quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Navegar é preciso

Identikit de uma vocação (parte 11)
Caros jovens obrigado pelos vários comentários feitos à minha poesia. Fico contente que a busca de sentido na vida seja um tema que suscita interesse a muitos jovens. O que não podemos é perdermo-nos nessa busca. A luta contínua por um mundo melhor deve ser nossa busca verdadeira. Gostei muito dos comentários recebidos. Obrigadinho.
Navegar é preciso
É muito difícil e complicado viver a experiência de fé e ao mesmo tempo manter-se entusiasmado na luta pelo Reino, fora do âmbito paroquial, comunitário, religioso. Digo isto porque experimentei isso de perto quando cheguei ao Rio. Senti-me isolado do meu mundo pequeno e de minha comunidade de origem.
Fui viver com o meu irmão mais velho que já la estava. Vendo que meu irmão não participava da vida da paróquia, eu mesmo procurei o endereço da paróquia e fui ter com eles. O Padre e os agentes de pastorais receberam-me muito bem. Convidaram-me já para participar do grupo jovem. A paróquia chamava-se Nossa Senhora dos Navegantes, que pertencia aos padres Joseleitos de Cristo, uma congregação nascida no Brasil.
Eu vim de lá do interior
Compartilho com vocês esta musica do Padre Zezinho que marcou-me muito quando saí do interior.
Ali dei continuidade ao seguimento a Jesus, na experiência de Deus que fui fazendo através dos trabalhos com os jovens da crisma.A paróquia fica na Maré, uma área composta por inúmeras favelas no Rio. Pude então dar continuidade aos trabalhos pastorais que exercia no nordeste. Foi muito bom ter-me juntado à pessoas e saber que  juntos se podia sonhar um mundo melhor.
Aprender a dar sentido à vida
Uma coisa eu digo, só podemos encontrar o mais autentico do que há em nós, o sentido da nossa vida, a verdadeira libertação da nossa alma, quando aprendemos a dar razão da nossa fé e da nossa existência. Quando descobrimos com a ajuda de Deus e das pessoas de bem a nossa vocação. Aquilo pelo qual não seremos completos e não seremos felizes se não o abraçamos e lutamos por ela.
Deus foi guiando-me pelos mais diferentes caminhos da vida.
João Batista

3 comentários:

  1. Meu grande amigo e irmão João Batista,tive o grande prazer de conhecer voce e poder tambèem ter entrado nesta historia que estas contando.Lembro-me que o encontro entre voce e a Tercia aconteceu quando fáziamos um curso de preparação a catequese. foi ali que sed eu esse grande encontro. Porem, confesso que eu sempre via vc como um grande seminarista a serviço do Evangelho,de uma vocação ñ de família mas do serviço da palavra de DEUS.siga em frente pq o mundo estar precisando do seu apoio de sua vocção sacerdotal para o grande anuncio do Evangelho de Nosso Senhor Jesus CRISTO.
    Espedto, seu velho amigo la da Paraiba-Brasil

    ResponderEliminar
  2. A tua Paróquia era Nossa Senhora dos Navegadores e a minnha é a Paróquia do Senhor Jesus dos Navegantes :D

    ResponderEliminar
  3. A tua Paróquia era Nossa Senhora dos Navegadores e a minnha é a Paróquia do Senhor Jesus dos Navegantes :D

    ResponderEliminar