Esta canção, cantada por primeira vez nos coliseus de Lisboa e Porto, no final de Janeiro, antes mesmo de ser editada pelo grupo e cuja música e texto o CJovem foi dos primeiros a disponibilizar online, transformou-se rapidamente no hino de toda uma geração. Este é o tipo de fenómenos que mostra a força da Internet, de modo especial das Redes Sociais. O Vídeo no Youtube tem centenas de milhares de visitas; no Facebook existe já a página “Parva que Sou”. A música espalhou-se de forma quase viral pela internet.
Será o grupo Deolinda os “Zeca Afonso” do momento? Há quem veja nesta “tentação de comparar” um exagero. Mas a verdade é que há um antes e um depois de “Parva que sou”. A geração que ultimamente tem sido apelidada de geração “nem nem” (nem estuda nem trabalha), de geração “parva” – por vinculação directa a esta canção, recebe nestes últimos dias a designação, ao parecer mais consensual, de “geração à rasca”, porque parece que é disso mesmo que se trata.
O CJovem, que desde o inicio procura acompanhar e reflectir os temas que mais afectam o mundo da juventude, aqui está mais uma vez para favorecer o debate, senão mesmo a provocação. Que os próprios jovens, que muitos vezes se deixam levar pela inércia, reflictam caminhos de futuro. Estamos do lado do “Basta!” à geração da precariedade.
Está marcada uma manifestação da “Geração à rasca” para o próximo dia 12 de Março, na Avenida da Liberdade, em Lisboa. Já se pensa em organizar também um protesto no Porto.
Já disponibilizamos online uma sondagem sobre o tema: Quais os motivos que te levariam a protestar numa manifestação deste género?A que queres dizer "Basta"?
Deixamos também uma reportagem de fundo que a SIC apresentou no Jornal da Noite do último dia 16.
Mais um vídeo: Manif Geração à Rasca na TVI
ResponderEliminarSegundo o que está escrito no Facebook, no Porto vai ser no mesmo dia, a mesma hora, na Praça da Batalha!!
ResponderEliminarDentro deste tema, temos outra musica que surge (muito boa, por sinal):
KLEPHT - A Idade da Estupidez
http://www.youtube.com/watch?v=8kQ9ERQmSvM&feature=related
PORTUGAL SOLUÇÃO
ResponderEliminar1.Ter um governo com dez ministérios e o 1º ministro dar pareceres quinzenais a Bruxelas 2. Dispensar o presidente da república e também não dar cavaco aos partidários da monarquia3. Passar a 100 deputados e círculos uninominais4. Abolir metade das juntas de freguesias, fazer tb uma revisão das câmaras municipais 5. Dispensar os governadores civis e nem pensar em regionalização 6. Fechar o BPP e o BPN 7. Avançar com o TGV, mas não com o 2º aeroporto nem com mais uma ponte no Tejo 8. Prender Mário Soares, José Sócrates, Armando Vara, Dias Loureiro, Valentim Loureiro, Isaltino Morais, entre outros, por danos financeiros e morais à sociedade 9. Privatizar alguns elefantes do estado como a RTP 10. Mudar o Hino
ASSINADO: Manifestação 12 Março