segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Universitários debatem política sem partidos


Estudantes de três faculdades do Porto querem envolver jovens na política à margem dos partidos. A associação criada pelos jovens já arrancou com a primeira iniciativa que prossegue até 28 de novembro.

Um grupo de alunos de três instituições do Ensino Superior do Porto criaram a Academia de Política Apartidária (APA), uma estrutura que pretende envolver os jovens na política, independentemente da cor partidária. A primeira iniciativa da associação é um ciclo de conferências com políticos da atualidade que iniciou quarta-feira, 10 de outubro, com Marcelo Rebelo de Sousa e Joana Amaral Dias como oradores. O programa vai prolongar-se até dia 28 de novembro, com conferências sobre o estado da política em Portugal, que vão contar com a presença de Rui Rio, Maria de Belém, Jaime Nogueira Pinto, José Pacheco Pereira e Marinho Pinto.

«Queremos envolver os jovens na política sem estarem numa juventude partidária, para que possam ter opiniões distintas e conscientes, jovens sem ambição por um cargo ou pelo poder», explica Rosina Pereira, presidente da APA, em declarações ao Canal Superior. Os objetivos da associação passam por apelar à participação cívica dos jovens, envolvendo-os na busca de soluções para os problemas do país e também em variadas atividades como seminários, tertúlias e apresentação de livros sobre temas atuais. «Os jovens podem ter um papel importante na sociedade, exercendo, por exemplo, funções na área da consultoria pública. Não têm necessariamente de ser políticos», refere a estudante da Faculdade de Economia do Porto.

Formada por cerca de duas dezenas de estudantes dos cursos de Economia, Gestão e Direito das universidades do Porto e da Católica, a associação apartidária ganhou forma este verão. Rosina Pereira explicou que a associação pretende estimular o espírito crítico dos jovens sobre política nacional e internacional, proporcionando-lhes uma verdadeira «escola de política», dando-lhes competências ao nível da comunicação, expressão e argumentação, capacidades consideradas essenciais nos meios académico e laboral.

Juliana Batista

SABER MAIS: apartidaria.org | APA no Facebook

1 comentário:

  1. Tenho um enorme medo das iniciativas que se autodenominam "apartidárias". Basta estudar um pouco o assunto para saber que foi sempre no apartidarismo ou anti-partidarismo que os totalitarismos fascistas proliferaram.

    A história repete-se.

    ResponderEliminar