sexta-feira, 8 de outubro de 2010

"Una mirada" sobre a Colômbia

A melhor maneira para começar uma rubrica poderia ser explicar o seu sentido, contudo, achamos muito mais pertinente começar pela nossa apresentação. E aqui vai, nós somos o Copi (Rui) e a Bibi (Viviana), ambos Leigos Missionários da Consolata, especificamente da comunidade de Águas Santas.
E perguntam vocês: Porque é que nós vamos escrever o que quer que seja sobre a Colômbia? E perguntam muito bem, porque na verdade, este país ainda é uma caixinha de surpresas para nós também.

Mas nem tudo é ao acaso, somos nós os dois a escrever esta rubrica porque estamos a preparar-nos para partir rumo à Missão na Colômbia já no próximo mês de Novembro. Como devem imaginar não basta a um missionário, neste caso Leigos Missionários, dizer que querem partir, fazer a mala, comprar os bilhetes de avião, e lá vão eles! Então, para que fiquem a conhecer como começou a nossa história, eis um breve resumo: primeiro começou com os nossos pais… eles conheceram-se, blá blá blá, e lá nascemos… muitos anos depois Deus apresentou-nos na Consolata e fez nascer em cada um a vocação laical, ou seja, a vontade de realizar um compromisso com o Instituto dos Missionários da Consolata, partilhando o carisma e a missão. Uma vez assumido esse compromisso, faltava-nos viver de perto a missão lá fora, designada por Missão ad gentes. E foi então que resolvemos apresentar a nossa disponibilidade para partir.

Um outro desígnio de Deus foi a destinação: a Colômbia. Nunca tínhamos pensado neste país, mas quando nos disseram que era de lá que vinha o pedido de colaboração, dissemos SIM! Contudo, para não chegarmos lá sem conhecer nada, resolvemos fazer o nosso T.P.C. (trabalho para casa) e é isso que vamos partilhar com vocês nesta pequena rubrica.

Quando se fala na Colômbia algumas ideias saltam logo: droga, FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), tráfico, sequestro… Tudo isto é verdade, mas como primeira notícia resolvemos falar sobre o que poucos conhecem, por exemplo: Qual a situação da Igreja? E os missionários e missionárias da Consolata?
Relativamente à situação da Igreja, alguns dados revelam que a Colômbia tem cerca de 75% de população católica, outros dizem que são 90%, os números variam. Relativamente ao trabalho dos Missionários e Missionárias, este é muito vasto e diversificado. A missão passa pelo trabalho com camponeses, indígenas, afro-descendentes, nas periferias urbanas, nas comunidades paroquiais e nos centros de Animação Missionária e casas de Formação. Como se pode ver, existe muito trabalho na messe do Senhor.

Bem, como não queremos ser muito extensos, vamos continuar esta partilha para a próxima semana. Até lá, vejam este filme promocional sobre o lado bonito (e muito menos falado) da Colômbia. Esperamos que vos abra o apetite para uma visitinha… e já agora, aproveitar para ir até à missão trabalhar um pouco.


Duas datas a não esquecer:
Dia 16 de Outubro: Vigília Missionária na Igreja Matriz de Ermesinde às 21:30h
Dia 17 de Outubro: Missa de Envio na Igreja Matriz de Ermesinde às 11h

Apareçam ou rezem por nós. Já agora, os dois seria o ideal!
Bibi e Copi, LMC
SABER MAIS: Wikipedia | YouTube | Consolata

8 comentários:

  1. Caros Copi e Vivi, estaremos unidos em oração nesses dois dias com a comunidade do Zambujal. Parabéns pela ideia bonita de começar a mostrar o rosto alegre e bonito das nossas missões na Colômbia. Sem dúvida, Deus tem preparado uma grande experiência para vós, Coraggio in Domino!
    Pe. mauricio imc

    ResponderEliminar
  2. Quero deixar aqui os meus PARABÉNS pela vossa decisão de partir em missão. Sei que é um sonho vosso e têm tudo para serem bem sucedidos.

    E...
    ... faço minhas as vossas palavras, Bibi e Copi, quando deixam um apelo aos jovens (como vocês) para que vos sigam:
    "Esperamos que vos abra o apetite para uma visitinha… e já agora, aproveitar para ir até à missão trabalhar um pouco."

    ResponderEliminar
  3. Que saudades do casalinho maravilha :D
    Ainda estou indecisa se vou ao vosso envio, gostava imenso, vou ver o que posso fazer!
    Força e coragem na missão!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. O´lá aos dois,
    Parabéns pela vossa partida em missão. Confiem Nele a 100% e serão felizes pela certa.
    Estarei unida a vós em oração.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  5. Ciao, un caro saluto anche dall'Italia e da Torino. Vi siamo vicini... Ivan e Fra LMC Torino.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado, Bibi e Copi, pelo vosso artigo. Escrito com simpatia e habilidade. Lê-se bem e depressa.
    Fico à espera de mais. E já agora. Para o dia 21 estais ocupados? è que aqui em Palmeira temos a vigília missionária. Se pudessem vir... seria a cereja no topo do bolo.
    Um beijinho.
    Pe Darci

    ResponderEliminar
  7. caros Bibi e Copi
    lamento nao poder estar presente na vossa festa de envio, nem que fosse para uns tremocos, mas fico unido com a oracao. como estou longe, ela vai ja' a caminho...
    abracao e que a vossa paixao um pelo outro, por Deus, pela humanidade e pela missao se revitalize com esta prenda que o nosso Amigao (=Jesus) vos oferece. desfrutai muito, aprendei muito, ensiani muito e acima de tudo partilhai muito.
    abracao deste vosso mano missionario, o tugacoreano

    ResponderEliminar
  8. Regina da Figueira da Foz

    olá Copi e vivi, fiquei muito feliz de saber que vão partir em missão. não irei ao vosso envio porque tenho outra missão...Deixo-vos apenas algumas palavras, as de Allamano: "o importante não é fazer muitas coisas, mas fazê-las bem"."...a medida da nossa perfeição é o amor". Podem ser palavras conhecidas de cor às quais passam pela nossa vida com o ar, não damos conta, mas contém o essencial para a vida. Deus vos abençõe e faz de vós os discipulos que o povo colombiano precisa. rezo por vós, ate sempre.

    ResponderEliminar