, onde preferem "varrer" os sem abrigo das ruas dando lhes um bilhete de só de ida para o país de origem em vez de tratarem as causas da probeza...

    Esquecem-se que exclusão gera mais exclusão, pobreza, xenofobia e racismo...

    Ainda outra coisa, os imigrantes contribuem muito para o rejuvenescimento da população, aumenta o numero de joves a trabalhar e aumenta o numero de crianças numa sociedade cada vez mais envelhecida...

    Só mais uma coisa, como é que é possivel que hajam aqui apenas dois comentários num tema como este?

    ResponderEliminar
  3. "Só mais uma coisa, como é que é possivel que hajam aqui apenas dois comentários num tema como este?"

    Eu penso que este texto responde à tua pergunta, não?

    ResponderEliminar
  4. Um dos problemas mais sérios com que a humanidade se depara é o do elevado crescimento populacional.

    O problema do decréscimo da população na Europa simplesmente não me parece um problema. E assim, e imigração também só é um problema para quem se preocupa com a pureza da raça e por isso se escandaliza com a hipótese dos brancos se tornarem minoritários em certos países europeus.

    Além disso, proibir os imigrantes de entrar nos países desenvolvidos é uma penosa muito pouco humana condenação à morte ou à pobreza ainda mais extrema de milhões de pessoas (os próprios potenciais imigrantes e respectivas famílias que ficam no país de origem à espera dos rendimentos do seu familiar imigrante).

    Quanto à pergunta de porque é que mais ninguém comenta? A resposta está em ti Liliana. O que te fez comentar agora e que não te fazia comentar há tempos atrás? É isso que temos de ser capazes de incutir nos outros.

    Para mim, o texto do Nuno Morais referido pelo Olly diz muito do que está em causa. Mas olhem que se os jovens fizerem realmente o que lá está, vai correr sangue, ai vai vai...

    ResponderEliminar
  5. "Para mim, o texto do Nuno Morais referido pelo Olly diz muito do que está em causa. Mas olhem que se os jovens fizerem realmente o que lá está, vai correr sangue, ai vai vai... "

    Esperemos que os nossos jovens tenham a coragem de o fazer mas com o mesmo bom senso que tiveram os seus pais e avós no muito bom exemplo que foi a Revolução dos Cravos. Uma revolução pacífica que, ainda hoje, é exemplo para todos pelo mundo inteiro!

    ResponderEliminar