quarta-feira, 11 de março de 2009

Morrer para nós e viver para Cristo…

Falamos muitas vezes na morte, ou no jejum, ou na abstinência como algo negativo, como algo que só traz sofrimento, porem é pedido na Páscoa que morramos para nós mesmos, que façamos jejum e que façamos abstinência, por isso o que significa tudo isto?

Afinal o que significa morrer para nós mesmos?
Bem São Paulo dizia: “já não sou eu que vivo em mim é Cristo que vive”. Será que é isto a morte? E se é, o que tem de negativo?

Eu acho que este morrer na Páscoa com Jesus, sozinho nada serve, só serve se for para ressuscitar com ele também, ou seja, este morrer que nos é pedido neste tempo de Quaresma é o morrer de tudo aquilo que nos afasta de Deus e das pessoas ao nosso redor. É o preparar para deixar na cruz todos os nossos defeitos e orgulhos, este morrer significa o limpar a nossa alma, a nossa vida para renascermos com Cristo. Porém como podemos fazer isso?
Na quaresma, os 40 dias antes da Páscoa, fala-se muito em fazer Jejum e Abstinência, pois esta sim é a maneira de morrermos, para Cristo poder renascer em nós. Só que o que é realmente fazer Jejum e abstinência?

Comecemos pelo Jejum, o que é realmente este Jejum?

A meu ver não se trata apenas de deixar de comer, penso que é algo mais profundo. Jejuar é contribuir para a nossa unidade como pessoa, ou seja, corpo e alma, é uma maneira de nos ajudar a evitar o pecado e a crescer na fé com Deus. Jejuar serve também tomarmos consciência daquilo que vive ao nosso redor, daquilo que acontece a muitas pessoas em todo o Mundo, por isso este Jejuar serve para nos abrir os olhos perante o que se passa em locais onde não há comida, em locais onde só existe miséria.
Podemos dizer que com o Jejum e com a oração permitimos mais facilmente que Deus venha a termine com esta fome que temos no nosso interior, que é esta nossa sede de ajuda, de amor, de Deus.

E jejuar é só nos alimentos?

Não! Trata-se de jejuar também em gestos e atitudes diárias, é mais importante este tipo de jejum, que propriamente deixar de comer. Este jejum trata-se de tomar iniciativa na vida crista, de deixar Deus viver em nós. Este jejum é um jejum de egoísmo, um jejum de cobardia, de medo, de insegurança, é um jejum de todas as atitudes que não nos levam a lado nenhum, daquelas atitudes que só nos afastam do verdadeiro caminho, da verdadeira felicidade. Por isso este Jejuar que nos é proposto é mais do que simplesmente deixar de comer, é deixar que Jesus entre na nossa vida, para que possamos com ele morrer na cruz e deixar nessa cruz todas estas coisas que nos levam a lado nenhum, que pelo contrário, só nos deixam parados.

Agora em relação à abstinência, hoje em dia, parece que é apenas o simples facto de não comer carne, pois eu digo que é muito mais que isso. A abstinência é fazer um sacrifício, algo que nos custe, não porque nos é imposto, mas sim porque é uma maneira de sermos solidários com Cristo que tanto se sacrificou para nos salvar, trata-se de sentir o quanto fracos somos sem ele, pois ele morre por nós, e nós às vezes nem um pequeno sacrifício conseguimos fazer por ele. Por isso, esta abstinência não se trata de comer carne ou não, é algo mais profundo, é algo que nos liga a Jesus, algo que nos vai fazer viver com Ele os sacrifícios que Ele viveu por nós.

Por isso morrer para nós e viver para Cristo é isto, é jejuar todas estas atitudes que nos fazem mal, que apenas nos conduzem a prazeres momentâneos, é abrir o coração a Deus e ao próximo, é ter a consciência do que se passa realmente no mundo, e acima de tudo é viver esta crucificação de Cristo, para deixar na cruz todas estas coisas que nos afastam do que realmente é importante, que é esta ressurreição que fazemos com Cristo, este novo começar, renovado e com a consciência que Cristo caminha a nosso lado.

Por isso morram para vocês mesmos e deixem-se renascer com Cristo.
by
Caminhante

2 comentários:

  1. Oh caminhante ninguém te liga Pah! Estou a brincar l0ol. Não vou comentar o teu post, apenas te venho agradecer por o teres publicado, pois como acompanhante do blogue, o teu texto está óptimo para reflectir um pouco mais sobre a Quaresma e vivê-la de uma maneira, diferente, mais Cristã, mais missionária. Pensemos nesta Quaresma como um retiro, mas um retiro prolongado, de 40 dias tempo que Jesus passou no Deserto a ser tentado e caminhemos até á pascoa num espírito de oração para que possamos receber Cristo vivo em nós, no seio das nossas famílias e viver não mais uma Páscoa mas sim A Páscoa. (isto mais para os pascoalinos deste ano =) boa Caminhada).

    ResponderEliminar
  2. OLá Paulo... não precisas de agradecer, pois é nestas partilhas que se cresce e se caminha na fé... somos seres em relação, com Deus e uns com os outros, por isso, isto que escrevo, de nada tem valor se não o vivermos em comunidade. E como tu dizes, eu também repito, uma boa Páscoa para estes jovens destemidos e Olimpicos que vão participar na Páscoa JOvem... uma boa caminhada para ti também...

    Caminhante

    ResponderEliminar