quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cartas para a Missão

O próximo dia 23 de Outubro é o Dia Mundial das Missões. O CJOVEM, sendo um blogue missionário não pode deixar passar esta data em claro.
Logo, sabendo do vosso amor pela missão e pelos(as) missionários(as) espalhados um pouco por todo o mundo, decidimos lançar uma proposta:

Há uns tempos atrás promovemos um concurso que pretendia que escrevessem "uma carta a um Missionário", lembram-se (ver aqui)? Desse concurso saíram várias cartas cheias de conteúdo.

A ideia é, aproveitando este material disponível, convidar-vos a enviar uma carta à vossa escolha para um(a) missionário(a) conhecido(a). Uma forma diferente de mostrar o vosso apoio e carinho à missão e aos trabalhadores que, todos os dias, por ela dão suor e sangue.

Ao longo destes dias publicaremos algumas das cartas e cada um de vós é livre de escolher qual o LINK a enviar por email. Aqui fica a primeira CARTA, escrita originalmente por Maria Fernanda Pinheiro da Costa.

Querido irmão,
Já vai longe o dia em que te vimos partir.

Uma partida com destino certo, mas em que a única certeza, era a felicidade de sabermos que ias ao encontro daqueles que tão carinhosamente te esperavam, e que tão ansiosamente aguardavam a partilha do teu saber. Não era só a tua sabedoria, mas também o teu amor, a tua alegria, a tua fé e a tua coragem, que estavas disposto a dar, sobretudo para falar d'Aquele que te chamou e te enviou para junto deles.

Todos esses corações, todos esses sorrisos, todas essas famílias, todo esse movimento fraterno te tinha preparado uma excelente recepção de boas-vindas, bem como um "Lar" doce e acolhedor que, certamente, pudeste desfrutar até hoje, apesar de rudimentar, pequeno e sem prazo.

Durante todo este tempo, tiveste a oportunidade de lhes dar a conhecer a Palavra e o Amor do Senhor nosso Deus, com os teus gestos, as tuas atitudes, a tua audácia e a tua devoção, enriquecendo e alargando os horizontes dos mais pobres e dos mais humildes, fortalecendo os mais fracos e abandonados, aproximando-os mais uns dos outros e de Jesus Cristo.

Tudo isso se deve à tua disponibilidade! Tu que deixaste a tua família, os teus amigos, a tua terra e que te despojaste de todos os teus bens, trocando tudo isso por dias e noites sem horas, alimentos e refeições sem sabor, água imprópria ou escassa, climas destemperados ou imprevisíveis, tempestades de areia ou de escuridão, estradas desertas ou caminhos sem trilho, horizontes desnivelados ou sem cor...vida sem tempo mas com perdão!

No entanto toda a gratidão que recebeste, todo o brilho dos olhos que encontraste, todo o calor dos abraços que sentiste, toda a solidariedade que presenciaste, toda a amizade que fizeste, todos os ritmos que dançaste, todas as línguas que aprendeste, toda a humanidade que viste crescer, toda a natureza que observaste, todas as árvores que plantaste, todas as sementes que viste nascer - tudo isso te faz ficar, tudo isso te faz renovar... Apesar da saudade que te aperta e do choro que te sufoca...

E vais ficando, viajando, ensinando, partilhando, amando e evangelizando.
E, nós por cá, vamos rezando, crescendo e multiplicando, vivendo e envelhecendo.

Pedimos-Lhe protecção para a tua missão, porque no fundo da nossa alma, o nosso sonho é igual ao teu, sermos missionários um dia, em homenagem ao Pai e a ti, irmão!

LINKRÁPIDO para copiar e enviar: http://goo.gl/3fUuD

Sem comentários:

Enviar um comentário